Com Rio Acaraú totalmente seco, produtores rurais de Cariré temem perder toda a safra de bananas; agora só resta uma única solução: a escavação de poços no leito do rio, com ajuda dos governos do estado e federal

Passando pela região de Tapuio, Flores e Coco, observamos que o leito do Rio Acaraú está totalmente seco, com pouca corrente d'água, fenômeno esse que há mais de 50 anos não se via por essa região. A realidade é preocupante... Muitos produtores de banana temem perder tudo o que já foi plantado. Só mesmo com ajuda do governo federal e estadual é que poderão sair dessa crise, caso sejam escavados poços no leito do Rio Acaraú. Por enquanto, essa é a única solução, segundo a opinião dos mesmos.

Açude Araras com apenas 8.85% de volume d'água armazenado...
Enquanto isso, também é preocupante o atual volume d'água armazenado pelo Açude Araras: apenas 8.85%, até o dia de ontem (02/07), conforme colhemos no Site http://www.hidro.ce.gov.br/.
Estivemos em contato com o Sr.Jairo Lopes, o maior produtor de bananas da região do Vale do Acaraú, no município de Cariré, o qual tem extensos plantios na fazenda Retiro e adjacências. Ele nos informou que "após o DNOCS ter autorizado o fechamento das comportas do Açude Araras, a situação para nós, produtores rurais, está das mais piores que se possa imaginar. Mas, tenho fé no prefeito Antônio Martins, que prometeu me ajudar na medida do possível, na escavação de poços no leito do Rio Acaraú, para que eu tenha condições de salvar as minhas plantações de banana. Tenho fé na Divina Providência que uma solução será encontrada". 

Preservando o folclore e a cultura regional, a EEEP Guiomar Belchior Aguiar de Cariré promove "II Arraiá da Guiomá", com apresentação de quadrilhas e a escolha da "Rainha do Milho" de 2015

A Escola Estadual de Educação Profissional Guiomar Belchior Aguiar de Cariré, comprometida com o fortalecimento da cultura regional, realizou na noite do dia 30 de junho o seu "II Arraiá da Guiomá". A festa junina, organizada pelo grêmio estudantil e por professores e funcionários da escola, contou com apresentações de quadrilhas juninas, escolha da "Rainha do Milho", brincadeiras de quermesse, barraca de comidas típicas, além de quadrilha improvisada e forró ao vivo. 

O evento foi aberto para a comunidade e o público compareceu em grande número, lotando as dependências do ginásio poliesportivo onde o mesmo estava ocorrendo. A noite cultural foi aberta com a apresentação da quadrilha junina "Céu do Meu Sertão", da localidade de Anil-Cariré; a quadrilha apresentou como tema a lenda da mandioca. Foi escolhida como "Rainha do Milho", a aluna Tamires Silva, do 2° ano de Administração, que conquistou os jurados com sua beleza, desenvoltura e simpatia. 

Pra encerrar a noite, a quadrilha da escola profissional de Cariré, "Unidos da EP", surpreendeu o público presente com uma bela apresentação, tendo como tema a seca de 1915, inspirada na obra "O Quinze" da escritora Rachel de Queiroz. O evento contou também com a presença de moradores do distrito de Jaibaras, que se deslocaram em carros fretados para acompanhar esta noite de riqueza cultural.


AUTOR DO ARTIGO:
Tiago Arruda - professor da EEEP Guiomar Belchior Aguiar de Cariré-CE.






FOTO/ARQUIVO