Secretaria da Educação de Cariré / SDTS / Senar-CE promovem de 27 a 29 de junho, Curso de Plantas Medicinais, em Alto dos Honório

FOTO/ARTE:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR/CE), promoverá nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Curso de Plantas Medicinais, no distrito de Alto dos Honório, no horário das 8:00h às 17:00h. 

Referido curso profissionalizante é gratuito, com direito a almoço, dois lanches diários, apostila, com distribuição dos produtos fabricados  pelos próprios alunos, além de produção de mudas medicinais. Ao final do Curso de Plantas Medicinais, serão entregues os certificados aos alunos que tiverem concluído a carga horária.

As inscrições estão abertas e qualquer pessoa a partir dos 16 anos de idade poderá fazer a sua inscrição com Tatiane Alves, diretora da Escola Lucas Rodrigues de Brito, no distrito de Alto dos Honório. Não haverá necessidade em ser alfabetizado(a), para participar do mencionado curso.

Secretaria da Educação de Cariré esteve presente à reunião mensal da UNDIME, realizada em Fortaleza

FOTO/DIVULGAÇÃO:Secretaria da Educação de Cariré (CE)

Aconteceu no último dia 14 de junho de 2013, no Auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, a reunião mensal da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Ceará (UNDIME-CE). Esteve representando o município de Cariré, o acadêmico de Administração, Francisco Douglas de Souza Farias, que também é assessor técnico da secretária municipal da Educação e primeira dama, Virgina Souza Aguiar, a qual foi bem representada pelo mesmo, na referida reunião.

FOTO/DIVULGAÇÃO:Secretaria da Educação de Cariré (CE)


Pauta da Reunião

Por ocasião  da reunião mensal da UNDIME-CE, foram debatidos os seguintes assuntos: CONAE 2014, com a palestra do Prof. Raimundo Nonato Nogueira Lima, coordenador do Fórum Estadual de Educação (FEE). Atualização do Programa de Ações Articuladas (PAR), pela Profª Ednar Diniz, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Orientações sobre a implantação do Piso Salarial do Magistério e as implicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, palestra proferida pelo dr. Fernando Justa, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Impacto das Portarias Interministerial Nº 1.496/2012 e 04/2013 (custo aluno), no Orçamento Municipal, proferida pelo Prof. Arnaud Cavalcante, consultor educacional do Instituto Técnico de Serviços Especializados (ITESE).

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Município de Cariré (CE) participou da segunda Oficina de Implementação de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde

FOTOS/DIVULGAÇÃO:Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

A Secretaria da Saúde de Cariré se fez presente à segunda Oficina de Implementação de Ouvidorias do Sistema Único em Saúde (SUS), realizada nos dias 11 a 13 de junho, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, numa promoção da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE). O município de Cariré (CE) esteve sendo representado pelo enfermeiro Francisco Rodrigues Martins e pela técnica Beatriz Rodrigues.

O objetivo da realização da referida oficina foi aprofundar a formação das equipes municipais que implantaram suas ouvidorias, contribuindo para o processo de qualificação do trabalho cotidiano dessas ouvidorias. 
FOTO/DIVULGAÇÃO:Secretaria da Saúde de Cariré (CE)
 

O Estado do Ceará assumiu a tarefa de colaborar com o apoio técnico e a qualificação das equipes dessas ouvidorias municipais, e a União comprometeu-se em fornecer o Sistema Informatizado OuvidorSUS e o apoio técnico para garantir o bom funcionamento dessas ouvidorias.
 

Papel das Ouvidorias do SUS

As ouvidorias do SUS têm o papel de acolher as manifestações dos cidadãos, efetuar o encaminhamento, orientação e acompanhamento da demanda e dar retorno ao usuário, na busca de propiciar uma resolução adequada aos problemas apresentados; ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS; possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados; e subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde.