Retomadas as obras de construção da escola de tempo integral com 12 salas de aula na sede municipal de Cariré-CE

Retomadas as obras de construção da nova escola de tempo integral de 12 salas de aula,  na sede municipal, a qual foi iniciada ainda na administração do então prefeito Antônio Martins, e depois de algum tempo sofreram uma longa paralisação, por causa das dificuldades financeiras da empresa licitada e constantes  burocracias  para aprovação de uma nova licitação. 

Finalmente, agora na administração do prefeito Elmo Aguiar, as obras foram reiniciadas em ritmo acelerado, com escavação de valas para construção da grande murada e a limpeza total no interior e na parte interna da nova escola de ensino fundamental. Nossa reportagem esteve registrando todos os momentos do reinício dos serviços, acompanhado pelo polivalente  secretário Adauto Araújo, ao qual agradecemos imensamente.

REPRODUÇÃO: Edilson Fotografias - Cariré/CE

Falando à nossa reportagem, declarou o prefeito Elmo Aguiar (na foto), que "a escola de tempo integral é uma obra que foi iniciada na administração do nosso grande líder Antônio Martins, e a empresa entrou em dificuldades financeiras, não teve condições de continuar a obra, e logo em seguida encerrando o contrato. Então, a gente teve que fazer uma nova licitação. Essa licitação demorou muito tempo, em virtude de burocracias mesmo de licitação. Finalmente,  a nova empresa que ganhou, já começou, já reiniciou as obras".

"A gente está alimentando o Sistema do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e se Deus quiser não quer que sofra solução de continuidade, nenhuma quebra nisso aí...Até o final da nossa gestão, se Deus quiser, a gente entregar, para no ano de 2021, e que o próximo prefeito já possa dar início a essa escola de regime de tempo integral na sede do Município, já que temos a escola de regime de tempo integral, a primeira no interior do município de Cariré, que é no povoado de Almas. Então, a gente fica satisfeito de estar cada vez mais  'dando um abraço' na educação de nosso Município", ressaltou o prefeito Elmo Aguiar.

Segundo ainda declarações do prefeito Elmo Aguiar "o Projeto Espaço Educativo Urbano 12 Salas de Aula tem capacidade de atendimento de até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino) e 390 alunos em período integral. A proposta da Secretaria de Educação de Cariré era colocar para funcionar naquele espaço a  Escola Cefisa Aguiar, haja visto que o prédio onde a mesma se encontra é o do estado e precisando sempre de reforma. Mas,  como a Escola  Cefisa Aguiar tem um número acima de 400 alunos, a estrutura da escola nova não comportaria para tempo integral e sim parcial. Portanto, o publico alvo permaneceria do 6º ao 9º anos", concluiu.

📸 PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI

Prefeitura Municipal de Cariré constrói nova passagem molhada emergencial no leito do Rio Acaraú, na localidade do Retiro

Atendendo a um pedido da vereadora Meliane Frota Ferreira, a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré construiu no leito do Rio Acaraú, uma passagem molhada com piçarramento e manilhas, na localidade do Retiro. Há anos que essa passagem era improvisada com madeira de pau a pique, sem oferecer segurança na trafegabilidade de veículos  mais pesados. 

📷 Fazendo uso da tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Meliane Frota Ferreira  (na foto) agradeceu publicamente  ao prefeito Elmo Aguiar, por atendido sua solicitação.

Câmara Municipal de Cariré apreciará LOA 2020, aprova uma moção de pesar e a concessão de um titulo de cidadania


(CLICAR NO "PLAY" PARA ASSISTIR VÍDEO)

Por ocasião da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré, realizada na última sexta-feira (01/11), às 10h30, o presidida pelo vereador Robson Pessoa, o mesmo fez a leitura do Projeto de Lei enviado pelo Chefe do Poder Executivo, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA),  que estima Receitas e Despesas do Município, referente ao exercício financeiro de 2020. Projeto continuará na Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores e depois será enviado para as Comissões Legislativas.

Aprovada a moção de pesar pelo falecimento de Raimundo Nazaré Chaves Freire, mais conhecido por "Nazaré do Nestor", grande desportista e ex-jogador de futebol de Cariré, o qual faleceu no dia 23 de outubro.

Projeto de Lei Nº 009/2019, que concede o título de cidadão carieense ao Sr. Luís Lucivan de Alcântara Pedro, mais conhecido por "Lulu", de autoria do vereador Francisco Nery Neto.

Escola Mons. Antônio Cândido de Melo, de Alto Feliz, promoveu a aula de campo para explorar as riquezas biológicas da região


Sábado letivo concluído com excelência! Aula de campo, explorando as riquezas históricas e biológicas da nossa terrinha. Fomos visitar a tão falada pedra do sino que fica próxima à comunidade de Alto Feliz, em Tanques-Cariré. Lá, vimos algumas pinturas rupestres em rochas e que foram muito bem explanadas pelo professor Alam, bem como, a formação de uma barragem que deu a origem ao nome da localidade, construída de rochas magmáticas e por mão de obra escrava. Podemos observar uma grande variedade da nossa flora adaptada ao nosso clima semiárido, que passa por longos períodos de estiagem, e assim, adquirindo aparência de árvores sem folhas, ficando assim conhecida mundialmente como floresta branca (mata branca). 

Nosso bioma, a caatinga (bioma exclusivamente brasileiro), apesar de não parecer, é uma terra muito fértil e com apenas algumas chuvas tem a capacidade de se transformar completamente de um ambiente aparentemente inóspito para uma rica paisagem verde. Não vimos nenhum animal natural, pois se escondem e/ou se camuflaram, rotina normal, considerando que uma boa parte apresentam hábitos noturnos. 


Maravilhada com a beleza do nosso sertão cearense e a sua alta capacidade adaptativa e de transformação! Aula show!.

(FOTOS / TEXTO enviados pelo Núcleo Gestor da Escola Mons. Antônio Cândido de Melo).