COELCE e STDS de Cariré-CE promoveram o Curso de Avicultura Caipira na localidade de Engenho Queimado



Foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro, o Curso de Avicultura Caipira, na localidade de Engenho Queimado, município de Cariré-CE, ministrado pelo Doutor Artur, Professor do Departamento de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará. O curso terá ainda acompanhamento mensal do Professor Artur, durante seis meses, na localidade rural do Engenho Queimado. O Curso de Avicultura Caipira teve o patrocínio da Empresa Coelce, que além do instrutor, ofertou ração, 210 pintos caipiras, vacinas, chocadeiras, bebedouros, apostila, comedouros e outros equipamentos, que visam juntamente com a capacitação, dar sustentabilidade com aumento de produtividade desta atividade econômica tão frequente em quase todos os domicílios da zona rural do semiárido nordestino.



As aulas teóricas aconteceram na Capela de Engenho Queimado e as aulas práticas na casa do agricultor Josa. A capacitação também teve o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, que atua na Mobilização Social e na Articulação Institucional. Segundo a secretária da STDS, Cláudia Nascimento Gonçalves, "nossa Secretaria tem sem empenhado bastante  na busca ativa de parceiros através de uma insistente Articulação Institucional que vise a busca permanente de parceiros que possam estar realizando investimentos em Cariré. Mesmo que estes investimentos pareçam pequenos, eles crescem com o decorrer do tempo, porque incrementam com eficiência nossa principal atividade econômica que é a Agropecuária Familiar, com destaque para a Avicultura Caipira, que é realizada com grande frequência em todo o município de Cariré". 


Por sua vez, o prefeito municipal de Cariré, Antonio Rufino Martins, destaca que "o envolvimento da UECE  e da COELCE  neste empreendimento dá destaque para a nossa STDS, que apoia o empreendimento e visa oferecer novas oportunidades com aquilo que nosso agricultor já pratica há séculos: a criação de galinhas caipira. Se observarmos o quanto é escasso o acesso à compra de ovo de galinha caipira e a carne de galinha caipira, mesmo em Cariré, podemos ter uma dimensão do quanto esta atividade econômica ainda tem por crescer em todo o Ceará. Por isso, já na próxima visita do Professor Artur, em outubro, será acompanhada pelo Banco do Nordeste, que estará realizando uma reunião com estes agricultores e outros que desejarem sobre a linha de Crédito do Agroamigo", reforçou o prefeito Antônio Martins.



AUTOR DA MATÉRIA:
Virgilio Félix de Lima - assistente social e coordenador de  Cursos, Capacitações e Treinamentos da STDS/CRAS de Cariré-CE.

CAE promoveu reunião para discutir sobre a oferta de merenda nas instituições de ensino de Cariré-CE



No dia 09 de setembro de 2016 aconteceu na Casa dos Conselhos, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) de Cariré, com a finalidade de discutir assuntos referentes à oferta de merenda escolar nas instituições de ensino do Município.



A mencionada reunião foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Maria Irismar Martins Silva, juntamente com a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, e o nutricionista Rangel Filho, coordenador da merenda nas escolas da rede municipal de ensino.


 AUTOR DA MATÉRIA:
Francisco Douglas Farias - secretário executivos dos Conselhos, bacharel em Administração, especializando em Gestão Pública.



FOTO/ARQUIVO