Nota técnica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará alerta profissionais para diagnóstico do sarampo


Com a confirmação de surto de sarampo em Pernambuco, vizinho ao Ceará, de casos notificados na Paraíba, que também faz limite com o Ceará, e de casos importados de outros países, e ainda o surgimento de um caso suspeito de sarampo em Fortaleza na última semana, a Secretaria da Saúde do Estado elaborou uma nota técnica para alertar os profissionais sobre a detecção, diagnóstico e medidas de prevenção da doença. Com 27 anos de idade, o paciente é um médico que está se recuperando, inclusive já está sem febre há dois dias.

A nota técnica chama a atenção dos profissionais que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios e também dos portos e aeroportos. Uma das medidas está na intensificação da vigilância epidemiológica. Os profissionais devem fazer a notificação de caso suspeito, imediatamente, às secretarias de saúde de cada município. 

O que é sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, extremamente contagiosa, transmitida por vírus. O vírus do sarampo é do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. O único reservatório é o homem. A transmissão é de pessoa para pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O período da incubação é geralmente de 10 dias, variando de 7 a 18 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do surgimento das manchas vermelhas. Já o período de transmissão é de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema e até 4 dias depois.

Sintomas e sinais

Febre acima de 38,5C
Manchinhas generalizadas no corpo.
Tosse e/ou coriza e/ ou conjuntivite.

Associação de Agentes de Saúde promoveu a primeira reunião de 2014, com a palestra da secretária da Saúde de Cariré, que falou sobre planos e metas de sua pasta


Ontem (13) foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré, a primeira reunião de 2014 com os agentes comunitários de saúde e a acolhida do ano que se inicia. Quem esteve presente ao encontro e realizou uma importante palestra foi a secretária da Saúde de Cariré, Dra. Rita Luísa Braga Honorato, que falou sobre diversos assuntos relativos a sua pasta.

Com relação aos trabalhos das equipes nos Territórios Estratégia Saúde da Família, a Dra. Rita Luísa confirmou para os demais presentes “a cobertura de 100% (cem por cento) das equipes nas categorias médica e de enfermagem. Porém, na categoria de odontologia, ainda estamos com déficit de profissionais".


Dra. Rita Luísa (na foto acima) enumerou então a relação dos profissionais de nível superior que estão atuando em equipes do Programa Saúde da Família (PSF): Sede I -Dra. Carolina (médica); Dra. Diana (enfermeira). Sede II - Dr. Guilherme (médico); Dra. Áurea (enfermeira). Tapuio - Dr. Felipe Guedes (médico); Dra. Ana Elza (enfermeira). Cacimbas - Dra.Yohima (médica cubana); Dra.Conceição Cavalcante (enfermeira). Jucá - Dra.Ana Maria (médica cubana); Dra. Samara (enfermeira). Juré / Anil - Dr. Aristides (médico); Dra.Arminda (enfermeira). Alto Feliz / Arariús - Dra. Ana Rosa (medica cubana);Dra.Jesinele (enfermeira). Almas / Boa Esperança - Dr. Flávio Queiroz (médico); Dra. Lucivânia (enfermeira). Alto dos Honório - Dr. Everton (médico); Dra. Tatiane Liberato (enfermeira). 

Na presente reunião, a Dra. Luisa Braga Honorato disse que "o resultado do concurso publico municipal, está disponível no site do Instituto Cidades e, brevemente, deverá ser divulgado na imprensa local. Posteriormente serão providenciados os trâmites legais para a efetivação dos cargos dos futuros contratados aprovados no referido certame”.

“Convém lembrar que atualmente temos lotados nas repartições da saúde os contratados, os quais deverão permanecer até a oficialização das novas contratações, e as transferências de cargos e/ou funções, se necessário, porém não haverá desfalques nos serviços e nem na assistência local. O processo transitório se dará dentro de um prazo estabelecido e contará com o apoio administrativo do governo municipal, de forma que a população de Cariré, que precisa dos nossos cuidados, não sofra prejuízos e nem deficiências nos atendimentos”, assegurou a Dra. Rita Luisa Honorato.

Dando continuidade ao seu pronunciamento, a secretária da saúde de Cariré parabenizou "a categoria de agentes comunitários de saúde sobre a grande conquista na aquisição de 35 motos e solicitou aos presentes a entrega de alguns documentos que devem constar junto à administração municipal, os quais serão encaminhados ao cadastro interno". Frisou ainda a Dra. Rita Luísa que “todos devem xerocar e anexar as cópias de RG, CPF, comprovante de endereço, a carteira de habilitação para motociclista, a serem entregues com a maior brevidade possível”.

Subir de novo?! Em 2014, as distribuidoras cogitam aumento em combustível


Rio - O último reajuste da gasolina nas refinarias da Petrobras chegou ao consumidor em dezembro (4,04%) com quase o dobro do impacto esperado, reduzindo espaço para a companhia pleitear novos reajustes em 2014. Representantes de distribuidoras e revendedores (postos de combustíveis) disseram que, devido a margens de lucro apertadas, possíveis novas altas de preço de combustíveis em 2014 tendem a ser repassadas ao consumidor.

Internamente, na direção da Petrobras, há um convicção de que não é possível passar 2014 sem reajustes, mesmo sendo ano eleitoral. A discussão sobre a defasagem de preços de combustíveis em relação ao mercado internacional e a nova metodologia de preços deve voltar a fazer parte da pauta da reunião de Conselho de Administração, no próximo dia 31.

Margem de lucro

O último reajuste de 4% para a gasolina nas refinarias da Petrobras, anunciado no fim de novembro, chegou ao consumidor em dezembro (4,04%) acima do impacto esperado por analistas (2% a 2,6%) no índice de referência IPCA. Segundo o IBGE, o vilão em dezembro foi o etanol anidro - misturado à gasolina na proporção de 25% - devido à entressafra da cana-de-açúcar.

Programa Senac de Gratuidade (PSG) está com as inscrições abertas para o Curso de Costureiro(a). Faça a sua inscrição na Secretaria de Ação Social de Cariré/CE