Groaíras: Prefeitura Municipal realizará o "Arraiá São João de Mel", nos dias 27 e 28 de julho, às 18h, na Praça Padre Mororó

DIVULGAÇÃO: www.facebook.com/pmgroairas

A Secretaria de Cultura da  Prefeitura Municipal de Groaíras, comprometida com a manutenção das tradições de seu povo, e contando com apoio do SESC, realizará nos dias 27 e 28 de julho, a partir das 18:00h, o maior São João da "Cidade dos Três Rios", o 1º Arraiá São João de Mel, resultado de um convênio assinado pelo prefeito Ueliton Vasconcelos junto ao Governo do Estado do Ceará, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). 

Serão dois dias de muita animação, com atrações imperdíveis, como mostra das melhores quadrilhas da região, cidade cenográfica, comidas típicas, forró pé de serra e show musical com talentos locais. A gestão Ueliton Vasconcelos vem, por meio dessa conquista, promover a geração de emprego e renda diretos e indiretos através da cultura (economia criativa), valorizar os artistas, profissionais e técnicos da nossa terra e firmar seu compromisso e empenho de trabalhar para trazer cada vez mais melhorias para a nossa cidade. 

Gêmeas siamesas unidas pelo crânio serão separadas em uma cirurgia potencialmente perigosa

Gêmeas siamesas unidas pelo crânio vão passar por uma difícil e potencialmente perigosa operação para separá-las - informaram os cirurgiões nesta quarta-feira (26/7), que pediram ajuda da comunidade médica internacional. Os médicos tentam determinar se as meninas, de um ano de idade, nascidas no noroeste de Bangladesh, compartilham um único cérebro. Esse elemento pode complicar muito a cirurgia.

"Seria uma cirurgia muito delicada e sensível", indicou o chefe de cirurgia pediátrica Ruhul Amin, do Bangabandhu Sheikh Mujib Medical University, da capital, Daca. "Estamos avaliando sua condição e tentando entrar em contato com especialistas em todo mundo para obter opiniões e ajuda", declarou.

Os pais das meninas, ambos professores, mudaram-se para Daca após o nascimento de Rabia e Rukia, na tentativa de obter ajuda médica. Amin informou que as meninas estão saudáveis, mas disse que precisa de mais tempo para estudar o caso, de modo a reduzir os riscos da cirurgia a um mínimo.

Cartório de RR passa a emitir registro de nascimento a animais de estimação com sobrenome do dono

Donos de animais domésticos agora podem obter o registro de guarda, uma espécie de certidão de nascimento, dos bichos que muitas vezes são tratados como integrantes da família. O documento passou a ser oferecido nesta sexta-feira (21) no Cartório do 1º Ofício, em Boa Vista, e pode até ter o sobrenome dos guardiões para provar o 'parentesco'.


Com 6 anos, Gaspar, um cão sem raça definida, foi o primeito pet da capital a ter o 'Identpet', como também é chamado o registro de guarda.

O documento foi emitido no nome da Yawara, uma associação de proteção animal, mas levou o sobrenome da estudante Letícia Lapóla, que a partir de agora assume a guarda dele.

Letícia é uma das voluntárias da Yawara e se apegou a Gaspar em uma das ocasiões em que visitou o abrigo, por isso resolveu adotá-lo. Para a estudante, que também é dona de outros três cães, o registro dá segurança ao dono e se torna algo que 'ninguém pode tomar'.

"É uma maneira de provar que o animal é nosso, até porque eu considero os animais como membros da família. Me sinto mãe deles. No meu coração o Gaspar já era registrado. Hoje foi só a oficialização", disse.

Juiz suspende aumento dos impostos sobre combustíveis: saiba tudo sobre a fundamentação dessa decisão

Após a alta do PIS e da Cofins nos combustíveis anunciada na última quinta-feira (20/07), pelo Governo Federal, calorosos debates inflamaram os noticiários televisivos, sem mencionar a indignação dos populares.

Todavia, o ato que culminou para o enriquecimento ou até, mesmo, o ganho de potência dos Cofres Públicos, teve seu derradeiro suspiro em decorrência de uma atitude jurisdicional.

Nesta terça-feira (25/07), o juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do Distrito Federal suspendeu o aumento dos impostos sobre combustíveis, anunciado na semana passada pelo Governo Federal.

Insta observar que essa suspensão vale para todo o território nacional.

Para elucidar a questão da melhor forma possível, reproduziremos alguns trechos da decisão do magistrado, a saber:

“De início, resta clara a lesividade do ato, consubstanciada na premissa básica de que o Estado não pode legislar abusivamente, ainda mais quando se está diante da supressão de garantias fundamentais”

Contran aprova carteira de habilitação digital no smartphone

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada nesta terça-feira (25) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o Ministério das Cidades, ela será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa e estará disponível a partir de fevereiro próximo.

Os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone.

O ministério afirma que há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. A autenticidade da CNH digital poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura de um QRCode.

Com esse dispositivo, os agentes de trânsito também poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que ainda está em fase de testes. O app fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.
"Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, diz o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

CONVITE II: Dia 27 de julho (quinta-feira), das 7:00h às 17:00h, será realizada a Conferência Municipal da Saúde 2017 de Cariré

DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré-CE

CONVITE I: Hoje, quarta-feira (26/07), às 18h, será realizada a cerimônia de abertura do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

DIVULGAÇÃO: Secretaria da Educação de Cariré-CE