Encerrado ontem (16), o Curso de Prevenção à Violência e ao Uso Indevido de Drogas, promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré / STDS / DIPRE

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J. RODRIGUES












Encerrado ontem (16), Curso de Prevenção à Violência e ao Uso Indevido de Drogas, que foi realizado no período de 12 a 16 de março, no auditório da Fábrica de Cultura, numa promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Divisão de Proteção ao Estudante (DIPRE). O principal objetivo do curso foi formar multiplicadores para desenvolver ações preventivas de combate à violência e ao uso indevido de drogas, com o enfrentamento da problemática no âmbito da família, da escola e da comunidade. Vale ressaltar que todo o material didático-educativo do Curso de Capacitação foi ofertado pela administração do prefeito Antônio Martins.

O referido Curso de Capacitação teve a duração de 40 horas/aulas e contou com a participação de 102 profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde, conselheiros tutelares e alguns universitários. Todos os participantes receberão certificados expedidos pela DIPRE. Paralelamente à realização do evento, também foi cumprido o Cronograma de Palestras em distritos e localidades, quando um total 14 escolas de ensino infantil e fundamental foram visitadas, realizadas ainda duas palestras dirigidas aos professores da rede oficial de ensino do município, além de uma palestra ao grupo da Terceira Idade Cidadã de Anil.
As palestras foram ministradas pela equipe da Divisão de Proteção ao Estudante-DIPRE, composta por Luiza Helena Barros Alves, Maria Neuzimar Vieira Barroso, Antônio Sérgio Oliveira Rege, Antônio Sérgio Costa Lima e José Bolivar Carneiro Bastos.

Na solenidade de encerramento estiveram presentes o prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins e a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, que fizeram uso da palavra para agradecer pela participação de todos os multiplicadores sociais, desejando que eles possam aproveitar ao máximo os conhecimentos adquiridos no curso, transformando-os em ações que otimizem a sua atuação junto às demandas de suas comunidades, tendo como foco a redução dos índices de violência e criminalidade associados ao uso indevido de drogas.




Já o delegado civil e diretor da Divisão de Proteção ao Estudante-DIPRE, Carlos Alberto Germano Camelo, falou que o referido órgão tem como objetivo desenvolver atividades preventivas minimizando a violência e o uso indevido de drogas, envolvendo o corpo docente e discente da rede de ensino, a família e a comunidade, abordando aspectos técnicos e científicos, especificamente na questão das drogas. "Esperamos que este curso tenha contribuído para que os multiplicadores sociais percebam a importância da sua atuação, para a efetiva implementação e manutenção de políticas públicas em nível local, contribuindo, também, para a consolidação de uma rede de proteção ampla e diversificada, fortalecida pela sua ação como agente multiplicador na prevenção do uso indevido de drogas", enfatizou o orador. Na ocasião, o delegado Germano Camelo se dirigiu ao prefeito Antônio Martins, sugerindo a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e, ao mesmo tempo, parabenizou o Chefe do Poder Executivo Carireense e à primeira dama Virgina Souza, pela seriedade e o compromisso e a preocupação em tentar conscientizar a população para prevenção dos possíveis focos de violência e o uso indevido de drogas em meio aos jovens de nossa comunidade.

Ao final da solenidade foram realizadas as entregas simbólicas de certificados aos representantes da assistência social, educação, saúde e Pró-Cidadania.