Santa Casa de Sobral comemora transplantes de córneas

Pacientes de toda a região Norte, além de Juazeiro e Cariri, são atendidos na unidade, fundada em 1925

Hoje, 17 pacientes esperam por transplante de córnea no hospital, que desenvolve pesquisa para avaliar a satisfação dos pacientes após cirurgia FOTO: WILSON GOMES

Sobral. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral completa, hoje, o aniversário de um ano de seu primeiro transplante de córnea, e tem muitos motivos para comemorar. Nesse período, já foram feitos 18 transplantes deste órgão. O primeiro procedimento foi realizado em um morador de Forquilha, em caráter de urgência, por conta de uma grave infecção ocular. Na época, o paciente tinha 57 anos e foi o primeiro transplantado da região Norte do Estado do Ceará.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do hospital, a Santa Casa dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos (Opos), por meio do Ministério da Saúde, que são equipes médicas responsáveis pela vigilância dos casos de morte encefálica nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais.

Desde 2009, 65 doações já foram efetivadas por familiares de pacientes na Santa Casa. "Do início das atividades, em maio de 2009, até 30 de agosto de 2010, a Santa Casa já obteve 63 doações efetivas. Destas, 22 doações de múltiplos órgãos", explica o coordenador da equipe de captação e transplante, o oftalmologista Ribamar Fernandes.