Fala da coordenadora do CAPS de Cariré, enfermeira Francisca Ribeiro, na Caminhada de Prevenção ao Suicídio; VÍDEO



Equipes de Saúde Mental do NASF e CAPS da Prefeitura Municipal de Cariré-CE promoveram na última sexta-feira (29/09), a Caminhada de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, com participação de estudantes de escolas públicas estaduais do ensino médio. A coordenadora do CAPS de Cariré, enfermeira Francisca Ribeiro, ao final da caminhada, realizou um pronunciamento e falou sobre a importância da prevenção ao suicídio, a preocupação dos profissionais da Saúde Mental quanto à busca e tratamento das pessoas em situação vulnerável. Para saber sobre a palestra, assista todo o vídeo.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO, PARA SE INSCREVER NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!


Governo Federal suspende programa antidrogas; estado do Ceará é um dos mais prejudicados

Diante de resultados considerados contraditórios sobre os efeitos para as crianças envolvidas, o governo federal decidiu suspender um segundo programa de prevenção ao uso de drogas. O Elos, voltado para crianças de 6 a 10 anos de idade na rede pública de ensino, é desenvolvido em parceria entre os ministérios da Saúde e da Justiça, com participação da Fiocruz na formação de multiplicadores e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O Ministério da Saúde suspendeu a expansão do Elos. O Ministério da Justiça, a execução do que vinha sendo feito até agora.

Reportagem publicada ontem pelo GLOBO revelou que o #Tamojunto, programa voltado para adolescentes de 12 e 13 anos, teve um efeito oposto ao esperado e fez aumentar em 30% o risco de esses jovens consumirem álcool pela primeira vez. O resultado está expresso numa pesquisa científica conduzida por pesquisadoras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicada em março deste ano na revista científica “Prevention Science”.

Passagens de ônibus para o Interior do Ceará ficarão mais caras a partir deste domingo (1º/10)

Sofrem reajuste linhas que fazem trajetos nas Regiões Norte, Cariri, Centro-Sul, Inhamuns, Sertão Central, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Litoral Leste.

Passageiros das linhas interurbanas de ônibus pagarão mais caro para se deslocar para Fortaleza a partir deste domingo, 1º. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsto do Ceará (Detran-CE), as passagens serão reajustadas em 2,421%. O cálculo foi realizado pelo Detran e homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). As linhas entre a Capital e os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza não sofrerão reajuste.

Confira quais são os temas que podem ser abordados na redação do Enem 2017 e estratégias para se dar bem na prova

Para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a preparação para a redação é fundamental. Isso porque essa prova vale 1000 pontos, enquanto nas outras áreas de conhecimento, o valor varia por conta da Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), método que dá pesos diferentes para as questões de acordo com o número de erros e acertos. O Exame será aplicado nos dois primeiros finais de semana de Novembro/17, nos dias 05 e 12, respectivamente. O resultado da edição 2017 será em Janeiro/18 no dia 19. Já o gabarito oficial, será publicado na quarta-feira seguinte à aplicação do Exame.


A exemplo dos últimos anos, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve continuar tratando de temas sociais. “A gente especula que a prova continue tratando de algum tema de grande abrangência e polêmica social, como tem sido nos últimos anos”, avalia o professor de sociologia e filosofia de uma escola particular do Rio de Janeiro Leandro Vieira, que também dá aula de atualidades para alunos que se preparam para a prova.

Entre as apostas do professor estão a questão ambiental e a mobilidade urbana, com foco no transporte público nas grandes cidades. “Esse tem sido um grande tema, desde os grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas, e costuma ser cobrado na redação do Enem”, diz. Ele também lembra do assunto liberdade de expressão. “Nos últimos anos tem havido um grande debate sobre o que pode ou não ser dito, os limites para a liberdade de expressão”, diz.

NASF/CAPS de Cariré promoveram ações de Prevenção ao Suicídio:Valorização da Vida, durante o "Setembro Amarelo"



Campanha de Prevenção ao Suicídio: Setembro Amarelo 2017

Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. A cor e o mês para a campanha não foram escolhidos à toa, o amarelo representa a chama da vida e a esperança; já setembro, foi escolhido por ser o mês com maior índice de suicídios no mundo e em comemoração ao dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Quando dados nos mostram que 32 pessoas conseguem cometer o suicídio é porque pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e foram socorridas a tempo, enquanto outras chegaram a pensar em suicídio. É a hora de refletir sobre como estamos lidando com nossas dores e emoções e o quanto valorizamos a nossa vida e a dos outros.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Mas como buscar ajuda sem saber onde e como pode ser ajudada?  Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada? Pensando nisso, a Equipe de Saúde Mental do NASF e CAPS da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, realizaram durante todo esse mês, atividades de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, trabalhando com palestras nas escolas, focando mais em grupos de adolescentes que segundo dados são os mais vulneráveis para a problemática, foram realizadas também conscientizações em sala de espera e hoje uma caminhada para chamar atenção de toda a população e nesse intuito a Equipe NASF e CAPS também se utilizou da Rádio Itamaracá FM, da cidade de Groaíras-CE, para divulgar, esclarecer, oferecer ajuda e orientar as pessoas para os possíveis acontecimentos.

Os trabalhos não param por aqui, o mês esta acabando, mas, os profissionais continuam em busca de quebrar os tabus, acolher e diminuir os índices de suicídio no município de Cariré-CE.