Secretaria Municipal da Saúde de Cariré participa da primeira fase do Projeto Tendas, em reunião realizada na 11ª Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral

A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré esteve presente à reunião realizada recentemente na  11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES/Sobral)),  a qual tratou sobre o desenvolvimento inicial da primeira fase do Projeto Tendas, onde se deu a formação dos facilitadores e, sequencialmente, haverá as oficinas locais nos Territórios do Programa Saúde da Família, para alavancar o desenvolvimento das práticas, nos cenários distintos, com novos olhares e percepções de todas as equipes.

Segundo divulgou a secretária municipal da Saúde, Dra.Rita Luíza Braga Honorato, em sua página de Facebook, "Cariré teve um destaque especial e fomos parabenizados pelos técnicos que vieram ao nosso município, e fiquei muito radiante pela nossa condição técnica. Hoje assinei o termo de compromisso e de seguimento deste projeto, com sorriso no rosto e a confiança na nossa equipe, novas propostas e formas lúdicas de cuidar e fazer acontecer na população e na gestão do prefeito Antônio Martins/Elmo Aguiar".

Termo de Seguimento - Projeto Tendas
Conforme está inserido no Termo de Seguimento - Projeto Tendas, "a adesão ao projeto representa o desejo e o compromisso de cada um em alavancar a qualidade dos indicadores de saúde do município, a partir de novos olhares e percepções das equipes locais sobre seus cenários de prática. Para tanto, convém lembrar que o desafio está só começando. Apoiar a equipe de multiplicadores, nessa nova fase, para dar seguimento ao projeto, será o passo decisivo para o sucesso final. A 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), por meio de sua equipe, dará todo apoio pedagógico necessário às equipes locais visando o pleno êxito do projeto".

Continue lendo...

EEEP Guiomar Belchior Aguiar de Cariré participa do Dia do Desafio (27/05) para combater o sedentarismo

Com o objetivo de incentivar a prática de hábitos saudáveis e esportes, nessa quarta-feira, 27, alunos, núcleo gestor, professores e funcionários da escola profissional Guiomar Belchior Aguiar participaram da competição mundial que envolve 22 países. As atividades foram desenvolvidas na quadra poliesportiva da escola e mobilizou mais de 330 pessoas. O evento, que contou com brincadeiras, ginástica e muito movimento, começou com aquecimento em forma de uma brincadeira cantada, depois todos participaram de um jogo social e finalizou com alongamento e uma ginástica aeróbica bem animada. 

O professor de Educação Física e organizador das atividades na escola, Luís Fernando Muniz Gomes destacou que “a participação da escola no desafio é de grande relevância, pois, a luta contra o sedentarismo deve ser constante e nossa EP é uma escola viva, onde todos nós estamos unidos para construir conhecimento e bem-estar”.

A ideia do desafio é mobilizar o máximo de pessoas a praticar pelo menos 15 minutos de exercício físico por dia, promovendo assim uma conscientização em massa da população sobre a importância de praticar esportes e atividades físicas.

Entenda a data
Todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, acontece o Dia Mundial do Desafio. Esta mobilização começou numa cidade canadense nos anos 1980 que estava enfrentando problemas para economizar energia. O prefeito da cidade determinou então que todas as pessoas após as 17 horas deveriam apagar as luzes de suas residências e sair de casa para praticar uma atividade física. A ideia deu certo e teve sequencia, passando a ser realizado todos os anos. As cidades vizinhas aderiram e acabou se tornando um dia de mobilização em combate ao sedentarismo em todo o mundo. 

Vamos todos adotar esta ideia? Reserve 15 minutos do seu dia para mexer-se. Saúde é vida!...

Dia do Desafio (27/05) em Cariré realiza atividades físicas, com mais de 7.400 pessoas sendo mobilizadas

Nesta quarta-feira (27) foi realizado o Dia do Desafio 2015, que ocorre anualmente em diversos países e estimula a prática de atividades físicas em uma disputa saudável entre cidades. Cariré-CE, este ano competiu com a cidade de El Trânsito/San Miguel,  de El Salvador, nesta edição. Vence quem reunir o maior número de participantes. O objetivo é sair da rotina e praticar ao menos 15 minutos de algum exercício.

Para isso, as cidades contam com diversas atividades ao longo desta quarta-feira, até as 20h. Na cidade de Cariré-CE, o Dia do Desafio começou  pela manhã do dia 27 de maio, com várias atividades físicas sendo realizadas em em alguns órgãos públicos do Município e nas escolas da rede municipal e estadual de ensino.

O Dia do Desafio contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Educação. As atividades físicas realizadas durante o Dia do Desafio, segundo dados estatísticos dos organizadores, ficaram encerradas com mais de 7.400 pessoas mobilizadas na cidade de Cariré.