Prefeitura Municipal de Cariré está realizando emplacamento de vias públicas e numeração de todas as casas da zona urbana da cidade

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES






A Prefeitura Municipal de Cariré, em consonância com a Secretaria da Administração e por meio de uma empresa previamente contratada e autorizada através de Licitação Pública, está realizando em primeira etapa, os serviços de emplacamento de 450 vias públicas da cidade. Em seguida, na segunda etapa, iniciará os trabalhos de numeração de um total de 2.800 casas.

De acordo com o Serviço de Emplacamento de Ruas e Numeração de Casas, "no início e no final de uma rua, estão sendo colocadas duas placas, uma em cada esquina; nos cruzamentos, cada rua receberá duas placas, das quais uma na esquina da quadra que termina sempre à direita da mão que regula o trânsito e outra em posição diagonalmente oposta na quadra seguinte".

Conforme declarações do prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, "a sinalização das vias públicas é essencial para que qualquer cidadão possa chegar ao lugar desejado, especialmente, para os que nos visitam. É um tanto quanto desconfortável o cidadão sair à procura de um endereço numa cidade onde não exista qualquer sinalização indicando o nome dos logradouros do município, nem ao menos o nome das ruas, avenidas, etc. Relevante, também, para quem trabalha em serviços de entrega e até para os correios".

Prefeitura Municipal de Cariré está realizando a retirada de capinzal do Açude Cabeça do Boi

FOTOS: SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA DE CARIRÉ



Imagens da retirada de capinzal nas margens do Açude Cabeça do
Boi, no distrito de Alto dos Honório, Município de Cariré

A Prefeitura Municipal de Cariré, através das Secretarias da Infraestrutura e da Agricultura, continua realizando os trabalhos de retirada de centenas de milhares de toneladas de capinzal nas margens do Açude Cabeça do Boi, no distrito de Alto dos Honório. É que a situação do Açude Filinto Aguiar, mais conhecido como "Cabeça do Boi", estava trazendo preocupação para os moradores daquele distrito e às autoridades constituídas do município. O açude, com capacidade para armazenar 7 milhões de metros cúbicos de água, estava sangrando desde janeiro. Por conta da sangria, o capim que cresceu no meio do reservatório estava sendo empurrado para o vertedouro e poderia impedir a passagem da água. Se isso de fato acontecesse, o açude poderia transbordar e a barragem romperia. Desde abril, a situação estava causando preocupação aos moradores de Alto dos Honório e localidades circunvizinhas.

"Estamos fazendo a retirada do capinzal, antes que aconteça o pior", disse o prefeito de Cariré, Antônio Martins, que esteve no local, fazendo uma avaliação da situação. Por sua vez, segundo o líder político e comunitário Eduardo Brito, "em 2009, a situação era praticamente idêntica a que estamos vendo hoje. O capinzal cresceu e teve que ser amarrado para evitar que fosse empurrado para a sangria. Na operação, foram utilizados seis quilômetros de corda no trabalho".

Já o agricultor José Valdir Farias, presidente da Associação de Apicultores do Alto dos Honório, afirmou que viu o açude ser construído em 1988 e que a barragem do reservatório é que mais preocupava. "Fizemos com ajuda da comunidade um roço na parede do açude para facilitar a vistoria", disse José Valdir. A comunidade onde ele mora, Alto dos Honório, sofre com a sangria, pois o único acesso à localidade é pelo vertedouro do açude.

Consequências

O "Cabeça do Boi" foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e é administrado pelo Município de Cariré. É utilizado para abastecer de água as residências dos moradores de Alto dos Honório. Na avaliação do coordenador da Defesa Civil local, Wilson Maranhão, o transbordamento desse açude poderia trazer consequências desagradáveis, como destruição de propriedades rurais, danos nas estradas que cortam a região e inundação na cidade de Sobral, pois o açude está construído acima do Ayres de Souza (Jaibaras), outro importante reservatório que também estava sangrando.

Prefeitura Municipal de Cariré restaurou a "passagem molhada" sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio

FOTOS: SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA DE CARIRÉ




Imagens da restauração da "passagem molhada" sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio

A Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria da Infraestrutura vem de recuperar um trecho de 50 metros de extensão da "passagem molhada" sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio, que havia sido destruído pela ação das grandes cheias ocorridas no corrente inverno. Com o referido trecho cortado, ficou impraticável a passagem de veiculos automotores e até de pessoas. O transporte de uma margem a outra do Rio Acaraú estava sendo realizado por meio das tradicionais canoas. Estavam ilhadas as comunidades de Flores e Jucá.

Logo que as cheias sobre o leito do Rio Acaraú cessaram, o prefeito Antônio Martins ordenou à Secretaria de Infraestrura, a restauração da "passagem molhada", quando foram utilizadas uma potente retroescavadeira e uma caçamba. Segundo estimativas do prefeito Antônio Martins, foram colocadas no local, um total de 500 carradas de material, incluindo pedra e piçarra. Agora, já há condições normais de tráfego para quem se desloca de Tapuio a localidade de Flores e ao distrito de Jucá.