Secretaria da Saúde de Cariré promoveu as Pré-Conferências dos Territórios da Estratégia Saúde da Família de Alto dos Honório e Tapuio

FOTOS: CORTESIA DA SECRETARIA DA SAÚDE DE CARIRÉ



"Nesta segunda-feira, dia 4 julho de 2011, ocorreram as Pré-Conferências da Saúde dos Territórios da Estratégia Saúde da Família de Alto dos Honório, às 16 horas, e de Tapuio, às 19 horas. As Pré-Conferências debateram o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. A comunidade de Alto dos Honório apontou como principais propostas às seguintes: Reformar a antiga Escola de Santana, para transformar em Posto de Saúde; Contratar médico para atender pelo menos, uma vez por mês; e Implantar lixeiras ecológicas no Distrito de Alto dos Honório.

Na Pré-Conferência de Tapuio foram apontadas como principais propostas: Reconstruir o sistema de esgoto de Tapuio; e Agilizar um local fixo, para o atendimento pela equipe da Estratégia Saúde da Família. No Território de Alto dos Honório, participaram 90 cidadãos e, em Tapuio, 38. Como delegada à 5ª Conferência Municipal da Saúde, foram escolhidos, José Valdir Farias, como delegado pelo Alto, e Arminda Maria Braga Freire, como representante de Anil".

AUTOR DA MATÉRIA:
Francisco Rosemiro Guimarães - secretário da Saúde de Cariré, professor e mestre em Saúde Pública

Secretaria da Saúde de Cariré promoveu as Pré-Conferências dos Territórios da Estratégia Saúde da Família de Jucá e Anil

FOTOS: CORTESIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CARIRÉ





"No último sábado, dia 2 julho de 2011, ocorreram as Pré-Conferências da Saúde dos Territórios da Estratégia Saúde da Família de Jucá, às 16 horas, e de Anil, às 18 horas. As Pré-Conferências debateram o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. A comunidade de Jucá apontou como principais propostas as seguintes: Reformar o Centro de Saúde da Família; Implantar serviço de Saúde Bucal, com a contratação de cirurgião-dentista e implantar a correição de animais.

No Território de Anil, as propostas foram: selecionar um Agente de Saúde para o Anil e disponibilizar um carro para transporte de doentes no Juré. Como delegados à 5ª Conferência Municipal da Saúde, foi escolhido, Abel Fernandes da Costa para o Jucá, e Elisângela Mesquita Ximenes, como representante de Anil. Participaram da Pré-Conferência de Jucá, 78 cidadãos, e na de Anil, 87 pessoas, entre usuários, trabalhadores da saúde e gestores". (Por Francisco Rosemiro Guimarães - secretário da Saúde de Cariré).

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré entregou certificados às concludentes do Curso de Fabricação de Embalagens para Presente




A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social vem de entregar certificados a um total de 15 alunas do Curso de Fabricação de Embalagens para Presente, o qual foi realizado de 27 de junho a 1 de julho de 2011, tendo como local, as dependências da própria secretaria municipal. Ministrou as aulas, a professora Conceição Morais de Aguiar. Na confecção das embalagens foram utilizados os seguintes materiais: papel ondulado, cola quente, fita de cetim e flores artificiais. O curso teve uma duração de 20 horas/aula e foi ministrado pela Empresa CR Crescimento, ganhadora de licitação pública. O mesmo contou com participação de donas de casas, jovens adolescentes e até senhoras da Terceira Idade.

Estiveram presentes ao encerramento do Curso de Fabricação de Embalagens para Presente, a primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, a representante da Empresa CR Crescimento, Mirna Morais Aguiar e a professora e orientadora do referido curso, Conceição Morais Aguiar. Por sua vez, Virgina Souza Aguiar dirigiu a palavra às alunas concludentes, solicitando que as mesmas continuem a confeccionar suas peças de embalagens, no sentido de divulgá-las e vendê-las aos compradores interessados, pois desta forma poderão angariar recursos financeiros para suas próprias subsistências econômicas.

Conselheiros municipais da Assistência Social de Cariré receberam capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS

FOTO:CORTESIA DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CARIRÉ
Foi realizada recentemente, no Telecentro Comunitário desta cidade, a Capacitação dos Conselheiros Municipais da Assistência Social, sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A capacitação foi iniciada com uma breve palestra proferida pela presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Cláudia Nascimento Gonçalves, que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância dos conselheiros em acessar o site do SUAS e a estarem informados sobre as notícias relacionadas à assistência social no País e no Estado do Ceará. Em seguida, a assistente social Adriana Leôncio forneceu aos conselheiros, a senha de acesso e apresentou todo o sistema, mostrando o Cadastro do SUAS (CADSUAS), onde ficam armazenadas todas as informações dos municípios em relação à Assistência Social, além do SUASWEB, o qual armazena as prestações de contas do mencionado órgão. Na ocasião, Adriana Leôncio também apresentou o Demonstrativo Sintético 2010, o qual foi preenchido e aprovado por todos e, em seguida, encaminhado para a avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Dentre as participantes da capacitação acima mencionada, destacamos a presença da atuante e dinâmica secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, a primeira dama Virgina Souza Aguiar.