Secretaria da Agricultura de Cariré-CE realizou o cadastro dos fruticultores da banana para emissão da GTIV


A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, realizou nos últimos dias 05 e 06 de abril, o cadastro dos fruticultores deste município, junto à ADAGRI, com a finalidade de promover a emissão da Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GTIV), que atualmente vem sendo exigido para o trânsito da cultura da banana em todo o estado do Ceará e em nosso Município.

Vale ressaltar que o objetivo do referido cadastro é preventivo contra as doenças da Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, doenças essas que afetam a cultura da banana, sendo que o estado do Ceará é reconhecido como área livre das referidas doenças e, para manter esse status, é realizada a inspeção fitossanitária e a fiscalização de trânsito, a partir da rastreabilidade do produto, que é o objetivo fundamental da emissão da Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GITV).


Segundo declarações da secretária municipal de Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré, Isa Brito Viana, "para realização deste trabalho, contamos com o apoio da equipe local desta Secretaria e do engenheiro agrônomo Fernando da Justa Feijão, fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI). Parabenizamos todos os fruticultores que se fizeram presentes à realização do cadastro", enfatizou Isa Viana.

*** Textos e fotos enviados pela Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré, com compilação do jornalista Vicente J.Rodrigues (3075-CE / Mtb)