Grupo Folclórico Mandacaru recebeu as premiações de primeiros lugares em todas as categorias do Festival Municipal de Quadrilhas do 4º Cariré Junino

 FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES

O Grupo Folclórico Mandacaru sagrou-se o campeão "arrastão" do Festival Municipal de Quadrilhas do 4º Cariré Junino, sendo premiado em primeiros lugares de todas estas categorias: Melhor Quadrilha, Melhor Marcador, Melhor Rainha, Melhor Noivo, Melhor Noiva e Melhor Repertório Musical. Na última segunda-feira, dia 11 de junho, todos os premiados receberam seus troféus que foram entregues pela Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, no mesmo local em que foram realizadas as apresentações das quadrilhas.


O Grupo Folclórico Mandacaru da cidade de Cariré é coordenado e orientado pelo diretor de Cultura, Marcelo Araújo Alves, que também exerce a função de marcador da referida quadrilha municipal e da Quadrilha "Luar do Sertão", de Sobral. É um dos mais talentosos da região Noroeste do Estado, em artes cênicas, apresentador de eventos, coordenador e marcador de quadrilhas regionais.

POSTADO POR: Vicente J. Rodrigues - Categoria efetivo / Matrícula 408, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI). 

Cão estranho invade pista de apresentação da Quadrilha "Cumade Elza", de Forquilha, no 4º Cariré Junino

Quando da segunda noite de realização do Festival Intermunicipal de Quadrilhas do 4º Cariré Junino, um fato pitoresco chamou a atenção dos brincantes da Quadrila "Cumade Elza", de Forquilha, e do público presente ao evento: um cão invadiu a pista onde os quadrilheiros faziam suas apresentações. 

FOTO:VICENTE J.RODRIGUES

Será que ele estava a procura de seu dono em meio àqueles estranhos ou estava achando curioso as evoluções das danças dos quadrilheiros? E para o marcador da "Cumade Elza" retirar o cão da pista, não foi nada fácil, pois o mesmo insistia a todo momento em ficar acompanhando as evoluções das danças dos quadrilheiros.

POSTADO POR: Vicente J. Rodrigues - Categoria efetivo / Matrícula 408, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI).

Município de Cariré é beneficiado com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

FOTO: REPRODUÇÃO WEB

Municípios recebem Centrais do Programa de Aquisição de Alimentos

Nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) inaugura centrais de recebimento e distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios de Groaíras, no Norte do Estado, e Caridade, no Sertão Central. O município de Varjota, também no Norte, recebe uma nova central do PAA na sexta-feira (15).

A ação faz parte de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Cada Central de Recebimento e Distribuição do PAA recebe um computador, mesa, cadeira, isopores e caixas plásticas para armazenamento de produtos hortifrutigranjeiro. Os produtos que serão distribuídos são doce, nata, bolo, queijo coalho, banana, carne suina, carne ovina, cebolinha, coentro, batata doce, peixe, ovo caipira, jerimum, galinha caipira, carne bovina e outros.

As novas centrais do PAA destes três municípios irão beneficiar 36 entidades socioassistenciais que oferecem refeições gratuitas e contínuas para pessoas em vulnerabilidade social. Os fornecedores são agricultores familiares dos municípios beneficiados ou das circunvizinhanças.

Unidades inauguradas

Os municípios de Alcântaras e Cariré foram beneficiados com a implantação das Centrais do PAA. Em Alcântaras são 10 agricultores familiares fornecem alimentos para cinco entidades. Em Cariré, são quatro agricultores que fornecem os alimentos para duas entidades.

O investimento no projeto é de R$ 239.514,04, oriundos da parceria entre Ministério e Secretaria. O pagamentos dos alimentos é feito diretamente pela SDA aos agricultores. Segundo a coordenadora estadual do PAA, Mônica Macedo, “já são 54 municípios atendidos pelo PAA e até o final deste ano serão em torno de 65 novos municípios serão beneficiados”, explica.

FONTE: http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/6026-municipios-recebem-centrais-do-programa-de-aquisicao-de-alimentos 

POSTADO POR: Vicente J. Rodrigues - Categoria efetivo / Matrícula 408, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI).