Groaíras e Cariré estão de luto com o falecimento de Chico Martins, o "Sanfoneiro do Povo", que animou várias gerações

Os amigos e forrozeiros da região receberam com muita tristeza, na noite de ontem, a notícia do falecimento de Francisco Martins Melo, 73 anos, o renomado Chico Martins, o "Sanfoneiro do Povo", ocorrido às 18h15 desta terça-feira (31), no Hospital Regional de Sobral. Chico Martins já se encontrava internado há alguns dias.

A saúde do grande sanfoneiro/cantor Chico Martins começou a ser fragilizada, quando  há mais ou menos um ano e meio foi detectado um problema grave no coração. Daí em diante, Chico Martins foi submetido à realização de duas cirurgias e vinha lutando pra viver. Infelizmente, no começo da noite de ontem (31), o coração  dele não resistiu aos tratamentos convencionais, e o grande e querido sanfoneiro Chico Martins veio à óbito, deixando uma grande legião de amigos e forrozeiros da região lamentando sua partida eterna.

Conforme divulgação do Facebook do Motinha Mota, de Groaíras, postada agora há alguns minutos, "O corpo de Francisco Martins Melo está sendo velado em sua residência na Av. São José, 750. A missa de corpo presente será amanhã dia 02/01 às 08:00 horas da manhã e em seguida seguirá para o sepultamento no cemitério local. Desde já os familiares agradecem pelo ato de fé e solidariedade cristã" .


Em 2012, Chico Martins foi tema de reportagem no renomado site nacional, "Forró em Vinil", de São Paulo, com a publicação de um CD de sua autoria e a postagem  de uma biografia sobre a vida do querido sanfoneiro, desde o seu ingresso na vida artística, e apresentações em várias festas de forró aqui pela região norte do Estado do Ceará. 

Leia a biografia de Chico Martins, que foi postada no mencionado site nacional, no dia 21 de julho de 2012 (http://www.forroemvinil.com/tag/chico-martins/):

“Francisco Martins Melo nasceu em 20 de dezembro de 1946, na localidade de Anil, no sertão do município de Cariré – Ceará, sendo filho do agricultor Joaquim Martins Leitão e de Maria Rodrigues Melo. Quando era criança já tinha a música como a coisa mais importante em sua vida. Seus tios eram tocadores de 8 baixos.

Chico Martins era muito pobre e não podia comprar uma sanfona.Em 1964 partiu para o Rio de Janeiro. Chegando lá foi trabalhar na construção civil. Com o que ganhava conseguiu comprar a primeira sanfona e foi aprender por sua conta. Em 1965, encontrou-se com o sanfoneiro Expedito Brabo, o qual lhe deu umas instruções sobre as notas musicais. Passou a treinar sozinho e começou a tocar em 1968, voltando, então, para sua terra natal, no interior do Ceará.

Chico Martins, já residindo em Groaíras, casado e com família estabelecida naquela cidade do sertão do Ceará, teve o privilégio de tocar com Trio Nordestino, no Tremendão Sport Club. O sanfoneiro e cantor Lindú estava doente e foi então substituído pelo também sanfoneiro e cantor Genário. Chico Martins teve ainda o prazer de acompanhar o Trio Seridó, já em Brasília, a passeio, além de outros artistas nordestinos. Vale salientar que o timbre vocal de Chico Martins tem uma semelhança com a voz de Lindú, ex-sanfoneiro e cantor do Trio Nordestino.

Francisco Martins continua apaixonado pela sanfona e pela nossa cultura popular nordestina. Ele acha que temos que preservar a nossa cultura, para que as futuras gerações possam usufruir das belezas que a nossa música e o nosso folclore oferecem.”