Núcleo Gestor da APAE de Cariré esteve reunido com representante da Secretaria Municipal de Educação

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES

Foi realizada na última quarta-feira, dia 25 de janeiro, a reunião com o Núcleo Gestor da Associação de Pais e Amigos de Excecpcionais-APAE de Cariré e o professor José Maria Rocha, representando a Secretaria da Educação, com a finalidade de debater sobre a inclusão de excepcionais nas escolas da rede pública municipal de ensino. Na ocasião, foram prestados vários esclarecimentos aos pais de excepcionais presentes ao encontro e sendo realizadas indagações se os mesmos concordavam ou não em transferir seus filhos do Centro de Atendimento Educacional Especializado Lidiana Pinho Teles da APAE local, para as escolas da rede pública municipal de ensino.

A maioria absoluta dos pais não concordou com essa transferência, alegando que os filhos excepcionais não são bem tratados nas mencionadas escolas, sendo considerados por alguns alunos normais como "desiguais", "loucos" e "retardados". Afirmaram ainda os pais que no Centro de Atendimento Educacional Especializado Lidiana Pinho Teles seus filhos recebem um tratamento mais humanizado e igualitário, ao mesmo tempo em que estavam satisfeitas com as atividades sócioeducativas realizadas pelo referido Centro. Por sua vez, o professor José Maria Rocha, mostrou-se solícito, ouvindo atentamente as mães dos excepcionais e afirmou que iria estudar e encontrar uma solução mais viável para não prejudicar o aprendizado de seus filhos.

Estão tendo prosseguimento as atividades do Projeto Minha Família Faz a Diferença, com a realização do Curso de Arranjos Florais, na sede da STDS

Contando com a participação de adolescentes portadores de deficiências e das respectivas mães, estão tendo prosseguimento as atividades do Projeto Minha Família Faz a Diferença, com a realização do Curso de Arranjos Florais. Referido Projeto será encerrado no mês de abril de 2012. É uma promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS. As ações estão sendo desenvolvidas na sede da STDS de Cariré, com carga horária de seis horas semanais, nas segundas-feiras e quartas-feiras, no turno da manhã, das 08:00 às 11:00 horas. A instrutora da turma de alunos é a sra. Antonita.

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES

O projeto beneficia 15 adolescentes portadores de deficiência e mais 15 mães, totalizando 30 pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e tem como objetivos: "Proporcionar aos deficientes e às suas famílias, a oportunidade de fortalecerem os laços familiares e, ao mesmo tempo, aprenderem uma atividade que gere renda através do Curso de Arranjos Florais. Promover uma maior aproximação do deficiente com sua família através da arte; proporcionar uma qualificação profissional às pessoas com deficiência; organizar exposição de trabalhos; promover a valorização e a inclusão produtiva do deficiente; proporcionar uma melhor autoestima à pessoa com deficiência; promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; desmistificar perante a sociedade que a pessoa com deficiência, não é capaz de exercer as mais diversas atividades profissionais; promover a discussão sobre a importância de respeitarem as pessoas com deficiência; abrir espaço para divulgação de trabalhos e inclusão no mercado de trabalho".

Todo material confeccionado ao final do projeto será exposto e vendido a preço popular. O que for arrecadado com a venda dos produtos será utilizado para proporcionar às crianças e adolescentes da APAE de Cariré, um curso de Embalagem para Presentes. Ao final do Projeto será entregue às famílias um kit com material, para que as mesmas possam começar a trabalhar por conta própria.