Secretaria da Educação de Cariré promoveu a primeira Formação de Língua Portuguesa do 5º Ano e de Matemática do 4º Ano (PAIC+5)

FOTOS: Divulgação/Secretaria da Educação de Cariré &  Cariré em Revista
 


Aconteceu no dia 1º de fevereiro de 2013, a primeira Formação de Língua Portuguesa com os professores do 5º Ano do Ensino Fundamental, no Auditório da Fábrica de Cultura, e a primeira Formação de Matemática com os professores do 4º Ano e coordenadores pedagógicos, no Auditório Antônio Rufino Martins, da APAE de Cariré. Essas formações fazem parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa, agora na versão de PAIC+5, que tem como objetivo trabalhar com novas metodologias pedagógicas e visando a melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, os quais são assistidos pela rede municipal de ensino. 
FOTO: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista 
   
FOTOS: Divulgação/Secretaria da Educação de Cariré (CE)

 FOTOS: Divulgação/Secretaria da Educação de Cariré (CE)
 

A Formação de Língua Portuguesa teve como formadora o professora Tébia Larisse Ferreira, enquanto que a Formação de Matemática teve como formadores os professores Vicente William e Name Chaves.

FOTOS: Divulgação/Secretaria da Educação de Cariré (CE)

A nova secretária da Educação de Cariré, primeira dama Virgina Souza Aguiar, acompanhada da gerente do PAIC+5, Eloísa Ferreira Aguiar, esteve presente à abertura das duas formações, representando o prefeito Antônio Martins, com mensagens de boas vindas aos professores e coordenadores pedagógicos e com votos de muito sucesso em suas atividades letivas durante o ano de 2013.

ENTENDA O QUE É O PAIC+5

Com a meta alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade, o Governo do Estado do Ceará desenvolve uma importante ação na busca da melhoria do ensino e da aprendizagem. Na prática, o programa oferece materiais pedagógicos aos alunos das séries atendidas na rede municipal e formação aos profissionais em alfabetização.

O trabalho é desenvolvido em parceria com os municípios que passaram a contar com assessoria técnica gratuita a partir do pacto pela melhoria da educação nos anos iniciais de escolaridade. As ações do Programa são distribuídas em cinco eixos definidos como prioritários: Avaliação Externa; Gestão da Educação Municipal; Gestão Pedagógica; Educação Infantil e Formação do Leitor. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) assumiu o gerenciamento do Alfabetização na Idade Certa, mas conta com as parcerias da Secult, Aprece, Undime-CE, APDMCE, Fórum de Educação Infantil e Unicef.

Escola E.I.F. Filinto Aguiar, do distrito de Arariús-Cariré, realizou o "Projeto Indisciplina na Escola"


A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Filinto Aguiar, localizada no distrito de Arariús-Cariré, pertencente à rede municipal de ensino, tendo como base educacional referências em uma formação sólida de seus discentes, em sua volta às aulas do ano letivo de 2013 (último dia 28/01/2013), recebeu seus alunos do turno vespertino com o Projeto Indisciplina na Escola, o qual busca de uma forma ampla, promover uma mudança de olhares e atitudes em relação à indisciplina dentro e fora da escola, sendo a mesma um fator preocupante e comprometedor na estrutura da atual sociedade em que vivemos. 

FOTOS:Divulgação/Escola Filinto Aguiar
 

 
 
Assim, professores, núcleo gestor e funcionários, na perspectiva de amenizar o problema em questão, desenvolveram durante toda a primeira semana do período letivo vigente, trabalhos voltados para uma conscientização dos educandos quanto à relevância dos seus atos no desenvolvimento de sua personalidade estudantil, bem como em sua formação cidadã e, dentro deste contexto, elevar a qualidade de ensino para uma fonte de saberes não só “conteudistas”, mas, saberes éticos e morais.

Vejamos a programação da semana de trabalhos:


Segunda feira (28/01/2013):
Acolhida/Freqüência. Apresentação de vídeo: "Mensagem o Mestre da Vida". Abertura e Boas Vindas: diretora e coordenador apresentando o projeto e pedindo o apoio de todos na construção da disciplina na sala de aula. Apresentação dos professores e abordagem do "Projeto Indisciplina na Escola e Sala de Aula". Construção do Código de Ética da Escola Filinto Aguiar junto aos alunos, de acordo com o Regimento Escolar. 

 FOTO:Divulgação/Escola Filinto Aguiar
 

Palestra com o professor José Maria Rocha, versando sobre o tema: "Ética; relação aluno, professor, funcionário e núcleo gestor". Avaliação da tarde. Encerramento.

Terça feira (29/01/2013)
Acolhida/ Freqüência. Momento de silêncio em homenagem às pessoas que morreram no incêndio da boate "Kiss" em Santa Maria, Rio Grande Sul. Apresentação de vídeo: “Trabalho em Equipe”; Dinâmica: Atividade Física. Apresentação de slide sobre o Regimento Escolar: "Direitos, deveres e o que são consideradas faltas graves; E as penalidades de acordo com o regimento". 

 FOTO:Divulgação/Escola Filinto Aguiar
 

Confecção de cartazes, abordando o Código de Ética. Trabalho em grupo: “Analisando o comportamento”:1.Em que aspecto eu posso melhorar dentro da escola?; 2.O que não pode acontecer?; 3.Qual a função da escola?; 4.De que maneira eu posso contribuir para o bom andamento da minha escola?; 5.Eu me comprometo a...
 Apresentação das equipes. Avaliação da tarde. Encerramento: Motivado e Desmotivado.

FOTO:Divulgação/Escola Filinto Aguiar

 Quarta feira (30/01/2013):
Acolhida / Frequência. Apresentação de vídeo:“Viagem de Trem”. Discussão sobre a mensagem. Apresentação do filme: “Escritores da Liberdade”. Trabalho em equipe sobre o filme. Estudos sobre o filme, com um questionário. Apresentação das equipes e discussões sobre o filme. Avaliação da tarde. Encerramento.

Quinta feira (31/01/2013):
Acolhida/ Frequência. Apresentação de vídeo: “A Inspiração Viva”,  com texto de Nick Vujicic.  Dinâmica: Leitura de frases e interpretação pelos alunos. 

  FOTO:Divulgação/Escola Filinto Aguiar

Palestra com a psicóloga Carolina Silveira Leitão. Momento onde cada professor assume sua sala para preparação da culminância da semana. Avaliação da tarde. Encerramento.

Sexta feira (01/02/2013):
Culminância do Projeto e encerramento das atividades da semana, com apresentação cultural por parte dos alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Filinto Aguiar.


 FOTO:Divulgação/Escola Filinto Aguiar
 

 Apresentação dos trabalhos realizados durante a semana, com a presença dos pais de alunos. Encerramento com um delicioso lanche. 


AUTOR DA MATÉRIA:
Gilvan Brito - coordenador pedagógico da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Filinto Aguiar, de Arariús-Cariré (CE)



FOTO:Divulgação/Escola Filinto Aguiar