Cariré está na lista das cidades do Ceará que podem começar a 3ª fase de vacinação contra a Covid-19


A terceira fase de vacinação já pode começar em 14 cidades do interior do Ceará, de acordo com a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, que concedeu entrevista ao Bom Dia Ceará nesta quarta-feira (5). A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início de seu avanço de fase para hoje.

"Atualmente nós temos 14 municípios que já vacinaram mais de 90% dos seus idosos e eles podem progredir com essa terceira fase. Essa terceira fase ela é um pouco mais delicada já que são muitos grupos que começarão simultaneamente. Então nós temos os grupos de comorbidades, temos as pessoas com síndrome de down e gestantes e puérperas que vão começar de forma simultânea", disse.

Veja a lista de cidades:

Cariré
Catunda
Chaval
Cruz
Iracema
Irauçuba
Pindoretama
Porteiras
Quiterianópolis
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Tururu
Várzea Alegre

A 3ª fase de vacinação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 contempla pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.

Em vídeo divulgado na semana passada, Magda reforçou que é importante que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde Digital, informando em qual categoria de comorbidade se encaixa.

Confira a organização da vacinação

Primeira convocação:
- Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos;
- Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos;
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos;
- Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; -- Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras;
- Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segunda convocação:
Gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos
Pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

Também foi definida uma ordem de prioridade entre as pessoas com comorbidades. De acordo com a Sesa, a organização é:
- Cardiopatia
- Diabetes
- Obesidade IMC > 40
- Doença Neurológica
- Pneumopatia
- Doença Renal Crônica
Imunodeficiência

Documentos necessários

Os agendados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 terão que apresentar, no ato da convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano.

No caso das gestantes, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto), será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.

FONTE: G1 Ceará 

Comunicado urgente dirigido aos candidatos do cadastro reserva do programa AJA de Cariré-CE

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Cariré faz um comunicado urgente dirigido aos candidatos do cadastro reserva do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), informando que "Existem 7 vagas para Cariré, mas, todos os 33 do Cadastro Reserva devem se inscrever. Serão selecionados 7 novos AJAs e o restante continua como cadastro reserva, tendo em vista as desistências, ao longo dos 2 anos".

A relação do Cadastro Reserva de Cariré pode ser acessado em:

Lembrete Importante: Apenas os candidatos do cadastro reserva podem se inscrever e enviar documentos, até o dia 10 de maio. (Por sua vez, a SEMA do Governo do Ceará avisa que não serão recebidos documentos após essa data estabelecida).
👉 Envio da documentação AQUI 👈

Dr. Gilberto Alves Feijão está completando 80 anos; conheça a biografia do renomado advogado cearense filho de Groaíras

📷 Dr. Gilberto Alves Feijão e sua esposa Maria Salete Melo Feijão.

📷 Dr. Gilberto Alves Feijão ao lado da esposa e dos filhos, em evento realizado em Sobral.

📷Casal Gilberto Alves Feijão e Maria Salete Melo Feijão posam ao lado da numerosa família.

Registramos com muita satisfação nesta quarta-feira, dia 5 de maio, o aniversário natalício do renomado advogado Dr. Gilberto Alves Feijão, que está completando 80 primaveras em sua existência, mas, apesar da idade, continua lúcido e exercendo o que gosta: se comunicar com seus amigos conterrâneos e da região, através de um programa de rádio que faz aos sábados pela manhã, através das duas rádios comunitárias de Groaíras e com transmissão simultânea pelo Facebook.

Para saber mais detalhes sobre a vida desse grande groairense, publicamos aqui a sua biografia.

BIOGRAFIA DR. GILBERTO ALVES FEIJÃO

O homenageado Gilberto Alves Feijão, nasceu em 05 de maio de 1941, na localidade de Lagoa das Bestas, Município de Groaíras, filho de Olavo Alves Feijão e Domitilia Alves Melo.

Permaneceu como agricultor até aos 15 anos de idade. Daí em diante passou a exercer a função de comerciário e estudante, concluindo o curso primário em dezembro de 1959. Em seguida, passou a estudar em Sobral, no Colégio Sobralense, tendo ali concluído o curso ginasial em 1963. O curso cientifico ou ensino médio foi concluído no Liceu do Ceará, em Fortaleza.

Em 1965 foi aprovado em concurso público Federal e laborou de 1965 a 1973, junto ao Ministério da Agricultura. Em 1967 foi aprovado no vestibular de direito junto a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, sendo sua graduação em dezembro de 1971. Em janeiro de 1974 deixou seu emprego na Capital e instalou seu escritório profissional na cidade de Sobral.

Em maio de 1974, além das atividades em seu escritório, passou a exercer a função de Secretário Municipal de Administração no Município de Sobral, acumulando com a função de Procurador Jurídico do referido Município, nas gestões dos ex-prefeitos José Parente Prado e José Euclides Ferreira Gomes Júnior até o final de 1978.

De 1974 até 1997 foi procurador Jurídico do Grupo Votorantim (Fábrica de Cimento). Durante as décadas de 80 e 90 prestou assistência jurídica a diversos Municípios da Região Noroeste do Estado do Ceará e a empresas particulares.

Casou-se em 1975, com Maria Salete Melo Feijão e dessa união nasceram três filhos: Cesário Melo Feijão, Domitila Melo Feijão e Geórgia Maria Melo Feijão, que lhes deram 06 netos.

Em 2011 recebeu a medalha advogado padrão, pela OAB-CE. Em 2013 recebeu a Comenda do Instituto Padre Ibiapina, denominada Desembargador Adonias Lima, pelos 70 anos de existência da CLT. Em agosto de 2013 recebeu Menção Honrosa da Câmara Municipal de Sobral, pelos relevantes serviços prestados em Sobral e Zona Norte. Em dezembro de 2014 recebeu o troféu Personalidade Classe A, expedido pela empresa Edval Filho Promoções. Em setembro de 2015 ingressou como Acadêmico Fundador, cadeira 22, da Academia Sobralense de Letras Jurídicas – ASLEJUR, exercendo a função de conselheiro. 

Em 2016 escreveu e lançou seu primeiro livro denominado “ A Trajetória de um Sertanejo nascido em Groaíras–CE”. Em outubro de 2017 ingressou nos quadros da Academia Groairense de Letras (AGL), cadeira nº 04, que tem como Patrono seu irmão Raimundo Olavo e também é conselheiro.

Em outubro de 2017 concluiu o curso de radialista, através do Sindicado dos Radialistas do Ceará, estando credenciado a exercer o oficio, inclusive também está credenciado junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social na condição de jornalista.

Em julho de 2018 recebeu o título de Cidadania Sobralense, outorgado pela totalidade dos vereadores da Câmara Municipal de Sobral.

Em janeiro de 2019 foi eleito Diretor Adjunto da OAB-CE secção de Sobral. Finalmente, no dia 18 de maio de 2019, por votação unanime dos 09 vereadores da Câmara Municipal de Groaíras, recebeu solenemente a Medalha Padre Mororó, em decorrência dos relevantes serviços prestados ao Município e ao povo de Groaíras, no período de fevereiro de 1983 a dezembro de 2004, na condição de Procurador Jurídico de Groaíras, atendendo os interesses do serviço publico, bem como, a comunidade carente de sua Terra Mãe, Groaíras.