Refinaria Premium II: Petrobras solicita Licença de Instalação


Mais um passo para a realização de um sonho de várias gerações de cearenses foi dado nesta quinta-feira (23). A Petrobras deu entrada junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) da solicitação de Licença de Instalação (LI) para a implantação da Refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A solicitação foi feita por  técnicos da Petrobras do Rio de Janeiro e a gerência local do projeto da Refinariam Premium Ceará II. A comitiva da Petrobras  foi recebida pelo superintendente adjunto da Semace, Arilo Veras; e pela diretora de Controle e Proteção Ambiental, Magda Kokay.

A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo. De acordo com a Petrobras, a produção da refinaria deve chegar a 300 mil litros de barris por dia, com investimento de US$ 11 bilhões. A produção de diesel vai beneficiar o mercado brasileiro, atendendo também a demanda de exportações, além da geração de cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

CONTINUE LENDO...

Anvisa suspende comércio e uso de Claritromicina 250mg/5ml; a resolução entra em vigor a partir de hoje (24)

A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao lote em questão

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União determina a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o território nacional, do lote 438569 do antibiótico Claritromicina 250mg/5ml grânulos para suspensão oral, fabricado pela empresa EMS S/A.

De acordo com o texto, laudo da Fundação Ezequiel Dias apresentou resultado insatisfatório em análise de teor de princípio ativo no medicamento.

A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao lote em questão.

A resolução entra em vigor a partir de hoje.

Ceará tem em média 81 casos de dengue por dia; descoberta de variante do vírus tipo 5 da doença pode dificultar desenvolvimento de uma vacina contra a dengue

De 2003 a 2013 foram 413 óbitos, sendo 64% (264) de dengue por complicação e 36% (149) de dengue hemorrágica. Descoberta de variante do vírus tipo 5 da doença pode tornar mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

A chuva deste início de ano traz esperança ao povo nordestino que sofre com a estiagem, mas também preocupação, sobretudo para os órgãos de saúde, pois aumenta a possibilidade de proliferação do Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue. A espécie se reproduz preferencialmente em ambientes com água parada, seja ela limpa ou suja, embora também possa se adaptar a outros ambientes.

Cuidados
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti é preciso estar atento a alguns cuidados: não deixar água parada em pneus fora de uso e na calha, as vasilhas que ficam abaixo dos vasos de plantas não podem ter água (o ideal é usar areia), garrafas e recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos, de cabeça para baixo, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo bem fechada.
.

Descoberta de variante do vírus preocupa
Neste ano, a preocupação é com o surgimento de um novo fator: a descoberta de mais uma variante do vírus da dengue, a partir de análises feitas em amostras de sangue colhidas durante uma epidemia da doença em 2007, na Malásia. O tipo 5 da doença pode tornar ainda mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

CONTINUE LENDO...

Musculação reduz risco de diabetes em mulheres, diz estudo


Mulheres que fazem musculação reduzem o risco de desenvolverem diabetes, de acordo com um estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard. 

O estudo acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas por um período de oito anos.

Levantar pesos, fazer flexões ou exercícios similares de resistência muscular foram relacionados a um risco mais baixo de diabetes, concluíram os pesquisadores. 

No que diz respeito especificamente à diabetes, os benefícios da musculação superaram os do exercício aeróbico. 

Mulheres que fazem pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos e ao menos uma hora também por semana de musculação tiveram a redução mais significativa (no risco de diabetes), se comparada com mulheres sedentárias. 

Elas reduziram em um terço as chances de desenvolverem diabetes 2. 

Especialistas já sabiam que a prática exercícios aeróbicos regularmente – tais como corrida ou natação – ajuda na diminuição do risco de se desenvolver esse tipo de diabetes. 

CONTINUE LENDO...

Rolezinhos e possível volta de protestos desafiam governantes


O crescimento do fenômeno dos rolezinhos e a organização de uma série de protestos contra a Copa do Mundo voltaram a testar a capacidade dos governantes brasileiros de responder à agitação nas ruas.

Nesta semana, o governo federal foi instado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) a se posicionar diante da polêmica causada pelos rolezinhos. Inicialmente restritos a shoppings na periferia de São Paulo, os eventos ganharam a adesão de outros públicos e passaram a ser marcados também em shoppings em zonas centrais de várias cidades.

O crescimento do fenômeno se deveu à repressão contra participantes por policiais e seguranças e a decisões judiciais que proibiram alguns eventos.

A Alshop pediu uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar do prejuízo de comerciantes com os atos. A presidente deverá escalar ministros para dialogar com a associação na semana que vem.

'Não vai ter Copa'

Segundo relatos em jornais, Dilma recentemente convocou uma reunião para tratar do assunto, preocupada com a possibilidade de que os encontros se transformassem em protestos.

CONTINUE LENDO...