Bolsa Família no Ceará: mais de 26 mil famílias tiveram benefício cancelado e outras 108.101 foram bloqueadas

Auditoria feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) identificou “indícios de inconsistência cadastral” nos dados sobre mais de 2,5 milhões de famílias que recebiam o benefício do Programa Bolsa Família. Do total, cerca de 470 mil famílias estavam enquadradas na faixa com renda per capita acima de meio salário mínimo. Nesse caso, os benefícios foram cancelados.

Cerca de 1,5 milhão de famílias tinham renda per capita entre R$ 170 e meio salário mínimo. Elas tiveram o benefício bloqueado e a liberação só será feita depois que o beneficiário fizer o recadastramento. Somando as famílias que tiveram o Bolsa Família cancelado com as que tiveram o benefício bloqueado, o total chega a cerca de 1,97 milhão.

O levantamento identificou ainda “indícios de inconsistência cadastral” nos dados sobre cerca de 620 mil famílias enquadradas na faixa com renda familiar per capita de até R$ 170. Por enquanto, esses beneficiários não terão o Bolsa Família cancelado ou bloqueado, mas precisarão fazer o recadastramento, segundo a CGU.

Terremoto atinge costa oeste dos Estados Unidos

A região da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, foi atingida por um terremoto de 4,5 graus na manhã desta quinta-feira (4). Até o momento, nenhuma vítima foi reportada pelas autoridades locais.

De acordo com o USGS, centro de pesquisa geológicas dos Estados Unidos, o abalo teve seu epicentro registrado a 3 km de distância da cidade de Berkeley, na Califórnia.

O centro também informa que o abalo foi percebido a 13 km de profundidade. Não há, por enquanto, registro de danos ou feridos, segundo o Twitter oficial do governo do estado da Califórnia para situações de emergência.

A rede social foi imediatamente inundada com comentários de moradores da região, o que colocou o terremoto como um dos assuntos mais comentados do mundo. Muitos relatam terem sido acordados pelo terremoto e deixaram suas camas às pressas. 

*** Com informações da Sputnik News Brasil. / VIA: www.noticiasaominuto.com.br/mundo

Seca provoca morte de milhares de peixes em açude no Ceará

De acordo com matéria postada no 'Caderno Regional' do jornal eletrônico Diário do Nordeste(http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral)nesta quinta-feira (04/01): "Milhares de peixes, na maioria tilápia, morreram neste início de ano em Pedra Branca, no Sertão Central. De acordo com a administração municipal o problema ocorreu no Açude do Povo, situado na periferia da cidade. A estiagem prolongada provocou a redução crítica do volume de água do reservatório e a falta de oxigênio para os peixes. Na terça-feira (2) a vizinhança começou a perceber o mau cheiro provocado pela putrefação dos peixes. A fedentina podia ser sentida por toda a cidade.

Imediatamente a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) do Município iniciou a limpeza do açude que até 1990 abastecia a cidade. A Seduma levou dois dias para concluir a remoção dos peixes mortos. O trabalho foi realizado por 40 operários com o auxílio de máquinas. Além de botas e luvas eles precisaram utilizar máscaras para minimizar forte odor".

Proposta na Câmara Federal prevê pena de até três anos para pichação de monumento tombado

A Câmara analisa proposta prevendo que quem pichar ou depredar monumentos tombados poderá pegar de um a três anos de prisão, mais multa. O texto (PL 8349/17) é de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) fixa a detenção de seis meses a um ano, mais multa, como pena para o crime de pichação e conspurcação de monumentos tombados em virtude de seu valor histórico, artístico ou arqueológico.

A proposta de Antonio Anastasia pune a violação do patrimônio histórico e cultural com a pena já estabelecida pela Lei de Crimes Ambientais para o ato de destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial.

Tramitação

O texto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para votação em Plenário.

Fonte: http://cearanews7.com

Seis presidenciáveis estão envolvidos em escândalos que mancham reputação, segundo informações do CearáNews7

Em levantamento feito pelo Datafolha, Ciro aparece como investigado pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa quando esteve à frente da Secretaria de Saúde do Ceará no Governo Cid Gomes.

A ação, de autoria do procurador da República Celso Leal, denuncia atos irregulares que foram identificados durante a instalação do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Cariri, região Sul do Ceará.

Entenda

Outros nomes de presidenciáveis envolvidos em escândalos que sujam o currículo e mancham a reputação: Lula, Temer, Aécio, Serra, Alckmin e Marina Silva. Ciro está bem acompanhado.

Fonte: http://cearanews7.com/ciro-e-mais-6-presidenciaveis-estao-envolvidos-em-escandalos-que-mancham-reputacao/

Facção GDE invade bairro em Fortaleza e expulsa dezenas de famílias de suas casas

Cerca de 300 famílias residentes no Barroso II, comunidade localizada na zona Sul de Fortaleza, estão sendo expulsas de suas casas por ordem de uma facção criminosa que invadiu e dominou completamente o bairro. A saída dos moradores começou na noite desta quarta-feira (3) em um clima de muita tensão, revolta e tristeza. A Polícia Militar ocupou as ruas com viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e patrulhas dos batalhões de Choque (BPChoque) e Raio (BPRaio) para dar segurança na hora da mudança.

A ordem para que as casas localizadas em, pelo menos, seis ruas e várias travessas do Barroso II surgiu na manhã de ontem, quando várias pichações foram feitas nos muros das casas durante a madrugada. Quem determinou a retirada das famílias teria sido bandidos pertencentes à facção GDE (Guardiões do Estado) que estão escondidos ali desde o último fim de semana, quando houve uma fuga em massa de detentos em uma das Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPL) no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Homem surta e quebra imagens em igrejas de Acopiara,CE

Um homem surtou e destruiu imagens e objetos em igrejas de Acopiara, no interior do Ceará, nesta quarta-feira (3). De acordo com a Polícia Militar, três igrejas católicas da cidade foram arrombadas e foram vandalizadas. O autor dos atos, que sofre de esquizofrenia, tentou arrombar uma quarta igreja da cidade, mas não conseguiu romper a grade de proteção.

Incêndio destrói mata na área de proteção da Bica do Ipu

Mais um incêndio de grandes proporções atinge nesta quarta-feira (3) na área de proteção ambiental (APA) da Bica do Ipu, no norte do Ceará. O fogo teve início por volta das 14h, no Bairro Reino de França, e se alastrou pela mata.

A coordenação da APA não informou a dimensão territorial, mas alertou que, em função do calor, da baixa umidade e dos ventos fortes, o fogo se alastra rapidamente pela região.

Resgate de animais

Funcionários da APA, que atuam como brigadistas voluntários, controlaram as chamas com ajuda da população no final da tarde. Em dezembro do ano passado, outro grande incêndio atingiu o parque.

Os voluntários resgataram animais domésticos da área atingida pelo fogo e também animais silvestres da região.

Fonte: g1.globo.com/ce/ceara/noticia

Hoje, quinta-feira (4), às 19h, haverá apresentação do 'Reisado Cultura Nordestina', em frente à Fábrica de Cultura de Cariré


DIVULGAÇÃO: Marcelo Araújo Alves / Facebook

Hoje (4) será realizada apresentação do Grupo Pastoril Estrela Guia, às 19:00h, em frente à Fábrica de Cultura de Cariré-CE


DIVULGAÇÃO: Marcelo Araújo Alves / Facebook