Definido ontem, dia 26 de junho, o rateio para policlínica da microrregional Norte

FOTO: http://www.saude.ce.gov.br

O governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Saúde, Arruda Bastos, se reuniu na tarde desta terça-feira (26) com prefeitos e representantes dos municípios que fazem parte da microrregional de saúde de Sobral onde está instalada a Policlínica. São ao todo 24 municípios: Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Sobral, Uruoca, Varjota.

No contrato de rateio, fica definido quanto cada município assume no custo mensal da nova unidade regional, com os custos compartilhados entre o Governo do Estado e todos os  municípios que atenderão a  população da Região, que corresponde a 613.104 habitantes. Na policlínica regional, o Governo do Estado participa com 42,42% dos custos mensais e os municípios da região com 57,58%. No custeio do CEO regional, já em funcionamento e com rateio definido, o Governo do Estado assumiu 41% e os municípios 39%. Governo Federal ficou com 20%.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré vem de lançar o Projeto "Ritmos da Melhor Idade"

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré está lançando mais um projeto voltado à Terceira Idade Cidadã, denominado "Ritmos da Melhor Idade", que tem como objetivo o resgate das músicas dançantes que fizeram sucesso no passado, destacando-se os ritmos do xote, do baião, da lambada, da valsa, forró brega, dentre outros, pertencentes ao cancioneiro nordestino e à música popular brasileira. O referido Projeto consiste em levar um carro com som eletrônico até as localidades e distritos do município, onde funcionam os grupos da Terceira Idade Cidadã. 
FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES
 
 

A estréia do Projeto "Ritmos da Melhor Idade",  já aconteceu na última segunda-feira, dia 25 de junho, na quadra da localidade de Muquém de São Pedro, com bom número de idosos e até de jovens e crianças da comunidade local, num encontro de gerações, os quais puderam curtir e dançar os melhores ritmos musicais dançantes de todos os tempos, notadamente o forró nordestino. Na ocasião, os jovens do Projovem Adolescente de Muquém de São Pedro brindaram o grupo da Terceira Idade Cidadã, com apresentação de dança com a música "Cintura Fina", numa homenagem aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião".

FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES

Projeto "Ritmos da Melhor" é de autoria do autor deste blog, que logo foi aprovado pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar. Temos um grandiosíssimo acervo de músicas de todos os gêneros, pois sou pesquisador do Forró Nordestino e da Música Popular Brasileira, já há um bom tempo. Pensando bem, se existe o "agito jovem", também vamos fazer o "agito da melhor idade", com a finalidade de levar alegria, melhora da autoestima e promover a socialização da Terceira Idade Cidadã de nosso município. Dançar também é bom para a saúde, segundo especialistas.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré em parceria com o Senar-Ce promoveu na localidade de Alto Feliz, o Curso de Fabricação de Pães Caseiros

FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES


Continuando com sua plataforma administrativa de levar até as comunidades da zona rural do muncípio as oficinas e cursos profissionalizantes, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré vem de realizar na localidade de Alto Feliz, o Curso de Fabricação de Pães Caseiros, no período de 20 a 23 de junho de 2012, com uma carga horária de 32 horas/aula e que foi ministrado por Disney Lemos, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar/Ce.

O local onde a oficina do curso funcionou foi no Anexo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, onde estão instalados o Projovem Adolescente e o Grupo da Terceira Idade Cidadã de Alto Feliz.  Referido curso contou ainda com a participação de 16 pessoas oriundas do Projovem Adolescente, Estação Família, do Assentamento Bonito, da Terceira Idade Cidadã e da comunidade em geral.


Foram confeccionados durante a realização da oficina do Curso de Fabricação de Pães Caseiros, os seguintes produtos: pão queijo, bolos, pão de mel de abelha, pão francês, fácil, rizólio, coxinha, pastel, bolinhas de queijo e demais produtos derivados da massa do trigo, segundo informações da instrutora Disney Lemos.

FOTO & TEXTO: VICENTE J.RODRIGUES


   
VIRGINA SOUZA AGUIAR, SECRETÁRIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CARIRÉ, ESTEVE EM ALTO FELIZ
Para conferir de perto o andamento do Curso de Fabricação de Pães Caseiros e acompanhar o encerramento das atividades, esteve na localidade de Alto Feliz, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar (foto), que pediu a todos os alunos/as participantes que levassem a sério o que aprenderam durante a oficina do referido curso, no sentido de continuarem a produzir os produtos derivados da massa do trigo e, desta forma, vendê-los nas comunidades onde residem, para angariar alguns recursos financeiros para suas subsistências e as de suas famílias.
FOTO: ACERVO DO BLOG CARIRÉ EM REVISTA

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.