Eclipse da Lua pode ser visto hoje (10) em todo o Brasil

A chegada da lua cheia, nesta sexta-feira (10), será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Ele poderá ser visto em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte. O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação do brilho da lua que dificilmente é notada.

A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.

Tamboril: Reféns são liberados e Polícia continua à procura de quadrilha que atacou agência da Caixa Econômica Federal


Os dois reféns que tinham sido levados pela quadrilha que atacou a agência da Caixa Econômica Federal, no município de Tamboril, na noite da última quinta-feira (9), já foram liberados sem ferimentos e estão em casa, segundo as polícias Civil e Militar locais. Os policiais continuam à procura do bando, que fugiu após a ação criminosa.

Segundo informações da Delegacia Municipal de Tamboril, da Polícia Civil, o dentista e o dono de uma farmácia local, que foram raptados, acabaram sendo liberados cerca de 40 minutos após a fuga da quadrilha, no distrito de Sossego, ainda dentro do município.

Durante a fuga, os bandidos atearam fogo em dois veículos, um Toyota Corolla e um Fiat Palio, e utilizaram os carros como barreira para o trabalho da Polícia, bloqueando o tráfego na CE-266, o que impediu que os policiais se aproximassem da quadrilha.

Santa Quitéria: Ministério Público entra com ação contra ex-prefeito Fabiano

O ex-prefeito do município de Santa Quitéria, Fabiano Magalhães de Mesquita, está sendo alvo de uma ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), protocolada no último dia 2 de fevereiro. Segundo o MPCE, Fabiano teria praticado atos de improbidade administrativa ao contratar, sem o devido processo legal, centenas de pessoas durante sua gestão.

Conforme o Ministério Público, foram registradas diversas irregularidades durante a gestão de Fabiano em Santa Quitéria. São elas: elevado número de contratos temporários; a continuidade das contratações que seriam temporárias, mas passaram a ser permanentes, uma vez que começaram em 2014, continuaram por 2015 e alcançaram até o ano de 2016; e o fato dos cargos e funções ocupados pelos contratados temporariamente, como vigia, advogado, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo e motorista, por exemplo, dentre outros, não condizem com a autorização constitucional.

Com 128 mm, Porteiras registra maior volume de chuva do Ceará em 2017

No 10º dia da quadra chuvosa do Ceará choveu em mais de 60 municípios com volumes intensos em pelo menos 5 cidades, todas elas do Cariri, região que historicamente é atingida pela seca.

A chuva mais intensa das últimas 24 horas aconteceu na cidade de Porteiras, distante de 530 quilômetros de Fortaleza. Lá, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume foi de 128 milímetros. Foi o maior registro na cidade desde o começo do ano, assim como a chuva mais intensa de 2017.

Outros municípios que houve precipitações intensas foram Brejo Santo (82,2mm) Missão Velha (75mm), Porteiras (69,6mm) e Jati (69,2mm)

Secretaria da Educação de Cariré considera bem proveitosas as Oficinas Pedagógicas realizadas na V Semana Pedagógica 2017

Fazendo um balanço geral, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Cariré considerou como ponto positivo e de grande proveito, as Oficinas Pedagógicas que foram realizadas no terceiro dia da V Semana Pedagógica 2017. A programação cumpriu o seguinte roteiro:

- OFICINA PARA GESTORES ESCOLARES:
Público Alvo: Diretores e Coordenadores Pedagógicos.
Facilitadores: Rean Estrela, Carmiranda Almeida Miranda, Francisco Douglas de Souza Farias e Eloíza Ferreira de Aguiar.

@@@@@@@@@@@@@@

- OFICINA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Público Alvo: Professores da Educação Infantil.
Formadora: Águida Maria Silveira Sousa.

@@@@@@@@@@@@@@  
  
ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAS: 
- OFICINA PARA DOCENTES DO 1º E 2º ANOS:

Público Alvo: Professores do 1º e 2º Anos (ALFABETIZAÇÃO).
Formadores: Sandra Alcântara Aguiar (1° Ano) e José Maria Rocha (2° Ano).

@@@@@@@@@@@@@@

- OFICINA PARA DOCENTES DO 3º, 4º, 5º ANOS:
Público Alvo: Professores do 3º, 4º, 5º Anos.
FormadorA: Tébia Larisse Ferreira.

@@@@@@@@@@@@@@

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: 
- OFICINA PARA DOCENTES DO 6º AO 9º ANO – PORTUGUÊS.
Público Alvo: Professores do 6º ao 9º Anos.
Formador: Name Mesquita Chaves.

- OFICINA PARA DOCENTES DO 6º AO 9º ANO MATEMÁTICA:
Público Alvo: Professores do 6º ao 9º Ano.
Formador: Name Mesquita Chaves.

@@@@@@@@@@@@@@

- OFICINA PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS HUMANAS E HORA ATIVIDADE:
Público Alvo: Professores do 6º ao 9º Ano e hora atividade.
Formadora: Tamires Magalhães.


Vereador Eduardo Durval de Brito solicita calçamento para ruas da localidade de Muquém de São Pedro, município de Cariré-CE

O vereador Eduardo Durval de Brito, legítimo representante do distrito de Alto dos Honório e localidades circunvizinhas,  deu entrada em seu primeiro requerimento de 2017, solicitando pavimentação em pedra tosca (calçamento) nas ruas da localidade de Muquém de São Pedro, por ocasião da primeira sessão ordinária do primeiro período legislativo da Câmara Municipal de Cariré, realizada no último sábado, dia 4 de fevereiro. Para defender sua proposição, o vereador Eduardo de Brito também fez uso da tribuna do Plenário Zélia Martins Ramos de Barros. Referido requerimento foi aprovado por unanimidade.


JUSTIFICATIVA
Em seu Requerimento Nº 01/2017, o vereador Eduardo Durval de Brito assim justifica:"A pavimentação em pedra tosca das ruas citadas beneficiará inúmeras pessoas que ali residem, como também facilitará o acesso à quadra esportiva. Assim solicito esse direito social aos moradores daquela localidade, trazendo assim, melhor qualidade de vida aos mesmos, além de valorizar os imóveis".