Elmo Aguiar fala sobre o encontro dos gestores municipais do Ceará para tratar de repasse financeiro do Governo Federal



O prefeito municipal de Cariré, Elmo Aguiar, falou sobre o encontro dos gestores municipais do Ceará, com o presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira, com a finalidade de debater sobre o repasse financeiro que o Governo Federal prometeu que liberaria aos municípios, em dezembro do ano passado.


Cariré: Diretores de escolas municipais participam de reunião informativa sobre a adesão ao 'Programa Mais Alfabetização'


No dia 31 de janeiro de 2018, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SME), reunião de orientação sobre a adesão ao Programa Mais Alfabetização, a qual foi conduzida por Francisco Douglas de Souza Farias, assessor técnico da SME, que orientou sobre o processo de adesão das escolas que participarão do programa. Referida reunião contou com a presença dos diretores das escolas que fizeram adesão.

➤Objetivos
Programa Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com o objetivo de garantir apoio adicional - prioritariamente - no turno regular, com a presença opcional do assistente de alfabetação ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de dez horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis, considerando os critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 4/2018, já mencionada.

➤Condicionalidades
O Mais Alfabetização prevê a transferência de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que serão liberados em favor das Unidades Executoras indicadas pelas secretarias municipais, estaduais e distrital de educação, dentre aquelas que possuam ao menos uma turma com no mínimo dez matrículas no 1º e/ ou 2º anos do ensino fundamental e tenham sido validadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

As escolas participantes do programa serão as seguintes:
Lucas Rodrigues Brito EEIEF - Distrito de Alto dos Honório
Inácia Rodrigues Moreira EEIEF - Distrito de Cacimbas
José Patrocínio Braga EEIEF - Distrito de Jucá
Coronel João Fernandes EEIEF - Localidade de Juré
Ernesto Alexandre Silva EEIEF - Localidade de Pedra Preta
Manoel Alves de Almeida EEIEF - Localidade de Rabo Branco
Dona Maria José Rodrigues Ponte EEIEF - Sede / Bairro Campo de Aviação
Francisco Hermínio Ponte EEF - Sede / Bairro do Fórum
Manoel Lopes da Cunha EEIEF - Localidade de Canafístula
Adauta Mocinha Barros Rocha EEIEF - Distrito de Tapuio
Maria Marlene Feitosa de Paiva - EEF - Localidade de Almas
 FONTE: Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cariré-CE

Prefeito Elmo Aguiar assina convênio para a construção da ponte sobre Rio Acaraú, que ligará distritos de Tapuio e Jucá


O Prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, assinou na última quinta-feira (01/02) o convênio para a construção da obra da ponte sobre o rio Acaraú, que vai ligar os distritos de Tapuio a Jucá. A construção será realizada com verba da emenda do Deputado Federal Aníbal Gomes, por intermédio do Senador Eunício Oliveira e através de muita luta do ex-prefeito Antônio Martins e do atual gestor municipal.

A obra da ponte tornará realidade um sonho antigo da população do município. O investimento será mais de 6 milhões de reais, e tem como objetivo melhorar a infraestrutura para o escoamento da atividade produtiva do município e garantir uma melhoria na locomoção entre os distritos, beneficiando diretamente cerca de 3500 pessoas.

“A busca por melhorias para desenvolvimento de Cariré é um trabalho continuo na nossa gestão. E em parceria com o Governo Federal nós teremos o nosso sonho realizado. Garantindo a população uma melhoria na qualidade de vida, além de tornar o transporte da produção do município ainda mais eficiente, desenvolvendo assim a economia local", destacou o prefeito Elmo Aguiar.