Cariré sedia Curso Regional de Formação de Agentes da Cidadania de 05 a 30 de julho/2010




Está acontecendo no auditório da Fáblica de Cultura de Cariré, o Curso de Capacitação de Agente de Cidadania (Pró-Cidadania), que teve início no dia 05 de julho e vai se estender até o dia 30 de julho, com a participação de 21 agentes de Cariré, 10 de Pires Ferreira, 7 de Senador Sá e 14 de Varjota. Eles estão sendo capacitados por profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado, para atuarem junto às suas respectivas comunidades. Referido curso está sendo coordenado pelo sub-tenente PM Cláudio Antônio de Sousa. O prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, tem prestado total apoio logístico à realização do Curso de Capacitação de Agente de Cidadania, que ora se realiza em sua cidade.

Conheça o Pró-Cidadania
Iniciado em 2009, tem como objetivo proteger a cidadania nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão. A principal figura do projeto, é o AGENTE DE CIDADANIA. Cabe ao Agente, cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público, bem como uma ação integrada com os órgãos de segurança, por meio de informações sobre locais, pessoas ou situações que possam por em risco os bens públicos e os próprios cidadãos, além de exercerem quaisquer outras atividades de proteção à cidadania, desde que essas ações não sejam atribuições específicas e constitucionais da Polícia Civil, Polícia Militar ou das guardas municipais.

Antes de assumirem as funções, os Agentes de Cidadania passam por um curso de capacitação, dimensionado com uma carga horária de 160 horas/aula, constando de disciplinas como, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Defesa Pessoal, Ética e Cidadania, Abordagem Sócio-Psicológica do Crime e Telecomunicações e Manuseio de Armas Não Letais.

O Estado fica responsável pela infraestrutura, como viaturas, fardamento, armas não-letais e capacitação, além do salário de metade do guardas municipais. A outra metade fica sob a responsabilidade da Prefeitura.