Secretaria do Meio Ambiente de Cariré fiscaliza áreas irrigadas às margens do Rio Acaraú, orientando os produtores rurais para não fazer os barramentos e como proceder no uso adequado da água

Secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Eleotério Araújo, na última quarta-feira (08/07), esteve realizando visitas de inspeção à alguns trechos do Rio Acaraú, para verificar "in loco" como está sendo feito a aproveitamento das águas fluviais destinadas à irrigação de culturas, notadamente as da banana, nas localidades de Flores e Retiro, no distrito de Tapuio e adjacências. 

Adauto Araújo afirmou que de "acordo com as normas do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, do qual faço parte, tenho que fiscalizar como a água está sendo usada pelos irrigantes da região do Acaraú, no município de Cariré. A nossa maior preocupação é evitar que algum irrigante venha a fazer barramento da água, no sentido de beneficiar apenas sua propriedade, deixando os outros vizinhos sem água. É terminantemente proibido o barramento da água, que deve seguir seu curso livre por todo o leito do rio".

Segundo afirmou o secretário Adauto Araújo, "lamentavelmente, nem todos os irrigantes cumprem com essas normas, pois constatei um barramento ilegal da água no leito do Rio Acaraú, numa propriedade bem próxima ao balneário de Tapuio. Vou entrar em contato com o proprietário dessa área irrigada, para informá-lo que ele não pode barrar a água no leito do Rio Acaraú, pois poderá prejudicar os outros irrigantes que também precisam da água para suas plantações ribeirinhas".

O secretário Adauto Araújo realizou uma visita às áreas de plantações de bananas nas localidades de Retiro e Flores, município de Cariré, quando esteve em contato com o Sr.Jairo Lopes e repassou ao mesmo as devidas orientações para evitar o barramento no leito do Rio Acaraú e proceder de forma correta no uso adequado da água em suas grandes áreas irrigadas de plantações de bananas. Por sua vez, o Sr. Jairo Lopes vem realizando a irrigação em suas propriedades de forma correta, não fazendo barramento da água e até nos ajudando, pois ele vem orientando aos outros irrigantes para procederem no uso adequado da água e a não realizarem esses barramentos em suas áreas de culturas irrigadas", finalizou o secretário do Meio Ambiente de Cariré.

VEJA TODAS AS FOTOS ORIGINAIS DAS ÁREAS IRRIGADAS DE TAPUIO, FLORES E RETIRO, CLICANDO NO LINK ABAIXO...
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.900443890028399.1073742002.100001883903125&type=3