Cariré conquista primeiro lugar no Prêmio Sérgio Arouca em Experiências Bem-Sucedidas de Gestão Participativa, em Municípios com até 50 mil habitantes

DIVULGAÇÃO
A Secretaria da Saúde de Cariré acaba de conquistar o primeiro lugar na 4ª edição/2011 do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde-SUS, que tem por objetivo incentivar a gestão participativa por meio do reconhecimento, da premiação e da divulgação de trabalhos que relatem e analisem experiências bem-sucedidas de gestão participativa em serviços, em movimentos sociais e organizações no Sistema Único de Saúde.

O Prêmio está organizado em três categorias: 1ª) Experiências Exitosas de Gestão Participativa em municípios com menos de 50 mil habitantes, implementadas há pelo menos um ano e no máximo três anos, em serviços, organizações, movimentos sociais ou sistemas de saúde; 2ª) Experiências Exitosas de Gestão Participativa em municípios com mais de 50 mil habitantes, implementadas há pelo menos um ano e no máximo três anos, em serviços, organizações, movimentos sociais ou sistemas de saúde; 3ª) Experiências Exitosas de Gestão Participativa no âmbito dos estados, implementadas há pelo menos um ano e no máximo três anos, em serviços, organizações, movimentos sociais ou sistemas de saúde.

O trabalho elaborado pela equipe da Secretaria da Saúde de Cariré, que obteve o primeiro lugar em Municípios com até 50 mil habitante, e vencedor do Prêmio Sérgio Arouca, teve como tema: "Orçamento Participativo nos Territórios da Estratégia Saúde da Família em Cariré, Ceará",(ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NOS TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - Prêmio Sérgio Arouca - Artigo.docx, download no 4Shared), que foi subscrito por Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Daniele Tomaz Aguiar, Antônio Rufino Martins e Elmo Roberto Belchior Aguiar. Considerando a ordem de classificação, as cinco primeiras experiências premiadas, em cada categoria, serão publicadas em livro editado pelo Ministério da Saúde, além de participar do Evento Nacional de Premiação, que ocorrerá em 01 de dezembro de 2011, segundo consta no Regulamento do Edital do Prêmio Sérgio Arouca, já publicado em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/psa_edital_4edicao.pdf

ARQUIVO BLOG CARIRÉ EM REVISTA
Falando ao Blog Cariré em Revista, o secretário da Saúde de Cariré, Francisco Rosemiro Guimarães disse que "ainda estou sonhando, pois o Prêmio Sérgio Arouca veio coroar de pleno sucesso o trabalho de uma equipe simples, porém valorosa, que trabalha diuturnamente, com o objetivo de oferecer um serviço de saúde bem participativo e de qualidade ao povo de Cariré. Agradeço a todos os companheiros de equipe. Tive um problema sério de saúde, mas, aos poucos, estou conseguindo me recuperar. Agradeço pelo apoio e pelas orações dos amigos. Estou feliz com esta grande vitória a nível nacional. Agradeço à administração Antônio Martins - Elmo Aguiar pelo apoio e a confiança depositados em nosso trabalho".

Prefeitura Municipal de Cariré / Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS promoveram o Dia da Cidadania, em Anil

FOTOS:CHAGUINHA CASTRO

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS promoveram o Dia da Cidadania, na localidade de Anil, onde foram prestados vários serviços sociais aos moradores daquele lugar e adjacências. Foram realizados, gratuitamente, os seguintes serviços comunitários: manicure, cabeleireiro, advocacia, registro de nascimento, casamento civil, identidades, carteiras de trabalho, recadastramento do Programa Bolsa Família, dentre outros.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré, Virgina Sousa Aguiar, sorteou brindes de blusas caracterizadas com o Programa Bolsa Família, à várias pessoas presentes ao evento, que contou com o apoio do "prefeitinho" de Anil, Márcio Clay, que fez um discurso de agradecimento ao prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, e à primeira dama do Município, Virgina Aguiar. Outras lideranças políticas, como o "prefeitinho" de Jucá, Chaguinha Castro, e o líder comunitário Jonnes, da localidade de Juré, também se fizeram presentes.