Cidade de Cariré está sediando a Oficina Regional Zona Norte de Capacitação do SUAS e CEMARIS, nos dias 23 e 24 de outubro de 2012




Tendo como local o Auditório da Fábrica de Cultura, a cidade de Cariré está sediando a Oficina Regional Zona Norte de Capacitação do Censo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Censo Para Mapa de Riscos Sociais (CEMARIS), com o objetivo de capacitar um total de 21 municípios acerca da alimentação dos Instrumentais do Censo SUAS 2012 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); do Sistema de Informação do CRAS e CREAS; bem como realizar análise da situação dos riscos sociais dos municípios com base no CEMARIS; definir as providências necessárias ao enfrentamento desses riscos e debater as inconsistências do CEMARIS com vista ao seu aperfeiçoamento. 


O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará.

Durante a o primeiro dia da programação, ontem, 23 de outubro de 2012, a partir das 8h30min, houve apresentação e discussão sobre a Resolução Nº 04 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT); Registro de Informações do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, com Exposição Interativa e o Registro de Informações do Centro de Referência da Assistência Social-CREAS, com Exposição Interativa. 
Às 10h30min aconteceu Trabalho em Grupo por Municípío, para discussão e verificação das dúvidas sobre os questionamentos do CENSO SUAS 2012: CRAS, CREAS, Gestão Municipal e Conselho Municipal. 
Às 13:00h, apresentação em plenária dos Trabalhos de Grupos sobre as dúvidas pontuadas por cada município e orientação acerca das dificuldades lencadas pelos municípios. 
Às 15:00h houve apresentação e discussão do Questionário do Censo das Unidades de Acolhimento do CENTRO-POP, com Exposição Interativa. 


Para o dia de hoje, 24 de outubro de 2012, durante a programação da Oficina Regional Zona Norte de Capacitação do SUAS e CEMARIS, a partir das 8h30min, haverá apresentação e debate sobre o Censo/2012 e Mapa de Risco para Município 2012-CEMARIS/2011, com Exposição Interativa; evolução dos riscos sociais com base no CEMARIS 2010 e 2011; Indicadores de Monitoramento e Avaliação da PSE a partir do CEMARIS: Trabalho de Grupo - Análise da situação de cada município e definição de propostas de enfrentamento dos Riscos Sociais e Pessoais. 
Às 13:00h, apresentação, debate e encaminhamentos em plenária dos Trabalhos de Grupos. 
Às 15h30min, Orientações Técnicas e discussão sobre as Atribuições e Competências das Equipes Volantes, com Exposição Interativa.
 Às 17:00h, Avaliação e encerramento.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.