Diretores de escolas da rede municipal e estadual de ensino de Cariré participaram do Encontro da Busca Ativa Escolar

Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré realizou nesta sexta-feira (27/04), no horário de 13:30h às 17h, na sede da própria Secretaria, o Encontro Municipal de Busca Ativa Escolar - Fora da Escola Não Pode!. O público alvo foram os diretores das escolas da rede municipal e estadual de ensino. Objetivos da realização do encontro:  Apresentar o projeto e os desafios nacionais e do município no processo de busca ativa. Identificar, engajar e mobilizar parceiros para implementação do projeto. Apresentar e discutir as características, dinâmicas e responsabilidades do trabalho do Supervisor Institucional, Técnico Verificador e Agente de Campo. Estimular o uso qualificado do sistema e da abordagem do programa. 

📸Francisco Douglas Farias, assessor-técnico da Secretaria Municipal de Educação de Cariré esteve à frente coordenação do Encontro Municipal de Busca Ativa Escolar.

A pauta do encontro cumpriu o seguinte roteiro:
13:30 - Acolhida; 
13:40 - Exibição do video Participe da Busca Ativa Escolar - UNICEF Brasil – YouTube; 
14h - Apresentação do Busca Ativa Escolar Fora da Escola Não Pode; 
15h - Socialização da Lista de Alunos do BPC fora da Escola; 
15:30 - Formulário de Pesquisa do Busca Ativa Escolar; 
15:40 - Plano de Ação do Selo Unicef 2017-2019; 
16h - Exibição do vídeo Estudo de caso São Bernardo do Campo (SP) UNICEF Brasil; 
16:30 - Dúvidas e Encaminhamentos; 
17h – Encerramento. 

FOTO: REPRODUÇÃO

QUE É A BUSCA ATIVA ESCOLAR?
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.


📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸
VEJA ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

SEBRAE/Escritório Regional Norte e a Sala do Empreendedor promoveram a Oficina:SEI Empreender na cidade de Cariré-CE

 

📷Da esquerda à direita: Fátima Fonseca, instrutora do Sebrae; Fernando Araújo, articulador da Sala do Empreendedor de Cariré; Joyce Sena, professora de Administração; Isa Brito, representante da Secretaria de Agricultura de Cariré.

SEBRAE/Escritório Regional Norte em parceria com a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Cariré promoveram nesta sexta-feira (26/04), de 18h às 22h, na Sala do Empreendedor localizada no Mercado Público, a Oficina: SEI Empreender com objetivos de desenvolver competências voltadas para a gestão do negócio, aprender a administrar dificuldades, a valorizar o planejamento, controle de ações empreendedoras, entender o perfil do empreendedor de sucesso e saber a diferença entre assumir as rédeas do negócio e/ou ser controlado por ele. O público alvo da Oficina foram os Microempreendedores Individuais (MEI).