Secretaria da Educação de Cariré promoveu a 5ª Formação Continuada com a participação de todos os professores do Programa Brasil Alfabetizado


Aconteceu no pátio da Secretaria Municipal  da Educação (SME) de Cariré/CE, a 5° Formação Continuada com todos os professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que teve como objetivos: avaliar o nível de aprendizagem dos alunos do programa e, também, traçar metas e estratégias para conseguir alcançar o objetivo principal que é alfabetizar o máximo de alunos possível ao final do Ciclo. 


A Formação Continuada foi ministrada  pelo gestor local do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Francisco Douglas Farias, e pela coordenadora de Acompanhamento, Mirna Moraes de Aguiar. (Veja nas fotos acima).

PROGRAMAÇÃO
 
Às 8:00h - Acolhida e dinâmica; 
Às 8h30 - Relato de professores sobre a realidade de cada turma; 
Às 9:00h - Apresentação do "Vídeo Cordas"; 
Ás 9h30 - Palestra sobre "Consciência Fonológica"; 
Ás 10h30- Estudo de Caso sobre "Vídeo e Escrita de Texto";
Ás 11:00h - Estudo de Propostas para Matemática: "Matriz de Referência"; 
Ás 11h30 - Apresentação da Rotina Mensal e Material Didático; 
Às 12:00h - Encerramento.

Será realizada hoje (5/10), a Abertura da II Semana do Bebê de Cariré, com a celebração de missa em ação de graças na Igreja de São Francisco de Assis


Hoje (5/10), terá início a Abertura da II Semana do Bebê de Cariré - Todos Juntos pela Primeira Infância, com a celebração de missa em ação de graças na Igreja de São Francisco de Assis, a partir das 19:00 horas, quando também haverá apresentação cultural das crianças atendidas pelo Projeto "Dança criança, cresce mamãe", com a entrada em procissão: mães, gestantes e bebês, além da distribuição de panfletos com a programação da II Semana do Bebê de Cariré-CE. Toda a programação será realizada de 05 a 11 de outubro/2014.

A programação terá prosseguimento amanhã (06/10), "Dia do Bebê Saudável", na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dona Maria José Rodrigues Ponte, com a realização da palestra "A importância do brincar", proferida por uma terapeuta ocupacional da Secretaria da Saúde de Cariré, quando serão promovidas diversas atividades envolvendo crianças de 0 a 6 anos e suas mães, trabalhando a parte psicomotora das crianças, bem como proporcionar um momento de socialização alegre e descontraído aos participantes.

Paralelamente, também haverá escovação supervisionada por dentistas da Secretaria da Saúde de Cariré, com a distribuição de kits de higiene dental; ação descentralizada com a verificação do cartão de vacinação e avaliação nutricional.

Ainda fazendo parte da programação, no período de 06 a 10 de outubro, também haverá a realização de palestras e oficinas nos Territórios Saúde da Família das seguintes localidades:Juré, Jucá, Arariús, Alto Feliz, Alto dos Honório, Tapuio, Cacimbas, Almas, Sede I e Sede II e Escolas Municipais. Temas que serão abordados: 1) Crianças com Saúde; 2) Alimentação Saudável; 3) Educação Infantil: 4) Atenção á Criança em Situação de Vulnerabilidade; 5) Do Direito de Brincar ao Brincar de todas as crianças; 6) Enfrentando as Violências contra as Crianças; 7) Assegurando o Documento de Cidadania a todas as Crianças; 8) Controlando a Exposição Precoce das Crianças; 9) Acidentes na Primeira Infância.