Prefeitura Municipal de Cariré está realizando a retirada de capinzal do Açude Cabeça do Boi

FOTOS: SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA DE CARIRÉ



Imagens da retirada de capinzal nas margens do Açude Cabeça do
Boi, no distrito de Alto dos Honório, Município de Cariré

A Prefeitura Municipal de Cariré, através das Secretarias da Infraestrutura e da Agricultura, continua realizando os trabalhos de retirada de centenas de milhares de toneladas de capinzal nas margens do Açude Cabeça do Boi, no distrito de Alto dos Honório. É que a situação do Açude Filinto Aguiar, mais conhecido como "Cabeça do Boi", estava trazendo preocupação para os moradores daquele distrito e às autoridades constituídas do município. O açude, com capacidade para armazenar 7 milhões de metros cúbicos de água, estava sangrando desde janeiro. Por conta da sangria, o capim que cresceu no meio do reservatório estava sendo empurrado para o vertedouro e poderia impedir a passagem da água. Se isso de fato acontecesse, o açude poderia transbordar e a barragem romperia. Desde abril, a situação estava causando preocupação aos moradores de Alto dos Honório e localidades circunvizinhas.

"Estamos fazendo a retirada do capinzal, antes que aconteça o pior", disse o prefeito de Cariré, Antônio Martins, que esteve no local, fazendo uma avaliação da situação. Por sua vez, segundo o líder político e comunitário Eduardo Brito, "em 2009, a situação era praticamente idêntica a que estamos vendo hoje. O capinzal cresceu e teve que ser amarrado para evitar que fosse empurrado para a sangria. Na operação, foram utilizados seis quilômetros de corda no trabalho".

Já o agricultor José Valdir Farias, presidente da Associação de Apicultores do Alto dos Honório, afirmou que viu o açude ser construído em 1988 e que a barragem do reservatório é que mais preocupava. "Fizemos com ajuda da comunidade um roço na parede do açude para facilitar a vistoria", disse José Valdir. A comunidade onde ele mora, Alto dos Honório, sofre com a sangria, pois o único acesso à localidade é pelo vertedouro do açude.

Consequências

O "Cabeça do Boi" foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e é administrado pelo Município de Cariré. É utilizado para abastecer de água as residências dos moradores de Alto dos Honório. Na avaliação do coordenador da Defesa Civil local, Wilson Maranhão, o transbordamento desse açude poderia trazer consequências desagradáveis, como destruição de propriedades rurais, danos nas estradas que cortam a região e inundação na cidade de Sobral, pois o açude está construído acima do Ayres de Souza (Jaibaras), outro importante reservatório que também estava sangrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.