Realizado ontem (29), 1º Seminário Municipal “Ser Adolescente no Semiárido”, na cidade de Cariré-CE

Foi realizado no dia de ontem (29), no auditório da Fábrica de Cultura, desta cidade, às 13h, o 1º Seminário Municipal “Ser Adolescente no Semiárido”, promovido pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Articulação Pró Selo UNICEF e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com apoio do Governo Municipal de Cariré-CE, da Secretaria da Educação, CMDCA e Conselho Tutelar. O evento contou com as presenças de várias crianças e adolescentes ligados ao NUCA, representantes da Comissão  Intersetorial Pro-Selo UNICEF, do CMDCA, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, alunos de escolas municipais e da Escola Estadual Profissional Guiomar Belchior Aguiar, do Centro de Educação Infantil (CEI), da APAE de Cariré, das secretarias municipais, dos CRAS da Sede e Rural. 

O 1º Seminário Municipal “Ser Adolescente no Semiárido” teve como objetivos: Refletir e criar propostas pela defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Debater e aprofundar o papel das instituições públicas no que diz respeito a por em prática os direitos da criança e do adolescente. Debater com gestores públicos a efetivação de um direito fundamental na proteção integral de crianças e adolescentes, a convivência familiar e comunitária. Fortalecer a luta política em torno dos direitos e garantias da criança e do adolescente.

A abertura da programação do evento foi realizada pelo coordenador do NUCA de Cariré, Flávio Braga Martins (na foto acima), que então passou a palavra para a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar (na foto embaixo), que em nome do prefeito Antônio Martins apresentou as boas-vindas a todos os participantes do seminário e desejando que o realizassem com boas propostas e soluções em prol das nossas crianças e adolescentes do semiárido.

O referido seminário teve como palestrante central a assistente social do CRAS da Sede, Edvanir Gonçalves Silva, que abordou o tema "Ser Adolescente no Semiárido", com a participação interativa da plenária, que fez várias perguntas sobre a temática.

Logo em seguida a articuladora local do Selo UNICEF 2013-2016, Mirna Moraes de Aguiar, falou sobre as 8 temáticas propostas pelas Políticas Públicas Municipais em benefício das crianças, adolescentes e gestantes do nosso semiárido, falando sobre os avanços e desafios já alcançados nos 7 anos de administração do prefeito Antônio Martins/Elmo Aguiar.

Ao final da palestra, houve apresentação de slide show sobre as realizações do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes  (NUCA), durante o período em que o mesmo vem atuando no município de Cariré, incluindo ações educativas, oficinas e campanhas em geral.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO SEMINÁRIO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Praça pública do distrito de Jucá passa por restauração na administração do prefeito Antônio Martins

A praça pública do aprazível distrito de Jucá vem de passar por completa restauração e já apresenta um melhor embelezamento urbanístico, que vem "enchendo" os olhos dos moradores e visitantes, com um verde e colorido natural das plantas e flores. É mais uma realização da administração Antônio Martins / Elmo Aguiar.

Em sua página do Facebook, assim se expressou o "prefeitinho" do distrito de Jucá, Chaguinha Castro: "Novamente podemos encher os olhos com a nossa praça, graças ao esforço da nossa primeira dama Virgina Aguiar, com apoio total do senhor prefeito Antonio Martins, pedimos a colaboração de todos moradores de nossa comunidade, para que possamos usufruir por longos tempos, pois a praça é de todos e precisa ser conservada. Eu Chaguinha Castro agradeço a Administração, municipal em nome de toda nossa comunidade Jucaense".

Secretaria da Educação de Cariré promoveu reunião antecipada de fevereiro, com diretores e coordenadores das escolas da rede pública municipal de ensino

A Secretaria da Educação de Cariré promoveu a reunião mensal com diretores e coordenadores de escolas da rede municipal de ensino, a qual foi antecipada de fevereiro 2016, para o dia de ontem, 29 de janeiro, por motivo de força maior. Na referida reunião, além de serem debatidos vários assuntos, também foram festejados os aniversários antecipados do mês de fevereiro, destacando-se o natalício da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, que aniversaria no dia 27 de fevereiro.

Conforme a pauta da reunião que nos foi repassada por escrito, pela dinâmica secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, foram debatidos os seguintes assuntos:
1) Reforçar a inclusão, nosso grande desafio, a meta é incluir 100% de nossos alunos com necessidades especiais.
2) Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), como estão as compras.
3) Pontos abordados pelos técnicos na primeira visita (falhas e acertos).
4) Esclarecimentos:
4.1 - Como é composta a compra da merenda escolar
4.2 - Recursos do FUNDEB
4.3 - Piso salarial dos professores
4.4 - Diagnóstico.
5) Como a escola está combatendo a infrequência.
6) Presença da gestora do Programa Bolsa Família Das Dores Freitas, da responsável pelo Bolsa Família na Educação, Antônia Aguiar (Bibi), sobre a importância da atualização dos dados cadastrais.
7) Implantação do Projeto Páscoa Feliz, premiação dia 23/03/2016.
8) Esclarecimentos sobre Transporte Escolar.
9) Fala dos técnicos Pereira, Mirna Aguiar, Carmiranda, Águida Silveira, Eloísa e Douglas Farias. 

VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO, CLICANDO NO LINK ABAIXO: