29 de maio é Dia do Desafio e Cariré (CE) concorrerá contra Porto Real (RJ). Encare o desafio! Mexa-se e incentive um amigo a ser mais ativo! Vamos lá?

FOTO/ARTE:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio é uma competição mundial voltada para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por - no mínimo - 15 minutos consecutivos. A partir disso, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da população. O importante é se mexer. Vamos lá?

 FOTO/ARTE:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Há 4 anos, o município de Cariré participa do evento, na campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas. Esse ano, Cariré concorrerá contra Porto Real, um município do estado do Rio de Janeiro. Portanto, dia 29 de maio encare o desafio! Mexa-se e incentive um amigo a ser mais ativo. Você se mexe e o mundo mexe junto.

Com parecer favorável do IPHAN, a Prefeitura Municipal de Cariré vai restaurar a antiga estação ferroviária

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Finalmente, serão iniciadas as obras de restauração da antiga estação ferroviária de Cariré, com parecer favorável por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A empresa Ágape Construções e Incorporação será a responsável pela execução das obras, conforme licitação já aprovada, com recursos oriundos do IPTU e orçados no valor de R$ 58.184,25.

FOTOS/ARQUIVOS:Cariré em Revista

 

Segundo o parecer nº 016/13 - DITEC/IPHAN/CE, "a Prefeitura Municipal de Cariré pleiteia a cessão de uso da antiga estação ferroviária do município para abrigar um centro de informações [...]. A estação ferroviária se encontra em estado de arruinamento, restando apenas as alvenarias e alguns elementos decorativos em massa. O projeto prevê a reconstrução da coberta, reposição de esquadrias em madeiras e recomposição de revestimento (pisos e paredes), procurando restaurar a feição original da edificação, conforme registros fotográficos".
 
 (Clicar na imagem, para ler o Parecer do IPHAN, com maior resolução!)

"Temos a dizer que o projeto é adequado e segue os critérios técnicos de restauração de imóveis com valor cultural. Fazemos apenas uma ressalva para que os vãos originais correspondentes às bilheterias sejam reabertos na fachada norte", ressalta o parecer do IPHAN (na foto ao lado)

Já o Memorial Descritivo e Justificativo da arquiteta e urbanista Elisângela Renault Lopes, sugere que sejam restauradas as instalações elétricas e hidráulicas. Quanto à sineta, telefone Morse, telégrafo e carimbador de bilhetes, pertencentes à estação na época de seu funcionamento, os quais atualmente se encontram em exposição no Museu Municipal de Cariré, a arquita Elisângela Lopes escreveu o seguinte:"Recomendo, dentro da medida do possível, que estes objetos possam voltar a seu antigo prédio, para ficar em exposição de uma maneira adequada e protegida, ou pelo menos fotos com a informação de onde se encontram".

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.