Ponte desaba no Rio Acaraú, isolando as cidades de Cariré e Groaíras


Fonte: Vídeo extraído do Site TV Verdes Mares de Fortaleza

"É muito ruim mesmo a situação de algumas rodovias do Ceará. No norte do estado, numa cidade chamada Groaíras, uma comunidade inteira está ilhada. Para visitar a cidade vizinha, Cariré, só mesmo de barco.

A ponte que liga o munícipio de Groaíras a cidade vizinha de Cariré caiu. Agora só é possível se deslocar atráves de canoa. Os canoeiros realizam centenas de viagem por dia" (Texto extraído do Site da TV Verdes Mares).

NOTA DO EDITOR: Dias após a matéria ter sido exibida pela TV Verdes Mares e com as poucas chuvas caídas na região, em final de março, populares construíram uma pequena "ponte" com troncos de carnaubeira, mas, vieram as chuvas de abril, o Rio Acaraú transbordou, arrastando a mesma. As pessoas, inclusive eu, que trabalho em Groaíras, continuam utilizando a tradicional canoa e pagando a bagatela de R$ 6,00 (passagem de ida e volta). Até quando vamos continuar neste sofrimento?...Alô, senhores políticos representantes de Groaíras e Cariré na Assembleia do Estado e Câmara Federal, movam-se! Façam alguma coisa pelo povo sofrido desta região!

Projeto Renascer terá prosseguimento e encerramento hoje(18), a partir das 19:00 horas, na quadra coberta Raimundo Nery, na sede municipal

FOTO REPRODUÇÃO:ngmaisportugues.blogspot.com
O Projeto Renascer terá prosseguimento e encerramento hoje(18), na quadra coberta de esportes Raimundo Nery, nesta cidade, com início a partir das 19:00 horas e contará com a participação do Grupo da Terceira Idade, Projovem Adolescente, Projovem Urbano, crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI e alunas do Projeto "Dança Criança, Cresce Mamãe". O projeto já se apresentou em distritos e localidades do Município de Cariré, sendo uma promoção da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Centro de Assistência de Referência Social-CRAS e tem como objetivos: despertar o verdadeiro significado da Páscoa, transmitir conhecimento e vivências da Páscoa em nossas vidas, conhecer e entender os significados dos símbolos pascais e unir idosos, jovens, adolescentes e crianças, no sentido de reviverem com respeito a celebração da Páscoa.

Curso de Culinária - Pratos Especiais foi realizado na sede própria da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré

FOTOS: VICENTE JOSÉ RODRIGUES









A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social promoveu o Curso de Culinária - Pratos Especiais, em sua sede própria, no período de 11 a 15 de abril. A duração do curso foi de 20 horas/aula e as 13 participantes receberam certificados. As aulas foram ministradas por Cláudia Gonçalves, contratada pela empresa CR Crescimento, ganhadora da licitação.

Ao final do citado curso, esteve presente a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, a qual procedeu a entrega dos certificados às participantes e afirmou que "a oferta de cursos dessa modalidade oferecem condições para que as senhoras donas de casa possam aprender a arte da Culinária e a obtenção de uma fonte de renda para a subsistência de suas famílias".

Curso de Bordados de Pedrarias em Sandálias foi realizado na sede municipal, beneficiando mulheres de baixa renda do Projeto Estação Família

FOTOS:VICENTE JOSÉ RODRIGUES




A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu o Curso de Bordados Pedrarias em Sandálias, em sua sede própria, beneficiando a um total de 14 senhoras cadastradas no Projeto Estação Família. O curso foi ministrado por Márcia Chaves, contratada pela empresa CR Crescimento, ganhadora da licitação.

A primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, esteve presente ao evento e afirmou que "o objetivo da realização de cursos profissionalizantes que são ofertados pelo Projeto Estação Família, têm como meta prioritária a obtenção da independência financeira e de subsistência, por parte das mulheres de baixa renda, que são cadastradas no projeto". Ao final do curso, que teve uma duração de 20 horas/aula, todas as participantes receberam certificados.

Curso de Bordados de Pedrarias em Sandálias foi realizado no distrito de Tapuio, beneficiando as mulheres cadastradas no Projeto Estação Família

FOTOS: VICENTE JOSÉ RODRIGUES

Mais um Curso de Bordados de Pedrarias em Sandálias, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, no distrito de Tapuio, beneficiando a um total de 20 mulheres cadastradas no Projeto Estação Família. As aulas foram ministradas por Márcia Chaves, através da empresa CR Crescimento.Todas as partcipantes do referido curso recebram certificados de 20 horas/aula.

Esteve presente ao evento, a primeira dama Virgina Souza Aguiar, promovendo palestra às participantes do curso e disse que "o Projeto Estação Família funciona desde junho do ano de 2010, promovendo diversos cursos e oficinas, tendo como metas, o desenvolvimento de competências familiares nos eixos de cognição pessoal, produtivos e promocionais para mulheres, mães e chefes de famílias, visando uma melhor qualidade na condução da unidade familiar.

Curso de Beneficiamento da Banana foi realizado na Fábrica de Doces de Cariré

FOTOS:VICENTE JOSÉ RODRIGUES


A Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu o Curso de Beneficiamento da Banana, na sede da Fábrica de Doces local, no período de 13 a 15 de abril, o qual foi ministrado pela professora Maria Lenir, do SENAR-CE. Referido curso teve a participação de 16 pessoas. Por ocasião do encerramento do Curso de Beneficiamento da Banana, estiveram presentes a primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar,o supervisor do SENAR-CE, Inácio Parente e a coordenadora do Programa Bolsa Família, Mirna Moraes Aguiar.

Na oportunidade, Inácio Parente afirmou que existe desperdício das frutas produzidas em nossa região e que deveriam ser beneficiadas e vendidas a preços módicos. "Temos que aproveitar o que a terra nos oferece", destacou Inácio Parente. Já a primeira dama Virgina Aguiar disse que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social tem como uma das metas prioritárias, a oferta de cursos profissionalizantes às pessoas de baixa renda no Município de Cariré, no sentido de que se qualifiquem para obtenção de uma fonte de renda, visando a independência financeira e à própria subsistência ou a de suas famílias.