Asteroide gigante passará perto da Terra neste domingo (05/02)

Um asteroide de 94 metros de diâmetro passará perto da Terra neste domingo, 5, segundo informações do Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Mas, de acordo com especialistas, não há risco de colisão com o nosso planeta. O objeto 2013FK passará a uma distância de 2,7 milhões de quilômetros. O Observatório Nacional vai monitorar o deslocamento do asteroide por meio de um telescópio instalado em Itacuruba, no interior do Pernambuco, e pretende estudar, com as observações, as propriedades físicas do objeto.

Segundo o astrônomo Gustavo Rojas, autor do blog do Estado Telescópio, este asteroide não assusta pela distância a que está do nosso planeta. “É muito longe, muito maior do que a distância entre a Terra e Lua (que é de 384.400 km)”, explica.

Quem bebe café tem menos problemas cardíacos e vive mais, diz estudo

Quer evitar doenças do coração e aumentar sua longevidade? Continue bebendo aquele sagrado cafezinho. Um estudo publicado na revista Nature mostra que o consumo de café pode reverter a tendência de inflamações crônicas e doenças cardiovasculares que surgem com o avançar da idade.

Já era de conhecimento da medicina que mais de 90% das doenças não-transmissíveis do envelhecimento estão associadas à inflamação crônica. Diversos artigos científicos apontam que a inflamação crônica contribui para o aparecimento de diferentes tipos de câncer, mal de Alzheimer e outras demências, osteoartrite e até mesmo depressão, além de doenças cardiovasculares.

Médico retira barata viva de dentro da cabeça de uma mulher; confira o VÍDEO!


Um médico na Índia removeu uma barata adulta de dentro da cabeça de Selvi, uma mulher de 42 anos. Ah, e só para constar: o inseto ainda estava vivo! A mulher chegou ao hospital com uma queixa de uma sensação de “formigamento” e que sentia algo “andando dentro da cabeça”. O médico, então, encontrou a barata entre o olhos da mulher, perto do cérebro, na base do crânio. Foram 45 minutos para retirar a barata de lá e é claro que há um vídeo desse momento glorioso.

O inseto, provavelmente, entrou na cabeça da mulher pelo nariz, enquanto ela dormia. Ela sentiu algo estranho e até tentou tirar algo do nariz, mas já era tarde demais. “Eu não consigo explicar a sensação, mas eu tinha certeza que era algum inseto. Foi uma sensação de formigamento, de como se algo tivesse andando.

CME de Cariré realizou a primeira reunião mensal, com acolhida aos conselheiros e a apresentação da Resolução Nº 09/2016

No dia 02 de fevereiro de 2017, aconteceu no pátio da Secretaria da Educação, a primeira reunião ordinária mensal do Conselho Municipal de Educação (CME) de Cariré-CE. 

A pauta da programação foi iniciada com a fala da nova secretária municipal da Educação, Carmiranda Almeida Miranda (foto), que apresentou as boas vindas e a tradicional acolhida aos conselheiros presentes. Em sua mensagem, Carmiranda Miranda solicitou ainda a parceria de todos, com relação à realização dos projetos, programas e ações da Secretaria Municipal da Educação, neste ano de 2017. 


Em seguida, houve o pronunciamento de Francisco Douglas de Souza Farias (foto), assessor técnico da Secretaria da Educação de Cariré e atual presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), o qual fez explanações e apresentou as devidas orientações sobre o papel do conselheiro municipal de educação e sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino público em nosso município. 

Logo após, houve a socialização da Resolução n°09/2016, que dispõe sobre o exercício do cargo de diretor escolar, coordenador pedagógico e professor da rede municipal de ensino, a qual se encontra em vigência desde 09 de dezembro de 2016.

Em janeiro no Ceará, um cidadão foi assassinado por assaltantes a cada intervalo de 48 horas

Policial militar, taxista, radialista, comerciante, vigilante, aposentado, dona de casa, estudante. Esses foram alguns dos 15 cidadãos cearenses mortos em assaltos durante o mês de janeiro de 2017. O ano começou violento, com uma média de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) a cada dois dias, ou no intervalo de 48 horas. Nos 31 dias de janeiro foram registrados cinco latrocínios na Capital, além de casos nos seguintes Municípios: Horizonte (2 casos), Maracanaú, Caucaia, Ocara, Potengi, Santana do Acaraú, Varjota, Barreira e Icó.

Entre as 15 vítimas figurou a dona de casa Ana Cleide de Albuquerque, 42 anos, que foi atacada e morta, a facadas, dentro de sua residência, na cidade de Varjota, na Zona Norte do Estado (a 297Km de Fortaleza), no dia 3 de janeiro. Dona de um pequeno ponto comercial, ela foi surpreendida por um bandido e acabou assassinada. O criminoso roubou o pouco dinheiro que a mulher havia apurado nas suas vendas.

Carnaval acontece do litoral ao sertão do Ceará; confira aqui o roteiro da folia em Camocim, São Benedito e em outras cidades

REPRODUÇÃO: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/

Maior participação da iniciativa privada e saídas criativas para reduzir custos. Esses serão os principais ingredientes que os novos prefeitos recorrerão para garantir a folia em seus municípios, principalmente aqueles onde a folia momina é tradicional e uma referência da festa, quer no litoral ou na serra, como são os casos de Aracati e Aquiraz, no Litoral Leste, Paracuru, no Litoral Oeste; e São Benedito, na Serra da Ibiapaba.

A alternativa de ser fazer parcerias públicas e privadas se acentuou com vista ao Carnaval deste ano, especialmente com a decisão tomada por decreto pelo governador Camilo Santana, de proibir o investimento dos órgãos da administração direta e indireta no financiamento do Carnaval no Interior.

Família vai processar médicos que esqueceram compressa na barriga de jovem que faleceu por infecção generalizada


A família da costureira Eduarda Giovana Kashimarski, de 22 anos, que morreu após ter uma compressa de gaze esquecida por médicos dentro de sua barriga durante uma cirurgia de cesárea, luta por justiça. Nesta sexta-feira, Patrícia dos Santos, tia da vítima, informou que parentes vão processar os médicos que atenderam a paciente no Hospital e Maternidade Doutor Acília Carreron Garcia, em Nova Odessa, em São Paulo. 

— Mesmo sabendo que ela não vai voltar, vamos processar os médicos que a atenderam e o hospital. Nós queremos justiça. Precisamos garantir que outras pessoas não passem por uma situação dessas — desabafou Patrícia. — Já estamos atrás de um advogado para cuidar dessa questão.

Tramita no Congresso Nacional PEC que proíbe parcelamento de salário de servidores públicos em geral


Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que obriga a União, os estados e os municípios a garantir o pagamento integral dos salários dos servidores públicos, proibido o seu parcelamento. A medida está prevista na PEC 230/16, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), que acrescenta um parágrafo ao texto constitucional, na parte que trata da remuneração de pessoal.

Câmara Municipal de Cariré realizará neste sábado (4/02), a primeira sessão ordinária do 1º período legislativo de 2017