Alunos do Projovem Urbano de Cariré participam de aula de campo no Sítio Retiro, sobre cultivo de espécies de bananas e a conservação do meio ambiente

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES


















Com apoio total da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré e em sintonia com o Programa Projovem Urbano, alunos assistidos pelo Programa e que estudam nas escolas municipais Cefisa Aguiar e Francisco Hermínio Ponte, participaram de aula de campo, no Sítio Retiro, Município de Cariré, de propriedade do agropecuarista Jairo Siqueira Lopes. Incluindo alunos, professores, coordenadores e colaboradores, os promoventes do evento calculam que 80 pessoas estiveram participando do mesmo, quando todos se encantaram com a beleza do local, o clima agradável, o aroma do campo e o contato com a Mãe Natureza. Conheceram "in loco" o sistema de irrigação por aspersão, numa área de 15 hectares, onde existe cultivo de bananas pacovan e prata, produtos esses que são vendidos para o Estado do Maranhão, mas, com perspectivas otimistas de vendas na feira livre de Cariré. Jairo Siqueira Lopes afirmou que os custos iniciais para plantio das bananas pacovan e/ou prata, o terreno sendo próprio ou estando limpo, chega ao custo inicial de R$ 10.000,00. E quem for plantar bananas no Município de Cariré, Jairo Lopes assegura a compra do produto "in natura" (na fonte) ao preço de R$ 110,00 o milheiro.

Durante a aula de campo, o agropecuarista Jairo Lopes falou aos presentes sobre a adubação, cultivo, colheita e pós-colheita da banana e o compromisso que todos devemos ter para com a conservação do meio ambiente. A irrigação da área de terreno de 15 hectares do Sítio Retiro é realizada com a água corrente que é captada diretamente do Rio Acaraú, a qual possui um pH ideal de 5,5 a 6,5%, fato esse já comprovado por meio de análise laboratorial.

Após a aula sobre o cultivo das espécieis de bananas e da preservação do meio ambiente, houve um salutar banho nas águas do Rio Acaraú e, em seguida, foi servida uma suculenta feijoada a todos os presentes. No encerramento da aula de campo, os participantes receberam certificados. Estiveram prestigiando o acontecimento no Sítio Retiro, o secretário de Transporte, Eduardo Miranda, representando o prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, Carmiranda Miranda, que representou a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré, Virgina Souza Aguiar, o vereador Ozir Moreira Alves, o assistente social da STDS, Virgílio Félix e o web designer Marcelo Freitas, programador do novo e moderno Site da Prefeitura Municipal de Cariré (http://www.carire.ce.gov.br).