Crime bárbaro de homicídio abala Cariré. Mulher jovem foi assassinada com profunda facada, por seu companheiro

FOTO: REPRODUÇÃO
Maria Lenira Feitosa Tabosa, era auxiliar dentária e tinha 24 anos de idade

A população de Cariré foi abalada por um crime bárbaro de homicídio, ocorrido na última quinta-feira, dia 10, por volta das 20h30min, quando o pedreiro Raimundo Nonato Mendes do Nascimento, 40 anos, desferiu profunda facada, a altura da mama esquerda, em sua companheira, a auxiliar de dentista, Maria Lenira Feitosa Tabosa, 24 anos, tendo sido a mesma socorrida por populares e encaminhada ao Centro de Saúde da Família de Cariré e, imediatamente, foi transferida para a Emergência Adulta da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde veio a óbito, na última sexta-feira (11), por volta das 14 horas.

Maria Lenira Feitosa Tabosa era filha de Francisco de Nazaré Tabosa e de Maria Marlene Feitosa de Paiva, nascida no dia 23 de outubro de 1986. Raimundo Nonato Mendes do Nascimento é filho de Francisco Osmar do Nascimento e de Maria do Socorro Mendes, nascido em 17 de julho de 1970. Conforme informações de familiares de Maria Lenira, a mesma mantinha relacionamento amoroso com Raimundo Nonato, há quatro anos e que sempre que ela era agredida, Raimundo Nonato ameaçava matar os pais de Maria Lenira, caso a mesma falasse sobre as agressões praticadas por ele. Segundo informações de pessoas vizinhas ao casal, Raimundo Nonato e Maria Lenira viviam discutindo e até se agredindo mutuamente, motivado por ciúmes.

Segundo informações prestadas pelo comandante do destacamento policial de Cariré, sargento PM Epitácio, "havíamos recebido ligação telefônica de um vizinho, às 20 horas, avisando que Maria Lenira se encontrava em sua casa, gritando por socorro. A viatura policial imediatamente se deslocou até a casa de Maria Lenira, mas, a mesma já havia sido socorrida e levada pela ambulância do Centro de Saúde da Família. O destacamento policial então se deslocou até o Centro de Saúde, onde se encontrava Maria Lenira, em estado agonizante. Quando a vítima já ia sendo transferida para a Emergência Adulta da Santa Casa de Sobral, Raimundo Nonato Mendes tinha o firme propósito de acompanhá-la até Sobral. Mas, no momento, foi contido pelo destacamento policial militar local, e, após confessar o crime, Raimundo Nonato foi preso em flagrante pelo sargento PM Tupinambá, cabo PM Jairo e soldado PM Menezes. O homicida Raimundo Nonato Mendes encontra-se preso e à disposição da Justiça".

O corpo de Maria Lenira Tabosa foi sepultado ontem (12), no cemitério público da localidade de Almas, Município de Cariré, onde residem seus pais. A nossa reportagem esteve conversando com familiares de Maria Lenira Tabosa, quando todos ainda estavam bastante abalados pela tragédia, e a todo momento, clamavam por Justiça.

Realizada ontem (12), a cerimônia de formatura da 4ª turma do Projeto Jovem Bombeiro Voluntário-JBV de Cariré

FOTOS E MONTAGEM SLIDESHOW: VICENTE JOSÉ RODRIGUES

Foi realizada ontem (12), na quadra coberta de Cariré, a cerimônia de formatura da 4ª turma de Jovem Bombeiro Voluntário-JBV, que contou com a participação de alunos da sede do Município e das localidades de Alto Feliz e Anil. A turma é composta por 53 alunos e todos receberam certificados e medalhas. O objetivo do Projeto JBV é capacitar os jovens na faixa etária de 12 a 16 anos, para lidar com situações de primeiros socorros e de combate a incêndios. Através dessa capacitação, eles podem evitar e enfrentar de maneira mais segura, situações tão frequentes, como acidentes domésticos e outras mais graves, como salvamentos. Jovem Bombeiro Voluntário-JBV é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cariré e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Secretaria da Educação, com apoio do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Estiveram compondo a mesa, as seguintes autoridades: Francisco Nery Neto, presidente da Câmara Municipal de Cariré, que na ocasião, esteve representando o prefeito Antônio Martins; Virgina Souza Aguiar, primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social; vereador Doriedes Honório de Sousa, representando a Câmara Municipal local; capitão Antônio Pereira e sargento Ernandes, representando o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros; Edite Lourenço, secretária municipal da Educação; cabo Pontes, instrutor do JBV; Socorro Freire, coordenadora do Projeto e Raimundo Nonato Evangelista Morais, coordenador adjunto. Presentes ainda à cerimônia, secretários municipais, vereadores, "prefeitinhos", pais e mães de alunos JBV.

Por ocasião do evento, diversos oradores fizeram uso da palavra: Maria Vitalina Alves de Sousa, que fez discurso bastante emocionado, em nome da turma JBV; capitão Antônio Pereira, representando o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, enaltecendo e agradecendo o apoio total da Prefeitura Municipal de Cariré, pela realização do Projeto Jovem Bombeiro Voluntário; Virgina Souza Aguiar, primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, que falou sobre as dificuldades que o Município vem enfrentando, no que se refere à dívidas previdenciárias, contraídas por administrações anteriores, mas, que era justo e merecido, realizar aquela cerimônia, para homenagear aos jovens bombeiros de nossa terra, que tanto se esforçaram e lutaram para chegar até o final do curso; Francisco Nery Neto, presidente da Câmara Municipal de Cariré, também enalteceu a importância do Projeto JBV, para a vida e o futuro daqueles jovens.

Durante o evento, padrinhos e madrinhas estiveram ao lado de seus afilhados, entregando os certificados. O presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, entregou uma placa e um prêmio, ao aluno Denilson Vandson Ferreira da Silva, destaque do Projeto JBV, que ficou em primeiro lugar. Capitão Antônio Pereira entregou uma placa à aluna Maria Vitalina Alves de Sousa, que obteve o segundo lugar, na quarta turma do Projeto JBV.

O prefeiro municipal Antônio Martins -- representado pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Nery Neto -- foi agraciado com uma placa, como forma de agradecimento pelo empenho e dedicação do mesmo ao Projeto Jovem Bombeiro Voluntário-JBV. A primeira dama Virgina Souza Aguiar, também foi agraciada com uma placa, a qual homenageava a sua iniciativa e perseverança no desenvolvimento de ações, frente à Secretaria do Trabalho e Deselvolvimento Social. A secretária da Educação, Edite Lourenço, também recebeu uma placa, além do cabo Pontes, do Corpo de Bombeiros Militar, que homenageava o seu compromisso, disciplina e responsabilidade para com o Projeto JBV.