Prefeito Antônio Martins participa de reunião com os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cariré (SEMMA)

Na última terça-feira (05), às 07:30h, o prefeito Antônio Martins, acompanhado da chefe de Gabinete Luciana Miranda e do novo secretário do Meio Ambiente, Roberto Kelson, esteve realizando uma reunião integrada com os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Na ocasião, o prefeito Antônio Martins pediu a todos os servidores assiduidade no trabalho, bem como, zelo pelos equipamentos e ferramentas usados pelos mesmos. Pediu ainda que todos os servidores da Secretaria do Meio Ambiente usassem os equipamentos de proteção individual (EPIs), para uma melhor segurança para todos e que zelassem por eles, pois estes eram primordiais na segurança e saúde de todos os colaboradores. O prefeito Antônio Martins pediu ainda o empenho de todos na limpeza da cidade, fazendo assim que a nossa cidade possa oferecer ambientes limpos e saudáveis para toda a população. 

Fazendo uso da palavra, o secretário do Meio Ambiente, Roberto Kelson pediu aos colaboradores zelo e dedicação aos trabalhos executados por aquela Secretaria e, que junto com o prefeito Antônio Martins e toda a equipe, poder fazer um bom trabalho à frente da Secretaria do Meio Ambiente, pois a partir daquele momento, além de colaboradores, todos se sentissem parceiros da terceira gestão de Antônio Martins.

Prefeito Antônio Martins participa de reunião virtual para eleição da Presidência do CGIRS/RMS

O prefeito Antônio Martins, ao lado do novo secretário de Meio Ambiente de Cariré, Roberto Kelson Ferreira, participou da reunião virtual para eleição da Presidência do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS), composto por 18 municípios.  O prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, foi eleito por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (06/01), durante a cerimônia virtual.

Por sua vez, o município de Cariré foi um dos pioneiros na região Norte do Ceará a realizar audiências públicas para implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cariré, englobando os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo dos resíduos sólidos. 

Essa luta teve início ainda na segunda administração do prefeito Antônio Martins, graças ao grande trabalho realizado pelo então secretário municipal de Meio Ambiente, Adauto Eleotério Araújo, que teve prosseguimento na gestão do ex-prefeito Elmo Aguiar, quando Adauto Araújo continuou no cargo de secretário, trabalhando ao lado do secretário-adjunto, Roberto Kelson Ferreira, em 2017, e que agora em 2021 vem de ser nomeado para o cargo de secretário titular da SEMMA, nesta terceira gestão do prefeito Antônio Martins. 

Objetivos do programa de gestão integrada de resíduos sólidos

Considerando a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos e a política do Governo do Estado em fomentar estratégias de atendimento à legislação nacional e estadual que tratam desta temática, o programa tem o objetivo de criar condições para o estabelecimento de um sistema de gestão integrada de resíduos nos municípios que fazem parte dos consórcios CGIRS-RMS e COMARES-UL, tornando-se referência no Estado.