Secretaria da Educação de Cariré realizou ontem (18), o encontro da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM - VIDA)

FOTOS& TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES









Ontem (18), no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré, foi realizado o encontro da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM - VIDA), promovido pela Secretaria Municipal da Educação. Alunos, diretores e coordenadores de várias escolas municipais estiveram participando do evento.

Estiveram compondo a mesa do cerimonial, os seguintes convidados: Edite Lourenço, secretária municipal da Educação; Paulo Bastos, secretário municipal da Agricultura; Mirna Moraes, articuladora do Selo Unicef; Tatiane Alves, diretora escolar; Rosa Paiva, NR COM da 6ª Crede; Cassiano Gameleira, aluno do Colégio Dom José Tupinambá da Frota, de Sobral.

Na ocasião, a secretária da Educação de Cariré, Edite Lourenço, fez uso da palavra para dizer que "a COM - VIDA é uma nova forma de organização na escola pública e se baseia na participação de estudantes, diretores e comunidade e na promoção do intercâmbio entre a escola e a comunidade. Por isso, a COM - VIDA chega para somar esforços com outras organizações das escolas, tais como, o Grêmio Estudantil, a Associação de Pais e Mestres e o Conselho da Escola, trazendo a Educação Ambiental para todas as disciplinas", enfatizou.

ENTENDA O QUE É COM - VIDA

COMISSÃO COM-VIDA
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola

É uma organização na escola que tem por objetivo geral desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental de forma permanente e continuada, envolvendo a comunidade. Estudantes são os principais articuladores da Com-vida. O principal papel da Com-vida é realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Os grandes objetivos da Com-vida na escola são:

· - Ajudar a cuidar do Brasil, assumindo como orientação a Carta das Responsabilidades «Vamos Cuidar do Brasil».

· - Fazer a Agenda 21 na Escola.

· - Participar da construção do Projeto Político-Pedagógico da escola.

· - Realizar a Conferência de Meio Ambiente na Escola.

· - Promover intercâmbios com outras Com-vidas e com as Agendas 21 locais.

· - Observar, pesquisar, conservar e ajudar a recuperar o meio ambiente.

· - Contribuir para tornar a escola um espaço agradável, democrático e saudável.

Além desses objetivos que são comuns para todas as Com-vida, cada escola vai debater e definir outros objetivos e responsabilidades da sua comissão. Assim cada Com-vida vai envolver a comunidade escolar para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos. A Com-vida faz parte da comunidade escolar. Todas as pessoas e organizações envolvidas com o tema na escola podem participar. Além delas, a escola pode convidar outras pessoas e organizações comprometidas com o meio ambiente.

COMPOSIÇÃO

A Com-vida é composta por estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade que participaram da Conferência do Meio Ambiente na Escola e outros convidados interessados no tema.

ORIGEM DA COM-VIDA

A primeira proposta de se criar a Com-vida vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelo Ministério do Meio ambiente em parceria com o Ministério da Educação em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de «conselhos jovens de meio ambiente» nas escolas do país.

«Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.» (Herbert de Souza)

Realizada a Capacitação Sobre o Semiárido do "Eixo Educação Para a Convivência com o Semiárido" do Selo Unicef 2009-2012

FOTOS: CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DA SEDE




Na última segunda-feira, dia 16, aconteceu no Centro Comunitário desta cidade, a reunião do grupo de trabalho do "Eixo Educação Para a Convivência com o Semiárido" do Selo Unicef 2009-2012. O evento contou com a participação das escolas de ensino infantil e fundamental Francisco Hermínio Ponte, da sede, Tenente Avelino Gomes, de Anil e Monsenhor Antônio Cândido, de Alto Feliz. Flávio Braga Martins, mobilizador dos Temas de Participação Social do Selo Unicef, esteve na coordenação da reunião e da capacitação.

Na ocasião houve a entrega de certificados da Capacitação Sobre o Semiárido do "Eixo Educação Para a Convivência com o Semiárido". O evento recebeu total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Educação, em parcerias com os CRAS da sede municipal e da zona rural de Anil.