Coopagro de Cariré faz aquisição de botijão de sêmen para a melhoria genética do rebanho bovino dos seus associados

 

A Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Cariré Ltda - Coopagro , fez a aquisição de um botijão de sêmen para melhoramento genético bovino do nosso município.  Junto ao botijão entregue pela empresa Araucária Genética Bovina foi ofertada pela mesma uma capacitação sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo- IATF, ministrada pelo médico veterinário João Alves Junior. A Coopagro manterá doravante um Banco de Sêmen Bovino à disposição dos seus associados, ficando a critério dos mesmos a escolha das raças de sua preferência. 


📷 Botijão de sêmen bovino.

Inseminação Artificial em Tempo Fixo- IATF contribuirá bastante para a evolução genética das raças, já que são utilizadas técnicas adotadas e provadas no mundo pela atuação de produtores rurais e profissionais afins. Valendo ressaltar que o aperfeiçoamento das melhores características genéticas é resultado do cruzamento entre as diversas raças existentes, ganhos em rusticidade, resistência a doença, parasitas, desempenho, eficiência e qualidade. 

Que é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF?
A inseminação artificial em Tempo Fixo é uma solução tecnológica que objetiva estruturar um modelo de transferência de tecnologia que possibilite a disseminação de genética para gados leiteiro e corte, desta forma as estratégias de inseminação são focadas na valorização e na promoção de touros , avaliados geneticamente, a fim de contribuir com a melhoria da caracterização racial dos rebanhos, bem como dos índices produtivos.