Iniciadas as primeiras obras de construção da Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) da cidade de Cariré-CE


Foram iniciadas e seguem em ritmo acelerado as obras de construção da Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) de Cariré, que faz parte das obras de implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Sobral, que estão orçadas no valor de R$ 39.721.718,60. Mas, vale salientar que esse valor global será rateado com os demais municípios que fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) da Macrorregião de Sobral.

Já a CTR de Cariré está orçada no valor de R$ 1.772.602, 26 e tendo como contrapartida do Governo Municipal de Cariré, a compra e cessão de uma grande área de terreno de 10.000m2, onde a CTR está sendo construída às margens da Rodovia Antônio Clemente Araújo (CE-253), no sentido de quem segue para Alto Feliz e Arariús.

As obras de construção da Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) de Cariré estão sendo executadas pela S.A.Paulista de Construções de Comércio, tendo como órgão executor a Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, em parcerias com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE).


Como funcionará a ETR-Cariré?
Será um ponto de transferência intermediária de resíduos coletados no Município, através de caminhão compactador, que depois serão colocados em carreta de maior capacidade, que então levará os resíduos até a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que estará localizada em Sobral. 

**** VEJA MAIS FOTOS DOS PRIMEIROS SERVIÇOS DA ETR-CARIRÉ, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Groaíras: Prefeito Ueliton e comitiva estiveram no 3º BPM e Delegacia Regional da Polícia Civil, clamando por segurança


Nos últimos dias, uma onda de assaltos vêm deixando a população groairense assustada e preocupada. Pensando na segurança da população, o prefeito Ueliton Vasconcelos, acompanhado da sua base na Câmara Municipal de Groaíras, se reuniu na manhã desta segunda-feira (08/01), com o comandante da 3º Batalhão de Polícia Militar em Sobral, tenente-coronel Francisco Assis Azevedo de Sousa. Na pauta, os reclames da população de Groaíras, que clama por segurança. 

🔺Depois de uma hora de reunião ficou acordado entre Coronel Assis, vereadores e o prefeito Ueliton, que medidas para inibir a ação desses delinquente serão tomadas energicamente. 

🔺Ainda pela manhã, os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do município de Groaíras foram até a Delegacia Regional da Polícia Civil, onde foram recebidos pela Delegada Rita Porto, que então orientou sobre as medidas cabíveis e urgentes a serem tomadas para viabilizar o trabalho da Polícia Civil no município de Groaíras.

'Pastoril Estrela Guia' de Cariré vem resgatando e valorizando a cultura popular, com as apresentações em cidades da região


O grupo Pastoril Estrela Guia é mais um grande projeto da Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru (AACFM), que busca resgatar, incentivar, valorizar e fomentar a cultura popular dentro do município de Cariré, com exposição para todo estado do Ceará. O Pastoril Estrela Guia conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, tendo como coreógrafos a professora de dança Soliane Melo e o dançarino Paulo Rocha.

No ano de 2017, o Pastoril Estrela Guia já realizou inúmeras apresentações, destacando-se as realizadas nas cidades de Sobral, Meruoca, Reriutaba, além de Cariré. O grupo pastoril conta ainda em sua agenda, com  apresentações marcadas ate o fim de janeiro 2018. 

Vale ressaltar que o Pastoril Estrela Guia é um projeto inovador na área cultural, o qual é formado por crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino de Cariré-CE.


**** VEJA MAIS FOTOS DAS APRESENTAÇÕES, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1833117886760990.1073742499.100001883903125&type=3

Balas de fuzil do Exército são desviadas para facção GDE

Comando da 10ª Região Militar, sediado em Fortaleza, determinou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o furto de lote de aproximadamente 14 mil cartuchos de calibre 7.62, munição utilizada em fuzis. O crime vinha sendo apurado sigilosamente até o fim de semana passado. O site cearanews7.com teve acesso, com exclusividade, às informações do caso.


Um soldado do Exército está preso acusado de ter repassado a munição para bandidos da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) que atua na comunidade Babilônia, um conjunto de blocos de apartamentos residenciais construído pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, localizado no bairro Passaré, na zona Sul da Capital.

O desvio da munição militar foi descoberto há uma semana e o soldado – cuja identidade é mantida em sigilo pelas autoridades – foi preso após a descoberta pelo Serviço de Inteligência de que ele atuava à serviço da facção GDE dentro da corporação.

Em troca pelo desvio da imensa quantidade de munição, o militar teria recebido como pagamento um imóvel e uma motocicleta. O local foi descoberto e lá os oficiais da Inteligência encontraram parte da munição furtada de um paiol do Exército localizado no Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Ipu: Homem é acusado de matar égua a pauladas e chutes e o crime revolta a população

Um crime está causando revolta na população de Ipu. Um homem está sendo acusado de matar uma égua, que pertencia ao seu vizinho, a pauladas e chutes, porque o animal entrou no seu terreno para beber água.

O caso aconteceu na localidade de Santa Tereza II e já foi levado à Delegacia de Ipu. O major Elcir de Castro chegou a gravar um vídeo sobre o caso e afirmou que acompanhará o andamento do processo.

Fonte:http://cearanews7.com/

Em busca do voto, deputados temem a rejeição do eleitorado

Desconfiança, revolta e frases do tipo: "vou anular meu voto, porque vão continuar os mesmos que estão aí". É isso o que alguns deputados estaduais, entrevistados pelo Diário do Nordeste, já têm ouvido ou temem ouvir da população, ao longo deste ano, nas incursões pelos municípios cearenses em busca de votos para conquistar a reeleição. Não é novidade que sucessivos escândalos de corrupção, somados à crise econômica nacional, têm levado a um descrédito "generalizado" dos brasileiros em relação à classe política. Próximo às eleições, porém, o cenário de "repúdio" tem preocupado parlamentares na hora do corpo a corpo com os eleitores.

Apesar da desconfiança do eleitorado, vista como "natural", deputados consideram que estar "olho a olho" com o eleitor ainda é a ação mais importante na corrida eleitoral. Tanto que, para demonstrar credibilidade, além de divulgar serviços que conseguiram levar aos municípios, eles devem priorizar o fato de que não têm ficha suja. O deputado Osmar Baquit (PSD), por exemplo, avalia que é "impossível" fazer tudo o que prometeu, mas enfatizará no pleito que não responde a processos por envolvimento em irregularidades.

"Lógico que o eleitor está descrente com a política, com tanta desonestidade. Uma parte da classe política vem sujando a política, e a política não é isso de roubo, desonestidade, é uma coisa boa, são maus que deturpam. Então é lógico que eu espero ter um reconhecimento de onde eu trabalhei, como trabalho mais na zona rural, de levar abastecimento de água, energia, trator, poços profundos, adutoras de engate rápido. E cabe a gente ter a consciência tranquila de ter uma ficha limpa e ter feito um bom serviço nos municípios que nós atuamos", argumentou.

Inpe prevê chuvas abaixo da média na região Nordeste no primeiro trimestre de 2018

Dentre as nove capitais nordestinas, Fortaleza foi a que registrou o menor volume de chuvas no último mês de 2017. A Capital cearense acumulou apenas 14,6 milímetros em dezembro, quase 72mm a menos que a líder Teresina, no Piauí, onde o acúmulo foi de 86,4mm no período, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A projeção do instituto para este trimestre - meses de janeiro e fevereiro, que correspondem à pré-estação no Ceará; e março, primeiro mês da quadra chuvosa cearense -; também não é favorável: segundo o Inpe, a probabilidade de a Região Nordeste ter chuvas abaixo da média no período é de 40%, contra 35% de provável volume dentro da média e 25% acima.
Capitais-nordestinas