Poesia em homenagem à Mouranizia Santos Mourão, a "Mourinha"

MOURANIZIA SANTOS MOURÃO
"MOURINHA"

MULHER DE TIMBRE HEROÍNA
POR SUA SIMPLICIDADE
NOS DEIXOU MUITA SAUDADE
PRÁ TODOS, UMA JÓIA RARA
MOURANIZIA TRAZIA NA CARA
UM SORRISO SEM RANCOR
TRATAVA A TODOS COM AMOR
SEM NENHUMA DISTINÇÃO
SUA BANDEIRA ERA O PERDÃO
COMO UM GRANDE CONCILIADOR

SUAS AÇÕES MOSTRAVAM FORÇAS
EM VENCER O QUASE PERDIDO
ENCONTRAVA SEMPRE UM SENTIDO
RESOLVIA QUALQUER PROBLEMA
TRABALHAR ERA SEU LEMA
MULHER DE RARA BELEZA
COM CARISMA DE REALEZA
DE VOZ SUAVE E MACIA
ELA, A TODOS,O BEM QUERIA
VIVER FELIZ SEM TRISTEZA

TANTOS COMPADRES E COMADRES
AFILHADOS,UM MONTÃO
FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO
FESTAS DE TODO APARATO
MOURANIZIA ERA UM BARATO
AMIGA SEMPRE PRESENTE
SE DE NOITE OU SOL QUENTE
ELA NÃO MEDIA DISTÂNCIA
MOURANIZIA TRAZIA ESPERANÇA
SE RICO OU MAIS CARENTE

SETEMBRO COMPLETA DOIS ANOS
VOANDO PRA OUTRA MORADA
ENTRE NÓS,ACABOU A JORNADA
DESTA AMAZONA GUERREIRA
BRILHOU EM TODA CARREIRA
EM FAZENDA OU COMERCIAL
CAIÇARA MERECIA UM MEMORIAL
RETRATANDO TODA SUA VIDA
DOS ARISTIDES A MAIS QUERIDA
MOURANIZIA PRA SEMPRE IMORTAL
(BENI TELES)

AUTOR DA POESIA:
BENI TELES - Filho natural de Muquém de Santo Antônio, município de Cariré/CE.

Hoje (04/09), pela manhã, foi realizada a quarta reunião para a organização do 1º Fórum Municipal de elaboração do Plano Municipal pela 1ª Infância de Cariré/CE


Hoje (04/09), na Secretaria da Saúde de Cariré, pela manhã, foi realizada a quarta reunião preparatória para a organização do 1º Fórum Municipal de elaboração do Plano Municipal pela 1ª Infância, o qual já tem marcada para acontecer no dia 09 de setembro (segunda-feira), a partir das 8:00 horas, no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré/CE.

Estiveram presentes à citada reunião, os representantes das seguintes entidades governamentais e não-governamentais: Prefeitura Municipal de Cariré, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Articulação local do Selo Unicef, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Saúde (CMS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Pastoral da Criança, APEOC e APAE de Cariré.

Dentre os representantes dos referidos órgãos municipais, destacamos as presenças das secretárias da Saúde, Rita Luiza Honorato, e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Gonçalves, da articuladora local do Selo Unicef, Mirna Moraes de Aguiar, e do secretário executivo dos Conselhos Municipais e representante da Secretaria Municipal da Educação, Francisco Douglas Farias.

FOLDER DO CONVITE: DIVULGAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRÉ CE
Durante o encontro foram entregues alguns convites para participação no 1º Fórum Municipal de elaboração do Plano Municipal pela 1ª Infância, o qual ocorrerá no dia 9 de setembro de 2013, ás 8:00 horas, no auditório da Fábrica de Cultura desta cidade.


EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS:

Realizada ontem (3), a reunião entre os diretores e coordenadores de escolas e a equipe articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE), com apresentação do cronograma até dezembro de 2013

 EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista


No dia 03 de setembro foi realizada, no auditório da Fábrica de Cultura, a reunião entre os diretores e coordenadores das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Cariré e a equipe articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE), a qual é formada por uma equipe intersetorial que une representantes da área da saúde e da educação.

Na ocasião foi apresentado o PSE aos gestores escolares, envolvendo o conceito do Programa, os objetivos, o público alvo, as escolas pactuadas, a importância do trabalho em equipe entre os setores da saúde e educação e o cronograma das atividades que serão realizadas até o mês de dezembro. Outro assunto que foi discutido na reunião foi a necessidade e a importância da emissão dos Cartões do SUS de todos os alunos envolvidos no Programa, pois cada ação que for desenvolvida no ambiente escolar precisa ser registrada em uma ficha específica que exige o número do Cartão do SUS de cada educando, sendo, portanto, indispensável a numeração, para validar as atividades do PSE.

As ações que foram pactuadas no Programa se dividem em Componente I e Componente II. O Componente I engloba a avaliação das condições de saúde dos estudantes, sendo essas ações realizadas pelos profissionais de saúde. Algumas dessas ações são: avaliação antropométrica, avaliação da saúde bucal e verificação da situação vacinal. Já o Componente II envolve ações de promoção de saúde e prevenção de agravos, devendo ser executadas pelos profissionais da educação. Entre essas atividades podemos citar: promoção da segurança alimentar e alimentação saudável, promoção da cultura de paz e direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das DST/Aids.

O PSE se encontra em processo de implantação no município, representando um grande desafio para todas as equipes profissionais envolvidas, e para que possamos obter resultados positivos, precisamos fortalecer a união entre os setores da saúde e educação, buscando apoio mútuo na descoberta de soluções para as possíveis adversidades que surgirem durante toda a trajetória de trabalho.  


AUTORA DA MATÉRIA:
Ana Elza Fontenele - enfermeira e articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE).