Morre cearense considerado o homem mais velho do mundo

Foi enterrado na manhã desta quinta-feira (21), em Bauru (SP), o corpo de José Aguinelo dos Santos que, segundo os documentos pessoais, teria 129 anos. Pelos registros, o aposentado que vivia desde 1973 em um asilo da cidade nasceu em 7 de agosto de 1888, no Ceará. Ele poderia ser considerado o homem mais velho do mundo se tivesse feito um exame que comprovaria sua idade.

Zé Aguinelo, como era conhecido pelos amigos, morreu de causas naturais na quarta-feira (20) e o corpo dele foi velado na sede da Vila Vicentina, o asilo onde morava, em cerimônia fechada apenas para membros da instituição. O enterro foi no Cemitério do Jardim Redentor, por volta das 10h.

A idade de Zé Aguinelo foi estabelecida por um juiz da Comarca de Bauru após uma entrevista detalhada. A cidade natal do idoso na certidão é Pedra Branca, no Ceará. Ele chegou ao estado de São Paulo em busca de emprego e conseguiu uma colocação em uma fazenda de café de Iacanga (47 quilômetros de Bauru).

Groaíras: Prefeito Ueliton entrega na Casa Civil do Ceará, projeto para construção da ponte ligando Juá ao Capim


Na manhã desta quarta-feira (20),  o prefeito municipal de Groaíras, Ueliton Vasconcelos (PPS), e o deputado estadual Tomaz Holanda (PPS), estiveram reunidos com o secretário Nelson Martins, da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, protocolando o projeto para construção da futura ponte sobre o leito do Rio Groaíras, a qual ligará as localidades de Capim e Juá.

A construção da referida obra é um sonho acalentado pelos moradores de Juá e Capim, pois quando ocorrem cheias no leito do Rio Groaíras, os mesmos ficam isolados e sem condições de tráfego. 

Educação de Cariré promoveu a tradicional confraternização, com a entrega de placas e certificados aos destaques 2017


Na última terça-feira (19), no andar superior do mercado público, às 18h, foi realizada a Confraternização dos Servidores da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré, tendo como convidada especial a 1ª Dama Mirna Lima Aguiar.

🔺Na ocasião, a secretária municipal da Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda, falou sobre as ações realizadas pela referida Secretaria, apesar das diversas dificuldades enfrentadas para cumprir a missão neste ano de 2017, ao mesmo tempo em que agradeceu a todos os servidores que contribuíram para vencer todos os obstáculos.

🔺A primeira dama Mirna Lima Aguiar enalteceu e parabenizou o trabalho realizado por todos professores, diretores/coordenadores e técnicos da Secretaria da Educação , desejando a todos que o ano de 2018 seja pleno de realizações e sucesso.

🔺Ao final do evento, foram entregues placas e certificados ao Diretor(a) Destaque 2017 e à Coordenador(a) Destaque 2017 e á Escola Destaque de 2017.

📷VEJA MAIS FOTOS DA CONFRATERNIZAÇÃO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Vias urbanas de Groaíras serão beneficiadas com o Programa de Segurança no Trânsito do Governo do Estado do Ceará


📷Momentos em que o prefeito municipal de Groaíras, Ueliton Vasconcelos assinava e sacramentava o convênio do Programa Sinalize, ao lado do  governador Camilo Santana.

Prefeito Ueliton Vasconcelos assinou na última segunda-feira (18), o convênio com Governo do Estado do Ceará, que viabilizará asfaltamento e sinalização de vias urbanas, segundo divulgação da Prefeitura Municipal de Groaíras, em sua página do Facebook .

O Sinalize será executado por meio de pactuação entre o Detran e as prefeituras, que devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

Compromisso para mudanças
A partir do ato da assinatura do documento por parte dos gestores estaduais e lideranças dos municípios, o Detran começa a receber os projetos de intervenção de cada cidade cearense, para analisar, realizar melhorias e executar as ações de trânsito com o investimento do Governo. Uma das medidas para transformar a realidade de acidentes na Capital e Interior é, por exemplo, a implementação de vias mais seguras e sinalizadas vertical e horizontalmente.

Programa Criança Feliz está em pleno desenvolvimento no município de Groaíras e realiza encontro com as famílias


 
Com a participação de muitas crianças acompanhadas de seus pais, a Prefeitura Municipal de Groaíras, através da Secretaria de Assistência Social, realizou no corrente mês, o 1° Encontro das Famílias do Programa Criança Feliz, com prestação  serviços que foram realizados por diversas secretarias municipais, momentos de lazer com danças, contação de estórias e brincadeiras. 

🔺Segundo a Sra. Elitânia Rodrigues, mãe de criança assistida pelo programa, já é possível notar ações positiva do seu filho no brincar.

O prefeito Ueliton Vasconcelos agradeceu a presença de todos e reafirmou que a atual gestão terá o compromisso não só com este programa, mas com todos os outros programas sociais, pois as famílias precisam de atenção especial. “Estamos felizes pelo andamento do Programa Criança Feliz, fomos uns dos primeiros municípios do Ceará a aderir ao programa, assim estamos confiantes, pois estaremos mais próximo dos lares e fazendo um acompanhamento melhor das nossas crianças, conhecendo melhor as situações e os problemas para juntos buscarmos soluções” ressaltou o prefeito Ueliton.

Sábado (23), a partir das 14h30, será realizada a grande final do Campeonato Groairense de Futebol de 2017


DIVULGAÇÃO: Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto de Groaíras

Para profetas, Ceará vai ter boa quadra chuvosa em 2018

Tauá. A esperança de um bom "inverno" em 2018, com chuva dentro da média, mas com períodos irregulares, e a ocorrência de cheia de pequenos e médios açudes. Esse é o sentimento unânime dos profetas da chuva, que revelaram seus prognósticos com base em observações da natureza, na manhã de ontem, nesta cidade na Região dos Inhamuns, em encontro realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tauá.

De Quixeramobim, veio Francisco Arcelino do Rego, 65, mais conhecido por Titico Baia. "Vamos ter chuva, não 100%, mas vai fazer água", disse. "Teremos mais água durante a segunda quinzena de janeiro, março e junho, com sol pelo meio". O agricultor disse que o pior período será a ocorrência de um veranico entre 15 de fevereiro e 15 de março. Outra previsão é que o mês de abril não será bom.

O produtor rural Antônio Brasil de Souza, 53, é observador das plantas do Semiárido e da barra do nascer do sol (horizonte). Para ele, o "inverno" vai superar o do ano passado e quem plantar no fim de fevereiro vai ter colheita. José Roberto Oliveira, 47, observa o tempo. Se nublado, ou ensolarado no dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, ele faz projeção para os meses seguintes. "Vamos ter um bom inverno, com muita água", disse. "O mês de abril será fraco, mas maio vai ser muito bom".