Seriedade e transparência da administração Antônio Martins-Elmo Aguiar: Cariré obteve honroso 18º lugar no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF)

CARIRÉ - CE (Ano 2010): IFGF 0.6264

IFGF E INDICADORES

CARIRÉ - CE (2010)


IFGF E ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO

Como prova da seriedade, compromisso e transparência da administração Antônio Martins-Elmo Aguiar, para com o povo carireense, o Município de Cariré obteve o honroso 18º lugar no conceituado Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), dentre os 184 municípios do Estado do Ceará

ENTENDA COMO

Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.
Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.
Apesar da determinação da lei, os dados referentes ao exercício fiscal de 2010 de 297 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes.

A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Outra importante característica é sua metodologia, que permite tanto comparação relativa quanto absoluta. Ou seja, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos, o que torna possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Para obter maiores detalhes técnicos e da 18ª colocação de Cariré no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), consulte o seguinte portal: http://www.firjan.org.br/IFGF/

Realizada ontem (20), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré / STDS / COMDEC










FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES

Realizada ontem (20), no auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como tema central "Um olhar através da convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios", a qual foi promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-COMDEC.

O objetivo da realização da Conferência foi mobilizar a sociedade civil para lutar pela efetivação dos direitos das pessoas com deficiências, que muitas vezes são excluídas de nossa própria sociedade. Se constituiu em grande importância na construção das políticas públicas voltadas para o setor, não somente para este município, mas, também, para o Estado e o País, pois as propostas aqui aprovadas serão encaminhadas para as Conferências Estadual e Nacional.

Com lideranças comunitárias, grupos de idosos, entidades assistenciais e usuários das redes de assistência social, saúde e educacional, os conselheiros debateram os temas dos quatro eixos temáticos que irão sustentar as discussões e deliberações da conferência, os quais são seguintes: I) Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; II) Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia: III) Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; IV) Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Todos poderam participar e trazer suas demandas referentes a cada um dos eixos de discussão e as mais votadas serão apresentadas na próxima conferência estadual.

Estiveram presentes ao evento o prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, e a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, os quais fizeram uso da palavra para falar sobre o profícuo trabalho realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-COMDEC e teceram comentários com relação à importância do participação e do compromisso das famílias carireenses em prol das pessoas com deficiência de nosso município.

Na ocasião, também foram apresentados ao público presente, os novos componentes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-COMDEC, eleitos recentemente. Alunos que são assistidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Lidiana Pinho Teles, pertencente à APAE de Cariré, estiveram realizando uma belíssima apresentação artística.