80 equipamentos serão entregues nesta sexta-feira (24) para convivência com a seca


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, realiza nesta sexta-feira (24), solenidade de entrega de equipamentos para garantir a convivência com a seca em 80 municípios cearenses. Serão entregues 30 caminhões-caçamba, 18 caminhões-pipa e mais 32 pás-carregadeiras, às 09 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals. O investimento total é de mais de R$ 22 milhões nesta ação.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância dos novos equipamentos para os municípios. “A entrega desses equipamentos representa um marco histórico de contribuição do Governo Federal para estruturar os municípios na convivência com o semiárido”, coloca.

O secretário destacou também que não tem faltado apoio do Governo Federal para garantir a convivência dos cearenses com a estiagem. “O Estado do Ceará não vai medir esforços para viabilizar tanto as ações emergenciais com as ações estruturantes para oferecer condições ao agricultor familiar para a geração de trabalho e renda”, afirmou o secretário.

Prefeitura Municipal de Cariré / Secretaria da Saúde promovem de 22 a 31 de janeiro, a "Campanha Cariré Sem Hanseníase"


 Pronunciamento Dra. Rita Luíza Braga Honorato, secretária da Saúde de Cariré/CE

A Prefeitura Municipal de Cariré/CE, através da Secretaria da Saúde, promoverá de 22 a 31 de janeiro, a Campanha Cariré sem Hanseníase. Ontem (22) às 8h30min, no auditório da Fábrica de Cultura, por ocasião da abertura da programação, a secretária municipal da Saúde, Dra. Rita Luíza Braga Honorato, fez um importante pronunciamento sobre os objetivos da Campanha Cariré sem Hanseníase e conclamou a todos os profissionais presentes ao evento, para se engajarem na luta e eliminar a doença em nosso meio. 

 Pronunciamento do coordenador do MORHAN/Sobral, Francisco Jocilânio Neves

Logo em seguida foi o pronunciamento do coordenador do MORHAN/Sobral, Francisco Jocilânio Neves, que parabenizou o Governo Municipal de Cariré, em especial à Secretaria da Saúde, pela realização da Campanha Cariré Sem Hanseníase, que por sinal, até agora, é a primeira cidade no Brasil a realizar campanha de tamanha envergadura e, por extensão, no Interior do Ceará. A Coordenação do MORHAN/Sobral estará prestando total apoio a essa campanha, no que for possível", reforçou Jocilânio Neves.

 Primeira Capacitação sobre Hanseniase, dirigida aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré/CE

 Imagens das aulas práticas ministradas pelo facilitador Francisco Jocilânio Neves

Em seguida aconteceu a primeira parte da Capacitação sobre Hanseniase, dirigida aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, tendo como facilitador Francisco Jocilânio Neves, coordenador do MORHAN/Sobral e coordenador de Comunicação da Estadual.

 Segunda parte da Capacitação sobre Hanseníase, dirigida aos profissionais do Programa Saúde da Família e demais técnicos da Secretaria da Saúde de Cariré

O cronograma da campanha teve prosseguimento às 13h30min, com a segunda parte da Capacitação sobre Hanseníase, dirigida aos profissionais do Programa Saúde da Família e demais técnicos da Secretaria da Saúde, ministrada pelo coordenador do MORHAN/Sobral, Francisco Jocilânio Neves.

ARTE DESIGN: Vicente José Rodrigues - Jornalista/Enfermeiro da SESA/CE

CAMPANHA PROSSEGUIRÁ DE 23 A 31 DE JANEIRO

O cronograma da Campanha Cariré sem Hanseníase marca para o período de 23 a 30 de janeiro/2014, as ações continuadas de combate, controle e enfrentamento da doença, com a participação efetiva das equipes do Programa Saúde da Famílai (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Já no dia 31 de janeiro/2014, por ocasião da solenidade de encerramento, a partir das 8:00 horas, haverá o "Dia D" de Combate à Hanseníase, com apoio do MORHAN/Sobral. O local do evento será em praça pública, em frente à sede da Secretaria da Saúde de Cariré. 

O cronograma de encerramento da Campanha Cariré sem Hanseníase marca, ainda, a realização de palestra educativa com a finalidade de explicar e orientar a comunidade local sobre os principais sintomas, riscos de transmissão e tratamento da doença, além de "blitz" com a distribuição de panfletos, avialiação e busca ativa dos casos.

Filha natural de Cariré e a primeira mulher a adotar a profissão de jornalista no Ceará, Adísia Sá recebe homenagem no O POVO


A escritora e jornalista Adísia Sá foi homenageada na tarde desta quarta-feira, 22, no O POVO com o título de Ombudsman Emérita. Na solenidade, que ocorreu na sede do jornal, Adísia recebeu o título das mãos da presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar. Adísia já foi ombudsman do O POVO nos anos de 1994, 1997 e 2000, passando então a ser ombudsman emérita.

ADÍSIA SÁ

Ícone da Imprensa Brasileira, faz parte da Academia dos Imortais da Comunicação da Intercom. Foi a primeira mulher a adotar a profissão no Ceará, em 1955. Batalhou pela criação do Curso de Jornalismo da UFC, além de ter exercido a função de ombudsman emérita do jornal e da rádio O Povo.

BIOGRAFIA

Maria Adísia Barros de Sá nasceu em Cariré (CE), no dia 7 de novembro de 1929. Tornou-se bacharel em Filosofia Pura pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, em 1954, e licenciou-se pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1962. Doutorou-se em 1976, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe/PE). 

Iniciou a carreira jornalística escrevendo a coluna O Julgamento de Eva em O Estado (CE), que tratava de Política e temas da época. Escreveu, depois, uma coluna sobre Educação e vida universitária para o jornal Gazeta de Notícias (CE), como representante do Centro Acadêmico da Faculdade Católica de Filosofia. Profissionalizou-se em 1955. Recém-formada, fez um teste e foi aprovada para ocupar vaga aberta na Gazeta. Tornou-se, assim, a primeira mulher a integrar a redação de um jornal no Estado, bem como a primeira repórter policial feminina. Deixou o jornal em 1970. 

CONTINUE LENDO...