Cheias do Rio Acaraú deixam populações ilhadas nos municípios de Cariré e Groaíras. Distrito de Jucá está ilhado e escola local é invadida pelas águas

Créditos:Francisco Rosemiro Guimarães

As primeiras chuvas caídas nas cabeceiras do grande Rio Acaraú e seus afluentes, ocasionaram as tradicionais cheias, com uma considerável parte da passagem molhada que liga o distrito de Tapuio ao de Jucá, tendo sido arrastada, pela força das águas, com os moradores de Jucá e localidades circunvizinhas ficando praticamente ilhados. A travessia das pessoas está sendo feita por meio das canoas. No distrito de Jucá, a Escola de Ensino Fundamental local foi invadida pelas cheias do Riacho do Pires, que passa próximo à cidade-distrito.

Já na localidade de Daniel, município de Cariré, a travessia de pessoas até a cidade de Groaíras, está sendo realizada por canoas. A passagem molhada que liga Cariré a Groaíras por rodovia estadual carroçável, está totalmente submersa pelas cheias das águas do Rio Acaraú.É notável o movimento de pessoas realizando as primeiras pescarias, nas áreas ribeirinhas. O pescado tem aparecido com mais abundância, por esta época. Os principais afluentes do Rio Acaraú, o Jucurutu e Macaco, apresentaram grandes cheias em seus leitos e ameaçam desalojar pessoas que moram próximas às areas ribeirinhas.