Secretaria Municipal da Agricultura de Cariré realizou a entrega de kits de irrigação por gotejamento na localidade de Flores

O secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, Romualdo Teles [VÍDEO] ao lado de seus assessores-técnicos, esteve na localidade de Flores, para entrega de kits de irrigação a pequenos produtores rurais que residem às margens do Rio Acaraú. Segundo declarou Romualdo Teles, esses kits são utilizados numa determinada área por gotejamento e propicia uma grande economiza de água nos períodos mais quentes. "O equipamento é uma concessão da Superintendência Regional da Agricultura do Estado do Ceará, que já enviou para Cariré um total de 100 kits. Já estamos com outra relação para vir mais 100 kits, perfazendo assim um total de 200 kits de irrigação por gotejamento", reforçou Romualdo Teles.

O primeiro kit  foi entregue ao casal Edmundo Medeiros e  Hermínia Sales, residentes na localidade de Flores. Por sua vez, a Sra Hermínia Sales  [VÍDEO] assim declarou: "O kit é muito importante pra mim, porque às vezes a gente tem vontade de fazer uma 'hortazinha', mas não contava com essa ajuda do kit, a caixa, isso custa dinheiro e tem que ser bem aproveitado. Plantar nossa hortaliça é importante, a gente evita de usar agrotóxico, adubo químico. A gente pode plantar usando adubo orgânico, dando nosso jeito para evitar as pragas [...]. Pra mim, o kit vai me favorecer, porque eu já não vou comprar mais hortaliça, eu vou produzir aqui. Eu vou plantar batata-doce, pimentão, cheiro verde, alface, mamão, pra o nosso consumo, e o que sobrar a gente vende". 

Esteve também em Flores, a convite de Romualdo Teles, o secretário da Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré, Renato Oliveira Brandão[VÍDEO]., que na ocasião declarou que "é muito gratificante podermos ajudar o produtor rural, dar condições para que ele permaneça produzindo no campo".

Por sua vez, Isa Aparecida de Brito Viana [VÍDEO], coordenadora de Assistência Técnica da Secretaria Municipal da Agricultura de Cariré e tecnóloga em Fruticultura, também fez uso livre da palavra, para se colocar à disposição dos produtores rurais, quanto ao apoio técnico e orientações necessárias ao preparo do solo e plantio de fruticulturas nas áreas a serem irrigadas na região de Flores.