Comissão do Fórum Municipal da Educação de Cariré elegeu seus representantes às Conferências Distritais que serão realizadas de 10 a 18 de abril de 2013

FOTOS:Divulgação/Secretaria da Educação de Cariré (CE)

A Comissão do Fórum Municipal da Educação esteve reunida na sede da Secretaria da Educação de Cariré, no dia 2 de abril, com o objetivo de elaborar os cronogramas das Conferências Distritais e da Conferência Municipal da Educação, além de eleger os representantes do Fórum Municipal da Educação às Conferências Distritais que serão realizadas de 10 a 18 de abril de 2013. 

O evento contou com as presenças da secretária municipal da Educação, Virgina Souza Aguiar, da presidente do Conselho Municipal da Educação (CME), Michelle Orlando, e do coordenador da III Conferência Municipal da Educação, Francisco Douglas Farias.


            CRONOGRAMA DAS CONFERÊNCIAS DISTRITAIS E MUNICIPAL
LOCALIDADE
DATA
PALESTRANTE
HORÁRIO
01
JUCÁ
10-04-2013
CARMIRANDA MIRANDA
16 HORAS
02
ALTO DOS HONÓRIO
11-04-2013
PEDRO AZEVEDO
16 HORAS
03
BOA ESPERANÇA
16-04-2013
JOSÉ MARIA ROCHA
16 HORAS
04
ANIL
17-04-2013
AGUIDA SILVEIRA
16 HORAS
05
CACIMBAS
18-04-2013
PERLON CHAVES
16 HORAS
06
CONFERÊNCIA MUNICIPAL
   24-05-2013
REPRESENTANTE DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
18 HORAS
07
CONFERÊNCIA MUNICIPAL
25-05-2013
REPRESENTANTE DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
08 HORAS
  
CRONOGRAMA DOS REPRESENTANTES DO FÓRUM MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO NAS CONFERÊNCIAS DISTRITAIS
LOCALIDADE
TITULAR
SUPLENTE
01
JUCÁ
Doriedes Honório de Sousa
Maria Aparecida Epaminondas Silva
02
ALTO DOS HONÓRIO
José Chaves Neto
Luciano de Abreu Brito
03
BOA ESPERANÇA
Virgílio Felix de Lima Sousa
Patrícia Sousa Manso
04
ANIL
Mirna Moraes de Aguiar
Manuela Aparecida Epaminondas Silva
05
CACIMBAS
Irany Alves de Sousa
Adauto Eliotério

Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas realizou a Semana de Mobilização contra a Tuberculose

FOTOS:Divulgação/Equipe de Saúde da Família de Cacimbas-Cariré
                   
Dados do Ministério de Saúde informam que o  Brasil está entre os 22 países onde se concentram 80% dos casos de tuberculose do mundo, por isso a Tuberculose é um  importante problema de saúde pública. É uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse ou espirra. Os principais sintomas são: tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. A população deve ficar atenta ao principal sintoma da tuberculose, que é tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Apresentando esse sintoma, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Se for tuberculose, o tratamento é iniciado imediatamente e a cadeia de transmissão é interrompida.

A Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas, tendo em vista a conscientização deste grave problema de saúde pública, realizou de 01 a 05 de abril de 2013, a Semana de Mobilização contra a Tuberculose, onde foram desenvolvidas Ações Educativas, Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios e Testes de PPD aos comunicantes.  A busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios foi bastante satisfatória, pois foram coletadas 15 amostras de escarro para baciloscopia de BAAR, exame diagnóstico para a Tuberculose.

Na Unidade  Básica de Saúde (UBS) de Cacimbas foram ministradas palestras educativas antes dos atendimentos, durante toda semana. Os agentes comunitários de saúde (ACS's) também realizaram palestras informativas sobre a doença na visitas domiciliares e  nas comunidades.

Vale ressaltar que o Teste de PPD (exame de sensibilidade ao bacilo da tuberculose), foi realizado em quatro comunicantes do paciente em tratamento de Tuberculose, todos com resultado final negativo para a doença.
                     
As ações Educativas e de busca ativa aos suspeito é atividade periódica da Equipe de Saúde, que faz coleta de Baciloscopia (escarro) sempre que necessário, sendo destinado uma data no calendário mensal da Equipe como "O DIA DA TOSSE", para desenvolver palestras sobre a doença nas visitas domiciliares e nas Unidades Básicas de Saúde (USB).

Por outro lado, na Escola Inácia Rodrigues, a Equipe de Saúde da Família (ESF) também realizou uma roda de conversação entre os adolescentes, com exposição de colagem, video informativo e premiação de chocolate aos alunos que participaram da atividade.
                  

AUTORA DA MATÉRIA:
Áurea Carneiro - enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas-Cariré
                  



FOTO:Facebook/Áurea Carneiro

Gincana de Conscientização contra a Tuberculose é promovida pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Cariré

FOTOS:Divulgação/Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Luta contra a tuberculose, e em comemoração a essa data, a Secretaria da Saúde de Cariré eleaborou a Gincana de Conscientização contra a Tuberculose, a qual se realizou nos dias 26 e 27 de março e 01, 02 e 03 de abril, contando com um conjunto de ações que foram executadas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando prestar uma assistência mais direcionada ao paciente tuberculoso e à prevenção da doença a nível nacional.

FOTOS: Divulgação/Secretaria da Saúde de Cariré (CE)


A Gincana de Conscientização contra a Tuberculose teve como objetivo promover uma "disputa" saudável entre as equipes de saúde, onde no decorrer da semana, os profissionais das nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município executaram ações diversificadas, tendo como foco principal o atendimento ao paciente tuberculoso, a busca ativa de sintomáticos respiratórios e a prevenção da doença. Cada ação realizada teve uma pontuação atribuída e ao final da semana, a equipe que tiver alcançado a maior pontuação será premiada com uma máquina fotográfica digital.

Nos dias 10 e 11 de abril será realizada a avaliação das ações nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), e no dia 12 de abril será a culminância, onde todas as equipes se reunirão para o fechamento das ações, apresentação das pontuações e distribuição do prêmio. A culminância será realizada na quadra do Centro de Esportes Inácio Martins Pereira, a partir das 8:00 horas da manhã e será aberta à população. Contamos com a participação de todos.

AUTORA DA MATÉRIA: 
Ana Elza Fontenele Rocha - 
enfermeira-diretora da Atenção á Saúde.


FOTO ARQUIVO:Cariré em Revista