Estado do Ceará ganha dois representantes na nova direção da União dos Vereadores do Brasil-UVB

FOTOS: CORTESIA DE NERY NETO



No Encontro Nacional de Vereadores acontecido em Brasília, de 06 a 09 de dezembro, no auditório Petrônio Portela, foram eleitos dois representantes do Estado Ceará, para compor a nova direção da União dos Vereadores do Brasil-UVB, sendo eles: o historiador e vice-presidente do PSB de Cariré, Francisco Nery Neto, que também ocupa o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Cariré-Ceará (Região Noroeste), e o professor Antônio Ferreira dos Santos (PCB do B), atual presidente municipal e dirigente estadual do referido Partido, em Juazeiro do Norte (Região Sul do Estado do Ceará). O encontro contou as presenças de grandes e renomados representantes de câmaras municipais de vários estados brasileiros.

Nery Neto, que ocupa ainda o cargo de diretor adjunto do Conselho da Confederação Nacional dos Vereadores, afirmou ao nosso blog que "durante o Encontro Nacional de Vereadores foram tratados temas de relevância histórica, como: 50% do Pré-Sal para a educação, ciência e tecnologia; a PEC 29, que deverá destinar recursos financeiros para a saúde e o Código Florestal Brasileiro".

Segundo informou ainda Nery Neto, "a União dos Vereadores do Brasil-UVB vai se fortalecer com a permanência do presidente Bento Batista da Silva, que passará o mencionado cargo, no dia 01 de janeiro de 2012, para o novo presidente eleito, o sr. Gilson Conzatti, que representa a cidade de Iraí, no Rio Grande do Sul. Conzatti contará com a contribuição experimental de Bento do Sebastião Misiara, de São Paulo, além dos demais componentes da entidade, que darão as suas valiosas contribuições para o fortalecimento da UVB, em todo o Brasil".

Virgina Souza Aguiar esteve em Juré e Anil, divulgando o jornal "Folha da Melhor Idade"

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES


ARQUIVO
A primeira dama e dinâmica secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS de Cariré, Virgina Souza Aguiar, esteve realizando visitas aos grupos da Terceira Idade Cidadã das localidades de Juré e Anil, divulgando a primeira edição do jornal "Folha da Melhor Idade", que está circulando em meio aos grupos de idosos do Município de Cariré, com tiragem de 1.000 exemplares.

Inicialmente, a atuante secretária da STDS esteve na localidade de Anil, divulgando os objetivos do Projeto "Folha da Melhor Idade", o qual empresta o nome ao novo jornal, explicando e solicitando aos membros dos grupos da Terceira Idade Cidadã, a participação de todos, na elaboração de matérias, artigos, contos e poesias, dentre outros assuntos, quando da edição dos próximos números do jornal bimestral.

Por outro lado, na sede do CRAS Rural de Anil, a primeira dama Virgina Souza Aguiar também se dirigiu aos membros do grupo da Terceira Idade Cidadã local, solicitando, também, o engajamento dos mesmos na elaboração do "Folha da Melhor Idade".

Comunidade rural de Anil, Município de Cariré, foi contemplada com a instalação de biblioteca do programa Arca das Letras

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES


A primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS de Cariré, Virgina Souza Aguiar, instalou solenemente na localidade de Anil, o programa "Arca das Letras", na sede da Associação Comunitária local, evento esse que contou com as presenças do "prefeitinho" Márcio Clay, de professores, alunos, grupo de idosos, Comunidade Espaço Jovem-CEJOV e do povo em geral.

Os acervos da Biblioteca Arca das Letras são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania. Falando à comunidade de Anil, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar, solicitou a todas às crianças e jovens de Anil e adjacências, para que tenham gosto e interesse pela leitura e pela conservação dos acervos que estavam sendo doados.

SOBRE O PROGRAMA

Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Bibliotecas rurais

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas.