Realizada ontem (3), a reunião entre os diretores e coordenadores de escolas e a equipe articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE), com apresentação do cronograma até dezembro de 2013

 EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista


No dia 03 de setembro foi realizada, no auditório da Fábrica de Cultura, a reunião entre os diretores e coordenadores das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Cariré e a equipe articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE), a qual é formada por uma equipe intersetorial que une representantes da área da saúde e da educação.

Na ocasião foi apresentado o PSE aos gestores escolares, envolvendo o conceito do Programa, os objetivos, o público alvo, as escolas pactuadas, a importância do trabalho em equipe entre os setores da saúde e educação e o cronograma das atividades que serão realizadas até o mês de dezembro. Outro assunto que foi discutido na reunião foi a necessidade e a importância da emissão dos Cartões do SUS de todos os alunos envolvidos no Programa, pois cada ação que for desenvolvida no ambiente escolar precisa ser registrada em uma ficha específica que exige o número do Cartão do SUS de cada educando, sendo, portanto, indispensável a numeração, para validar as atividades do PSE.

As ações que foram pactuadas no Programa se dividem em Componente I e Componente II. O Componente I engloba a avaliação das condições de saúde dos estudantes, sendo essas ações realizadas pelos profissionais de saúde. Algumas dessas ações são: avaliação antropométrica, avaliação da saúde bucal e verificação da situação vacinal. Já o Componente II envolve ações de promoção de saúde e prevenção de agravos, devendo ser executadas pelos profissionais da educação. Entre essas atividades podemos citar: promoção da segurança alimentar e alimentação saudável, promoção da cultura de paz e direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das DST/Aids.

O PSE se encontra em processo de implantação no município, representando um grande desafio para todas as equipes profissionais envolvidas, e para que possamos obter resultados positivos, precisamos fortalecer a união entre os setores da saúde e educação, buscando apoio mútuo na descoberta de soluções para as possíveis adversidades que surgirem durante toda a trajetória de trabalho.  


AUTORA DA MATÉRIA:
Ana Elza Fontenele - enfermeira e articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.