SAMU abrirá Processo Seletivo para a contratação de técnico de enfermagem e motorista socorrista na cidade de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO

Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental é encerrado com êxito total na cidade de Cariré-CE

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas) ligada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema-CE), promoveram de 03 a 05 de dezembro, o Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental. O objetivo da realização do curso é capacitar agentes multiplicadores quanto à proteção ambiental, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental nas suas áreas de atuação e influência. 

O local da realização do curso foi no auditório da Escola Francisco Hermínio, nesta cidade, sendo ministrado pelos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas) da Sema-CE, Professores Genário Azevedo e Luzilene Saboia (na foto).

O mencionado curso ficou encerrado no dia de ontem, quinta-feira (05), com realização da aula de campo, pela manhã, quando a equipe de multiplicadores se deslocou até  a Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) de Cariré, localizada à margem direita da Rodovia Antônio Clemente Araújo (CE-253) e às obras de construção da Central Municipal de Reciclagem (CMR) - Tipo 3 de Cariré, localizada à Rua Izaías Machado Portela, além de uma visita à Barragem Taquara, no distrito de Arariús, município de Cariré.

Vale salientar que durante os três de realização do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental foram abordados os seguintes assuntos: O Papel do Multiplicador, Educação Ambiental, Programa de Educação Ambiental, Noções de Legislação - Código Florestal e Unidade de Conservação, Noções de Licenciamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia e Sistemas Florestais - SAF's, Mudanças Climáticas.


Logo após a aula da campo, a equipe se deslocou até a Escola Francisco Hermínio, onde foi apresentado o Plano de Ação aos grupos de trabalhos, que em seguida fizeram apresentação de suas propostas à plenária, abordando temáticas, incluindo lixo e água, a partir da realidade local, apontando para a comunidade, soluções e sensibilização em relação a responsabilidade de cada um em prol de uma cidade e município com níveis de sustentabilidade maior e melhor qualidade de vida. 

Vale destacar a atuação sempre constante da equipe de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Cariré, à frente o secretário Adauto Araújo, e o subsecretário Kelson Ferreira, que prestaram apoio logístico necessário para a realização do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental. Portanto, a realização do mencionado curso  mostra bem a proatividade do Governo Municipal de Cariré em fazer a Educação Ambiental acontecer para a melhoria da qualidade de vida dos carireenses.

📷 PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI

Teve início a Festa de Santa Luzia do bairro "Cariré Velho", que será realizada até 14 de dezembro, na Capela de Santa Luzia

Nesta quinta-feira (05), à noite, teve início a programação da Festa de Santa Luzia, padroeira da Capela de Santa Luzia, localizada no Bairro Cariré Velho, com hasteamento da bandeira e abertura da festa religiosa, que será realizada no período de 05 a 14 de dezembro. À frente da celebração dos noitários estará o Padre Nery Aguiar, com a colaboração de sua equipe de Ministros Extraordinários da Eucaristia, de Catequese, de Pastorais e Setores Missionários, dentre outros voluntários.

Programação de 06 até 14 de dezembro:
06/12 (sexta feira)
19:00H – Primeira Novena e Celebração da Palavra. Noitários: Setor Missionário Posto Leão/ Religiosas/Catequese/Pastoral do Dízimo / Colégio Quirino Rodrigues. Responsáveis: Isabel Azevedo, Ir. Liduína, Elizângela, Célia Brito e Mimosa. Ministro da Eucaristia: Mazé e Paulo. Resp. pela celebração: Irmã Aparecida e José Edivaldo.

07/12 (sábado)
19:00H –Segunda novenae Celebração da Palavra. 
Noitários: Setor Missionário Fórum/Terço das Mulheres da Capela do Muquém de São Pedro/ Grupo de Intercessão/ Pastoral da Criança/ Pastoral do Batismo. Responsáveis: Vacerly, Rogério, Aparecida Ponte, Alice,Selma,  Eliane,Auxiliadora Rosa. Ministro da Eucaristia: Rogério e Aparecida Ponte. Resp. pela Celebração: Dona Auxiliadora e Dalapa.

08/12 (domingo)
19:00H –Terceira novena e Celebração da Palavra. Noitários: Setor Missionário Açude Novo/ Mil Ave Marias/ Sociedade São Vicente de Paulo 
(Vicentinos)/ Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré. Responsáveis: Janes Teles, Benício, Cláudia Frota, Raimundinho e  Miúda. Ministros da Eucaristia: Cidinha e Janes Teles. Resp. pela celebração: Geferson e Dona Ângela. 

09/12 (segunda feira)
19:00H – Quarta novena e Celebração da Palavra. 
Noitários: Setores Missionários Paraíso e Fátima/ Terço dos Homens/  Apostolado da Oração/ Pastoral do Cemitério/ Creche Vilene Correia Portela/ EP – Guiomar Belchior Aguiar. 
Responsáveis: Rita Soares, Inácia Costa, Francisco Carlos, Ângela,  Socorro Morais, Irã e Zoraida. 
Ministro da Eucaristia: Ângela e Inácia Costa. 
Resp. pela celebração:  Edvan e Francisco Carlos.

10/12 (terça-feira)
19:00H – Quinta novena e Celebração da Palavra.
Noitários: Setor Missionário Campo de Aviação/ Terço das Mulheres/ Grupo de Idosos/ Mãe Rainha/ Escola Maria José Rodrigues Ponte. Responsáveis: Irani, Tânia, Alice, Valneide, Janes Teles, Ana de Fátima, Socorro Moraes e Valéria. 
Ministro da Eucaristia: Ana de Fátima e Irani. 
Resp. pela celebração: Aurélio e Dona Epifânia. 

11/12 (quarta feira)
19:00H – Sexta novena e Missa. 
Noitários: Setores Missionários Igrejinha e Japão/Capela de Santana/ MESC/ Infância e Adolescência Missionária / Escola Cefisa Aguiar. Responsáveis: D. Meliane, Elizângela, Eli, Célia, Marfisa, Geni, e Aurélio. Ministros da Eucaristia: 
Elizabete Chaves e Rita Soares. Celebrante: Pe. Nery de Abreu.

12/12 (quinta feira)
19:00H – Sétima novena e missa. Noitários: Setor 
Missionário Centro/ Mãos Ensanguentadas de Jesus Ministros da Palavra/ Coroinhas/ CEJA – Maria Augusta Pereira. Responsáveis: Socorro Moraes, Maria Cilene, Toinha Parente, Francisca Lopes, Geni, Miúda, Diogo, Solange e Idelária. 
Ministro da Eucaristia: D. Epifânia e D. Lucimar. Celebrante: Pe. Nery de Abreu. 

13/12 (sexta feira)
19:00H – Oitava novena e missa. Noitários: Todas as Luzias, Setores Missionários Pedrinhas e Caixa D'água/ Ministério de Música Emanuel/ Mães que oram pelos Filhos/ Ofício de Nossa Senhora/ Escola Marieta C'als/ APAE – Lidiana Pinho Teles. Responsáveis: Maurícia, Aurélio, Milena, Espírito Santo, D. Meliane, Silvio César, Livramento, Flávio. Ministros da Eucaristia: Aurélio e Socorro Morais. Celebrante: Pe. Nery de Abreu.

14/12 (sábado)
19:00H – Nona novena e missa.
Noitários: Setor Missionário do Cariré Velho/ Capela de Alto Feliz/ Ministério de Música Davi e Devotos de Santa Luzia. Responsáveis: Solange, Auxiliadora Chaves e Miúda, Gilvan, Elis Regina. Ministro da Eucaristia: Auxiliadora Rosa,Francisco Carlos e Dalapa. Celebrante: Pe. Nery de Abreu.

14/12 (sábado)
Bingo / Batizados / Leilão